A Heteranthera zosterifolia é uma planta muito versátil, que serve tanto para compor espaços vazios na parte de trás do aquário, bem como na parte do meio e até mesmo como plantas carpete. Tudo irá depender da iluminação, quanto mais intensa for essa iluminação, mais rasteira a planta ficara, se desenvolvendo apenas para os lados. Mas se a iluminação não for intensa, a planta vai se desenvolver na vertical visando buscar maior quantidade de luz.
A Heteranthera zosterifolia, é de fácil manutenção e tem um contraste muito interessante entre plantas de folhas vermelhas ou ao redor de troncos e rochas maiores. Caso ela comece a apresentar uma coloração preta na parte inferior das folhas, pode ser falta de CO2 ou excesso de compostos nitrogenados., o que pode ser resolvido com uma simples troca parcial de água ou então o aumento da injeção de CO2.
Uma planta altamente recomendada para aquarista iniciantes por ter uma manutenção fácil, apresentar um crescimento acelerado, que irá possibilitar podas frequentes, o que ajuda ao aquarista a aperfeiçoar essa pratica, além de servirem como um bom indicador da quantidade de CO2 e compostos nitrogenados na água do aquário e da intensidade da luz oferecida.
Segue a ficha técnica da Heteranthera zosterifolia:
Família: Pontederiaceae;
Origem: América do Sul;
Hábito: Submersa Emergente;
Tamanho: 08 a 50 cm de altura;
Temperatura da Água: de 15 a 30 ºC;
Iluminação: Moderada;
pH: de 5,5 a 8,0;
Manutenção: Fácil;
Crescimento: Médio;
Propagação: Se reproduz através do replantio das podas;
Plantio: São plantas que servem para serem plantadas em todas as partes do aquário, tudo irá depender da intensidade da iluminação, quanto mais intensa a iluminação,mais rasteira a planta vai ficar.
Valeu amigo,boa dica!!!