Pogostemon helferi

A Pogostemon helferi, é uma das plantas com a mais bela das peculiaridades, ouso a falar que é a mais exuberante dentre as plantas usualmente utilizadas pelos aquaristas brasileiros. Com suas folhas encaracoladas, ela apresenta o contraste exatamente nessa característica física da planta, sendo muito bonito sendo plantada isoladamente ou em grupos que formarão belas moitas no final.

A Pogostemon helferi é uma planta de manutenção moderada, mas que precisa de um certo cuidado quanto a dureza da água, pois ela precisa sim de uma dureza mais elevada, então o aquarista precisa prestar atenção nesse parâmetro. Além disso são plantas que precisam de substrato fértil, Iluminação própria e adição de Co2. Se a planta apresentar folhas amareladas, ou até esbranquiçadas, é sinal de falta de iluminação ou ferro, portanto é muito importante também o uso de fertilização líquida de qualidade.

Segue a ficha técnica da Pogostemon helferi:

Família: Lamiaceae;

Origem: Em uma região entre a fronteira da Tailândia e Myanmar;

Hábito: Submersa Emergente;

Tamanho: 05 a 10 cm de altura;

Temperatura da Água: de 23 a 29 ºC;

Iluminação: Média a Forte;

pH: de 6,0 a 7,5;

Manutenção: Médio;

Crescimento: Lento a Médio;

Propagação: Se reproduz através do replantio das podas;

Plantio: São plantas para serem plantadas na parte posterior e meio do aquário, onde irão se comportar de maneira excelente como planta de transição, sempre próximas as troncos ou rochas, mas podem ser plantadas longe desses. São plantas que irão exigir um pouco mais de atenção quanto a dureza da água, então é importante manter a dureza alta, ou com rochas calcárias ou um saquinho de Halimeda dentro do filtro. São plantas para serem plantadas com um espaçamento de 2 a 3 centímetros entre as mudas.

pogostemon-helferi

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *