O Christmas Moss, que ganhou esse nome comum graças ao seu formato e por apresentar rizóides com uma coloração avermelhadas, o que fica muito semelhante a bolinhas em uma árvore de natal. Mas foi batizada no mundo científico como Vesicularia montagnei.
O Christmas Moss, assim como outros mugos apresentam peculiaridades, e uma delas é a forma de executar o plantio, que devemos fixar, amarrar ou colocar os musgos em troncos ou rochas e nunca enterrá-los no substrato. Outra coisa muito importante de se falar, é que os musgos, ao contrario de outras plantas, ao serem cortados não flutuam, e sim afundam, então é muito importante já ir aspirando os pequenos ramos que podamos para evitar deles se espalharem pelo substrato do aquário, pois caso isso aconteça, o musgo irá crescer naquele local onde ele parou.
Segue a ficha técnica do Christmas Moss:
Família: Hypnaceae;
Origem: São plantas originárias da América do Sul;
Hábito: Submersa Emergente;
Tamanho: 03 a 05 cm de altura;
Temperatura da Água: de 15 a 26 ºC;
Iluminação: Baixa a Moderada;
pH: de 5,0 a 9,0;
Manutenção: Média;
Crescimento: Lento;
Propagação: Se reproduz através de fragmentação vegetativa;
Plantio: São plantas que são melhores aproveitadas quando plantadas na porção intermediária e frontal do aquário, sempre fixadas, ou amarradas em troncos ou rochas, e nunca enterradas no substrato. Normalmente são ficadas com linha ou cola, e pequenas porções que garantirão o crescimento da planta naquele local.
gostei. más não conheço .
gostei. más não conheço .gostaria de plantar no meu aquário .ja tive o Java más não deu certo