Tudo o que você precisa saber sobre o TetraNegro

Tetra Negro

Tetra Negro é um peixe muito pacifico, mas que pode acabar tornando-se agressivo com peixes menores, por conta disso é recomendado sempre deixar na presença de peixes mais ou menos do mesmo tamanho. Sã peixes que tem um comportamento de nadar em meia água, ideal para aquários plantados. Outra característica muito boa do Tetra Negro é a de formar cardumes,  e quanto maior esse cardume, mais calmo o peixe fica.

O Tetra Negro apresenta uma cor preta aveludada muito característica da espécie, mas em muitos casos, essa cor não fica tão exuberante assim nos aquários. Outra procaristérias se da no corpo da fêmea, que se apresenta mais gorda que o macho, que se apresenta com um corpo mais esguio.

Mesmo sendo fácil de ser mantido em aquários, o Tetra Negro requer alguns cuidados para poder ter sua vida útil aumentada e deixá-los ainda mais vistosos e vibrantes. Segue a ficha técnica do Tetra Negro:

Nome popular:
São conhecidos com o nome de Tetra Negro

Nome científico:
Foi batizado de Gymnocorymbus ternetzi

Origem:
São peixes encontrado no Brasil, mais especificamente no Mato Grosso e no Paraguai.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Tetra Negro, a água deve estar entre 21°C e 29°C, mas de preferência manter em 25°C.

Água:
O pH da água deve ficar entre 6.4 a 7.4

Alimentação:
Tetra Negro é um peixe de alimentação onívora com tendencia para alimentação de todos os tipos, incluindo alimentos vivos ou congelados, que sempre que possível deve ser dada, tal como larva de mosquito, o que é muito comum em seu habitat e artêmias.

Tudo o que você precisa saber sobre o TetraNegro

 

 

Deixe aqui seu email para receber novidades.

35 ideias sobre “Tetra Negro”

    1. Olá Davi,

      A maior parte dos Tetras e alguns outros peixes do mesmo tamanho e que suportam os parâmetros de Ph e temperatura que se enquadram dentro da faixa dos parâmetros do tetra negro.

      Abraços

  1. ola
    comprei recentemente 5 peixes sendo eles todos de tamanhos proximos, 2 platis 1 acará bandeira, um limpa vidro e um Tetra Negro, todos estão bem, mas o Tetra desde que chegou anda muito agitado, nadando de forma frenética principalmente com pessoas perto do aquario, e naum se alimenta direito. Estando a agua nos parametros normais, oque poderia ser…? comportamento normal da especie…?

    1. Olá Igor,

      O Tetra normalmente é um peixe mais agitado, que gosta de se mostrar. Assim como outros peixes. Mas o fato deles não comerem é um fato para se preocupar. Fique de olho para ver se o peixe vai manter esse comportamento, caso mantenha, tente trocar a ração. Isso deve resolver.

      Abraços

  2. Olá, primeiramente gostaria de agradecer pelos posts que faz, esta me ajudando muito, pois tenho meu aquário há um mês, com Tetras Mato Grosso e Tetras Negro. Gostaria de saber se em um aquário de 20 litros posso ter 10 Tetras Mato Grosso e 10 Tetras Negro ou no lugar dos Negros 10 Cardinal ?

    1. Olá Rodrigo,

      Eu acredito que ira ser muitos peixes. Eu aconselho no máximo 10 peixes para o seu aquário. Mas mesmo assim ainda acho muito. Eu mesmo tenho 7 no meu aquário de de 20 litros.

      Abraços

  3. Oluolgoogleenho 4 tetra negro no meu aquário ?
    meu aquário tem um enorme quantidade de peixe
    e uma aquario de 150 litros
    eu gostaria de saber oq vc acha da quantidade de peixes . Se esta muito cheio
    Sao .
    3 telescopio
    4 tetra negro
    2 pacu
    11 mato grosso
    2 carpas
    3 lebister
    1 Acara bandeira
    3 paulistinha
    2 plati
    5 sumatra
    1 beta femia
    6 kinguio

    1. Olá Vinicius,

      Eu acredito que são muitos peixes sim. Mesmo o seu aquário sendo de 150 litros, essa quantidade de peixes que você me indicou está um pouco alem da capacidade do aquário, ainda mais por voc~e ter peixes de grande porte, como carpas e pacu. Mas se não esta havendo brigas, e a filtragem esta dando conta, pode manter assim mesmo.

      abraços

    1. Olá Renaldo,

      Esse é um peixe de poucas diferenças entre o macho e fêmea, mas com calma e atenção podemos definir os sexos. A fêmea é um pouco maior e com o ventre mais roliço, já o macho é menor e com o ventre mais esguio.

      Abraços

  4. Olá, eu tenho um aquário de 20l com : 1 tricogaster, 3 platis e 3 mato grosso.
    Eles se dão super bem, são ativos e se alimentam direito. Mas um amigo me disse que eles não são compatíveis. É verdade?

  5. Boa noite, preciso de uma ajuda! Tenho um aquário de 24 litros , com 3 platis e 2 tetras negros, ph de 7,2 e temperatura a 24 graus, porém, hoje a tetra negra que acredito ser fêmea, pois sr maior do que o outro tetra, estava totalmente deitada no substrato areia de rio fino, achei que a tinha perdido ,mas ao busca-la com a redinha ela se ergueu e saiu em dispar

  6. Bos noite a todos!
    Preciso de uma ajuda! Tenho um aquário de 24 litros com 3 platis e 2 tetras negros, 1 planta cabomba e 1 planta valisnéria , substrato areia de rio fino, hoje a noite a tetra que acredito ser fêmea por ser mais gorda e maior que o outro estava totalmente deitada no substrato, meu filho e eu ficamos triste no momento pois achávamos que a havíamos perdido, porém, ao busca-la com a redinha e ao toca-la, ela se ergueu rapidamente e fugiu com muita velocidade da redinha, estou a observando por 2 horas e está aparentemente nadando perfeitamente, coloquei um pouquinho de ração em flocos no tamanho de uma moeda de 1 centavo e todos os peixinhos avançaram na comida inclusive a tetra que achei que havia perdido, alguém já passou por esse comportamento em algum tetra negro? Henrique, por favor, já ocorreu algo parecido, segue setup completo do meu aqua.
    24 litros;
    ph: 7,2
    temperatura: em torno dos 24 Cº
    amonia:0,0
    nitrito:0,0
    plantas: cabomba e valisneria
    Toca feito em resina
    Substrato: areia de rio fino

    Agradeço pela ajuda e parabéns pelo artigo, estou aprendendo muito com as dicas e posso dizer que com um platizinho que meu filho ganhou em uma quermesse de festa junina na sua escola, fiquei apaixonado pelo aquarismo e quero se possível continuar pelo resto da minha vida passando o que souber para o meu filho que está muito empolgado também sobre o assunto. Obrigado. Eder Santos Silva

  7. Oi. Montei um aquário de 11litros e peguei três tetras negros. Deixei a agua ciclar. Usei prime e stability como o rapaz da loja indicou. Uma peixinha ja chegou nadando torto. Acho que ja veio doente. Os demais parecem bem. Demoram a comer a comida que coloco, mesmo sendo pouca, é alcon colours, ontem a peixinha saudável deu um mortal pra fora enquanto eu esperava eles comerem. Foi uma farra com as crianças, colocamos ela de volta e parece bem. Meu aquário é pequeno e está cheio até em cima. Será que devo retirar um pouco da água? Eu devo separar a femea doente?

    1. Olá Carla,

      Seus peixes estão brigando? Não sei dizer o que pode ser com o olho do peixe. Mas vou procurar e encontro, e quando encontrar eu posto aqui.

      Abraços

  8. Olá bia tarde, queria saber se esse ph está correto, porque à alguns dias comprei um casal de barbro sumatra e 4 tetras negros, porém o dono da loja disse que o ph das duas espécies é de 6.8 à 7.0. Queria a ajuda de vocês, pois estou meio confuso quando a isto.

    1. Olá Moisés,

      O pH estando dentro da faixa suportável pelos peixe você pode manter eles. Não está errado o dono da loja falar para tentar manter nesse pH. Eu também aconselho você a fazer isso.

      Abraços

  9. Boa tarde, eu tenho 10 tetras negros em um aquário de 26l há mais de um ano e sempre achei que alguns estavam gordinhos porque comiam de mais, mas ultimamente começaram a ficar estranho como se estivesse asfixiando e morrer, eu passei o dedo na barriga de um e saiu um monte de ovos. Já morreram 3 e tem mais 2 assim.
    Eu acho que a “fêmea” morre por não ter onde desovar (ou por medo dos outros comerem), mas na internet não tem quase nada sobre a reprodução deles.
    Algo que eu possa fazer? porque eu estou assistindo eles morrerem sem ter o que fazer.

  10. Tenho um aquário sextavado de 10 litros, com bomba interna, e possuo 6 tetras negros. Á noite, quando acendo a luz do aquário, eles ficam serelepes e vão para a tona buscar comida (flocos) que eu dou pra eles. Durante o dia eles ficam quietos (paralisados até) no fundo do aquário, junto dos cascalhos. O que poderia ser? Por que eles agem assim, já que antes não faziam isso. Obrigado.

  11. Tenho em meu aquário 2 tetras negros, 2 barbos ouro, 2 espadas dourados. Comprei 10 neons cardinal e de um dia pra outro sumiram todos. Não ficou nem um sinal deles. Será que foram devorados pelos tetras?

  12. Ola me chamo julian tenho um aquario ha quaz 2 anos,70 litros a principio nao tinha nenhum conhecimento e fui colocando peixes sem ter mta experiencia, contendo assim 5 mato grosso 1 kinguio q era bem pequeno mais hj ja ta grandinho,2 cascudos 1 coridora e 2 tetras negros ultimante depois d grandinhos os tetras estao apresentando um comportamento estranho cm se um tivesse acuado e o outro o perturbando isto e normal ?oq devo fazer?

  13. Bom dia, tenho um aquário de 32L da marca boyu curvo, tenho 2 tetras negros, 2 gupps, 2 espada sangue e cupa pedras.
    Gostaria de saber quantos mais e quais eu deveria pôr.

    Obrigado.

  14. Mau aquário tem 2 kinguios e 2 tetras. Um dos tetras fez amizade com um dos kinguios e eles nadam juntos o tempo todo, o tetra brinca vem rápido e da uma tombada no kinguio q nem liga, o outro tetra chegou depois no aquário e fica tímido não se enturmou nem com os kinguios e nem com o tetra q não deixa ele pegar comida em cima, não deixa ele explorar o aquário, da umas trombadas nele meio violenta diferente da q faz no kiguio, eu coloquei ele lá pra fazer cardume mas o outro já fortaleceu com o kiguio…. muito legal essa espécie e os meus encara um ph 7,5 sem problemas, se adaptaram fácil.

  15. Completando, e os tetras não bicam as nadadeiras dos kinguios, mas eu coloquei 2 mato-grosso no aquário e em 2 dias eles detonaram as nadadeiras dos kinguios e ate a dorsal de um tetra eles bicaram, tirei do aquário os mato-grosso, não recomendo com kinguios.

  16. ola queria saber um coisa eu quero ter um aquario de 50 litros eu gostaria de ter esses seguintes peixes

    5 coridoras
    5 Mato Grosso
    5 paulistinha red
    1 ampularia
    5 tetras negros

    ta certo a quantidade de peixe que quero por no meu aquario.

  17. Eu gostar de saber se Tetra Preto vive sem bombinha de oxigênio
    Bom eu já tive um Mato grosso nn sei se isso e importante mas ele viveu muito ate só errei pq eu trocava toda a água

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *