Condicionadores de Água – Parte 1

Antigamente no Brasil os aquaristas eram obrigados a esvaziar o aquário todo e lavá-lo. Isso mesmo, lavar o aquário inteiro e montar novamente, pense no trabalhão que isso não dava. Ainda bem que a indústria de aquarismo se evoluiu e desenvolveu novos filtros e equipamentos que nos auxiliam muito, e hoje não precisamos e nem devemos mais esvaziar o aquário para poder lavar, basta uma simples TPA.

Mas vamos voltar para antigamente, quando ainda precisava-se desmontar um aquário. Toda vez que se fazia isso, ao encher novamente o aquário, o aquarista usava um tal de anti cloro na água, isso para eliminar o cloro que a água tratada de nossas torneiras contêm. E esse anti cloro também evoluiu, e se tornou mais variado e eficiente, e hoje chamamos ele de condicionador de água, pois sua função foi ampliada para outras além de somente retirar o cloro da água.

Mas aqui muitas pessoas podem falar, “bom isso porque você esta usando água da torneira, que foi tratada pela estação de tratamento de sua cidade. E eu que uso água de poço, ou mineral, ou até mesmo de chuva, para repor no aquário.

Realmente essa é uma prática que acontece, mas eu quero desencorajar aqui a você que faz isso para não o fazer, pois não saber os parâmetros dessa água, e muitas se mostram impróprias para os peixes. Então só use essas águas quando você souber exatamente os parâmetros dela, e ter certeza que serão próprias para os seus peixes. Mas se você não conhece muito de química, é muito melhor usar a água da torneira mesmo, junto com um bom condicionador.

Mas qual condicionador usar? O que é melhor? Como devo escolher um para meu aquário? Bem, no próximo post iremos detalhar um pouco mais sobre esses condicionadores para que você possa escolher e usar o seu com segurança.

condicionador de água

Deixe aqui seu email para receber novidades.

6 comentários em “Condicionadores de Água – Parte 1”

  1. ola, tenho uma duvida em questão da agua turva e o cheio, eu tenho um aquario de 22 litros e nele contem 5 peixes, porem eu faco a limpeza e com 4 dias mais ou menos a agua volta a fica turva, tenho uma bombinha de oxigenio, mais mesmo assim estou sofrendo com esse probema.. queria muito uma dica do que eu posso usar para trata mais ainda a agua do meu aquario.. desde ja obrigada

    1. Ola Regiane, você precisa providenciar um filtro para esta aquário, pois não basta apenas ter bomba oxigênio na água e fundamental um filtro para 22 litros um hang on esta de bom tamanho, nele você vai colocar perlon ( retei partículas e restos comidas )e carvão ativado ( deixa água pura e cristalina sem cheiro).

  2. ola, tenho uma duvida em questão da agua turva e o cheio, eu tenho um aquario de 22 litros e nele contem 5 peixes, porem eu faco a limpeza e com 4 dias mais ou menos a agua volta a fica turva, tenho uma bombinha de oxigenio, mais mesmo assim estou sofrendo com esse problema.. queria muito uma dica do que eu posso usar para trata mais ainda a agua do meu aquario.. desde ja obrigada

    1. Bom, vc não falou se vc tem ou não um filtro, acredito q antes de tudo precisa-se de uma filtragem eficiente afinal a filtragem é o coração do aquario.

  3. Faltou falar o principal!!! porque usar anti-cloro? Ah… pra tirar o cloro né kkkk… sim pequeno gafanhoto, mas pra que tirar o cloro… essa é a questao.. o que o cloro faz de mal para o aquario? Faltou essa informação valiosa!

  4. Boa tarde.
    Eu uso anti cloro para a água dos meus bettas, gostaria de saber como eu mudo para condicionador sem ter nenhum impacto para o meus peixes.
    Agradeço desde já a atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.