Tudo o que você precisa saber sobre o Plati

Platy ou Plati

O plati é outro peixe muito bom para quem está iniciando com um aquário. São peixes dóceis,  alegres e nem um pouco tímidos. São ótimos para o convívio com outros peixes de características  dóceis como a dele e dão um colorido todo especial ao aquário.
O Plati tem um corpo mais alto e mais achato nas laterais do que os seus parentes próximos  (Poeciclídios).


Os Platis podem ser encontrados nas cores verde oliva, branca e preta, mas os mais encontrados  são os vermelhos.
São peixes de reprodução muito fácil e basta colocar um casal junto (fácil identificação de macho e  fêmea), no aquário e os peixes fazem o restante do trabalho.
Embora os Platis sejam muito fáceis de serem criados em um aquário, e importante  tomar  alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e  coloridos, segue a ficha técnica do Plati:

Nome popular:
São conhecidos com o nome de Plati ou Platy.

Nome científico:
Foi batizado de Xiphophorus maculatus

Origem:
São peixes nativos da América Central

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o plati, a água deve estar entre 25°C e 30°C,  mas de preferência manter em 27°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 7.0 a 7.2, com um dH de 6 a 10.

Alimentação:
Os Platis tem uma alimentação Onívora, comem várias coisas, vou listar algumas delas:   Ração  em flocos, artêmia salina, Tubifex, dáfnias, vegetais (espinafre cozido e alface cru), entre  outros.

Tudo o que você precisa saber sobre o Plati

Deixe aqui seu email para receber novidades.

264 ideias sobre “Platy ou Plati”

    1. Olá Lara,

       

      Pode sim, mas você deve tomar dois cuidados:

      1° – Não colocar muitos peixes em um ambiente pequeno;

      2° – Fazer a troca parcial da água, serca de 1/3 do volume total do aquário, pelo menos uma vez por semana, já que seu aquário não dispoem de sistema de filtragem.

       

      Com isso ficará tudo bem com seu peixe.

       

      Abraços

    2. Não pode, todo aquário deve ter um filtro, se você quiser manter uma boa qualidade de vida do peixe, recomendo comprar um filtro hang on baratinho, caso o problema seja grana, ele já filtra e oxiniza, para economizar mais, bote plantas, aí você evita colocar carvão, pois as plantas ajudam na filtragem, basta 1 vezes no mês trocar o perlon ( uma manta sintética branca, parece enchimento de travesseiro, custa 2 reais a 3 uma folha )

    3. Eu preciso de uma ajuda meu aquário e de 72 litros e tenho um platy mas não tem bomba ele sobrevive ela esta gravida preciso trocar quantas vezes por Dia a água?

    4. Pode sim! Crio 2 platis num pote redondo de vidro sem bomba com 3 litros de agua pedrinhas de fundo, pedra esponjosa para esconderijo e plantas artificiais

      1. Ô Regina, seus peixes estão em sofrimento,não é porque vc ver eles sobrevivendo a essa total falta de condições e vc achando que ele esta feliz,afinal é uma vida que esta totalmente dependente de nós e por isso devemos dá um tratamento no mínimo digno,com filtro etc.

    5. Nenhum tipo de peixe deve ser criado sem um sistema de filtragem adequado. Apesar de platis, lebistes, molinésias, betas, dentre outros serem mais resitentes, isto não quer dizer que não sofram com o sistema desequilibrado.
      Lembrem-se que peixes são minúsculos seres vivos, por isto sente os impactos de um local não adequado a sua espécie.

    1. Olá Letícia,

       

      Exestem mutas variações de Platys, branco com preto por exemplo, mas eu nunca vi um todo branco. Deve ser bem raro, vou procurar saber se tem e caso eu ache, preparo um post especial.

       

      Abraços.

    1. Olá Fabiana,

       

      Não é bom dar esse tipo de ração para os Platys, mas em caso de emergencias, por poucos dias, é melhor dar essa ração do que não dar nada.

      Aconselho você comprar ração em flocos para os platys.

       

      Abraços

  1. Olá, tenho um aquario plantado com varias especies de plati  ( showa tricolor, blue wagtail, sunset, aurora mickey, hawai, red wagtail, rubi, ), em alguns cruzamentos nasceu alguns nessa coloração, gostaria se caso fosse possivel dizer que especie seria. obrigado pela atenção e aguardo uma resposta. Obs.; Não sei consegui passar a imagem qqr coisa me informe um email que reenvio. Abç

    1. Olá Vinicius,

      Você não deve trocar 30% da água todos os dias, e sim 1 ou 2 por semana. Como o volume do seu aquário é bem pequeno e com certeza não deve ter um sistema de filtragem, você também não deve colocar muitos peixes.

      Abraços

    1. Olá Edésio,

       

      Sim, você pode criar os dois juntos. Só fique de olho no começo para ver se não esta tendo algum tipo de disputas por território, o que é meio normal de acontecer.

      Abraços

    2. os platy podem ficar com molinesias espadas menos os lebistes por causa de brigas mas se vc ficar olhando bem nos primeiros dias se der tudo certo parabéns vc conseguiu pois eu n nunca consegui

  2. Eu comprei hj 2 platis e 3 neon,na loja eles estavam muito alegres,Trouxe com bastante cuidado pra não balançar muito no caminho de quase 1 hora,qndo tirei do saquinho pra por no aquário os dois platis já estavam parados,em menos de meia hora um havia morrido e o outro ao invés de nadar estava deitado no fundo de barriga pra cima,mas respirando,não entendo todos dizem que eles são bem resistentes,e os neon estão mais devagar do que na loja,menos alegres,o que pode ter acontecido?

    1. Olá Adelle,

      Os peixes passaram por um extresse grande no transporte até sua casa, chegando na sua casa, você deve ter colocado ele direto na água do seu aquário, o que causou um choque nos peixes, pelo fato de eles estarem acostumados com uma temperatura e Ph diferente do que tem no seu aquário. Isso junto com o extresse pode ter levado a morte do peixe.

      Verifique as condições da água do seu aquário, temperatura e PH, e mantenha sempre nos parâmetros adequados aos peixes. Felizmente os peixes se aoctumam com a sua água, e podem não morrer, mas fica aqui a dica, na próxima vez, faça a adaptação antes de colocar eles no aquário.

      Boa sorte com os peixes.

      Abraços

  3. Olá, minha filha ganhou 2 platis numa pescaria da escolinha. Um deles acabou de pular do “aquário” – uma tigela de vidro em que os coloquei visto que não tenho aquário e nem nada. Isso é normal?

    Outra dúvida é que parece que o que eu acho que é macho tá agredindo a que eu acho que é fêmea. Parece que ele tá tentando morder…

    A última dúvida é como dar o alface, hoje piquei 1 pequeno pedaço da folha em pedacinhos bem pequeninos, coloquei também farinha de rosca (provém da mandioca) mas pretendo providenciar ração em flocos, como já li ser a melhor alimentação.

    1. Olá Lorena,

      O motivo do pulo para fora do aquário improvisado, e as brigas entre eles, me pareceram ser por falta de espaço, fica como sugestão, ou arranjar um recipiente maior, não necessariamente um aquário, para colocar os peixes.

      E outra dica Lorena, providencie uma ração adequada para peixes assim que puder, essa receita do alface não é muito boa.

      Um grande abraço

  4. Andei pesquisando e vi que água de torneira por conter cloro é prejudicial aos peixes. Troquei para água filtrada, mas fervi outra água e estou esperando esfriar pra novamente colocá-nos numa água mais adequada.

    Eu to achando esses peixes muito parados, é normal isso?

    1. Olá Lorena,

      Eu aconselho você a utilizar sim a água da torneira, mesmo contendo cloro. Você tem duas opções de remover o cloro da água, uma delas, e mais recomendável, é comprar um condicionador de água, o anti cloro. Você encontra em qualquer loja de aquarismo.

      A outra maneira, caso não tenha o removedor de cloro, é deixar a aguá da torneira dentro de um balde descansando por 8 ou 16 horas, isso fará com que quase todo o cloro evapore, deixando ela um pouco mais adequada aos peixes. Mas nunca ferva a água. Isso mata todas as bactérias dela, e uma boa quantidade de bactérias são muito importantes para os peixes.

      Lembre sempre que você deve trocar apensa 30% do volume do aquário de água, e fazer isso uma vez por semana.

      Abraços

    1. Olá Manoel,

      O seu aquário é um belo aquário, tem bastante espaço.
      A quantidade de peixes vai depender de alguns fatores, como: o tamanho e especie do peixe que pretende criar, e o filtro do seu aquário.

      Supondo que você tenha um filtro bom, e que gosta de peixes de tamanho pequeno (espada, lebiste, paulistinha, etc), eu acho que até cerca de 40 peixes fica bom.

      Mas lembre-se, quanto maior a quantidade de peixes, maior vai ter que ser seu cuidado com a qualidade da água e a manutenção do aquário.

      Abraços

  5. Olá, eu tenho um aquario , e já coloquei a agua, como é da torneira, ela esta parada, sem peixe nem nada, pois tem cloro e tenho que esperar. coloquei hj, qdo poderei comprar os peixes ? eu queria alguns platis, para formarem um casal e se reproduzirem, como funciona ? demora muito?
    Obrigada.

    1. Olá Ana,

      Normalmente em 24 horas a água já esta livre do cloro. Mas como é a primeira água do seu aquário sera legal deixar o filtro ligado e sem peixes por até 30 dias. Isso vai fazer com que a vida de bactérias saudáveis para o aquário se prolifere e você não vai ter problemas futuros.

      Outra dica importante é colocar no máximo 3 peixes por semana no aquário, e quando for comprar os peixes, já aproveite e compre o condicionador para tirar o cloro da água.

      Abraços

  6. Bom dia Henrique!

    Estou começando com aquários agora,comprai um aquário de 200 litros, e tenho algumas dúvidas:

    Para usar a água da torneira, é apenas colocar o anti cloro na água e ok?
    Devo deixar o aquário ligado por 20 á 30 dias para cirar uma habitat para os peixes, já devo deixar a bomba ligada? trocar a água 1 x por semana?
    Já posso colocar os ornamentos?
    Tenho de tratar a deirar de ornamento antes de colocar?
    E se colocar, tem algum risco para os peixes, tipo acidez?

    Por enquanto é só……… abraços,

    1. Olá Raphael,

      Bom vou respondendo suas duvidas uma a um na ordem em que elas foram perguntadas, vamos lá:

      Sim, basta colocar o condicionador, ou anti cloro, na água e colocar ela no aquário.

      Sim, o aquário quando montamos um layout novo, ou montamos ele pela primeira vez, precisa de um tempo para que as bactérias benéficas se procriem e estabeleçam a condição ideal para nosso aquário, durante esse período você só deve ter plantas, e alguns camarões dentro do aquário, nada de peixes ainda. E com certeza, o filtro deve ficar ligado sim, pois ele também vai precisar desse tempo para adquirir as bactérias.

      A manutenção no aquário deve sim ser feita uma vez por semana, conforme esse post (http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/limpeza-do-aquario/).

      Sim, você deve colocar todo o material decorativo, só não os peixes.

      Os seus ornamentos, assim como todos os materiais que você irá utilizar no aquário devem ser limpos e muito bem enxaguados. Quando a troncos, sim eles devem ser tratados. Normalmente os troncos comprados em lojas de aquarismo já são tratados. Caso contrário a água do aquário fica escura com o tempo, podendo até interferir no pH.

      Abraços

    1. Olá Igor,

      Sugiro a você medir os parâmetros da água do aquário, por exemplo o pH. Pode ser que esteja fora das condições ideais para o peixe.

      Abraços

  7. Bem, ganhei um platy… e tenho algumas dúvidas:

    1) Ele está em um aquário pequeno, mais ou menos assim:
    http://3.bp.blogspot.com/_OybOzXqnORQ/S7EWlXHiv6I/AAAAAAAABPc/Xlc0fWLa8JM/s1600/DSCF8006.JPG Só que com tampa… Notei que ele está subindo a superficie…. o que é?

    2) A mulher me deu esta comida: http://www.bio-peixe.com/wp-content/uploads/2012/12/comida-seca-flocos-e-granulados.jpg ( É a 1ª comidinha)…. Ela é própria para Platy?? Pq ele não tem comido esses 3 dias que está aqui em casa.

    3) Como ainda não posso comprar anti-cloro.. hoje fervi a água e esperei esfriar para limpar o aquário.. Li e vi que não é bom fazer isso. Acha que se eu deixar a água parada 1 dia para o coloro sair ele conseguirá viver bem?

    Sou nova em assunto de criar peixes… 🙁
    Obrigada, abraços..
    Camila..

    1. Olá Camila,

      Bom, sobre a primeira pergunta, você precisa verificar se a água ficou muito quente. Essas subidas a superfície são um sinal de que esta faltando oxigênio na água. Sugiro você comprar um aquário um pouco maior, e um filtro para ele, isso resolverá esse problema, e muitos outros.

      Quanto a ração, esta certa sim. Se o peixo não come, é sinal de que algo esta errado, como eu disse antes, com um aquário adequado fica muito mais fácil de saber o que pode ser que o peixe tem.

      Agora quanto ao cloro, deixe a água descansando por 1 dia, e nunca ferva. Também não troque toda a água, apensa 1/3 dela. Isso já basta.

      Continue acompanhando para conhecer mais sobre aquarismo.

      Abraços

  8. Boa noite, tinha 4 platis e 4 betas femeas em meu aquario, 2 platis morreram , com bolinhas d ar no corpo, coloquei um termostato e um remedio , agora morreram mais 2 betas , o ph e a temperatura esta adquada para os peixes nao sei pq morream ?
    O que devo fazer em meu aquario? Ele tem filtro e ja troquei a agua.

    1. Olá Jhonatan,

      Como a temperatura e o pH está dentro dos padrões, é alguma coisa mais complicada. Pode ser alguma doença, para isso você deve observar o comportamento dos peixes, se estão se alimentando, nadando pelo aquário, etc. E também se não esta tendo alguma característica física estranha nos peixes, como manchas, etc.

      Boa sorte.

      Abraços

  9. Bom dia, meus Platis estão morrendo, eu estava com 8 platis em um aquário de 20cm com bomba de ar, e conforme a pessoa que me vendeu, eu deveria trocar a água 1 vez por mês. Hoje estou com 4 platis, ainda nem fez um mês que comprei o aquário, e estou muito triste com a morte deles. O que devo fazer….
    Aguardo retorno.
    Abraço.

    Andréa

    1. Olá Pedro,

      Eu nunca ouvi falar sobre o Platy fazer esse tipo de coisa. Mas continue acompanhando e veja se nota alguma diferença no comportamento do peixe.

      Vou estudar sobre isso.

      Abraçõs

  10. Ganhei dois Platis e coloquei os dois no mesmo aquário, um identifiquei ser macho e o outro não dá para identificar pois fica com a nadadeira da barriga encolhida(geralmente qnd isso acontece é fêmea ou macho ?). Tem algum problema se os dois forem machos e ficarem no mesmo aquário ? E eles podem ficar no escuro , pois quando anoitece no local onde eles ficam é muito tranquilo e não fica geralmente ngm no local , e então ficam totalmente no escuro , tem algum problema ? E eles podem viver sem filtro, e o aquário deles é arredondado e sem nenhum efeite ,eles podem viver assim?!

    1. Olá Maria Eduarda,

      Não tem nenhum problema dois peixes do mesmo sexo viverem juntos no mesmo aquário. Isso é meio que normal.

      Sobre ficar no escuro, se for só durante a noite, problema nenhum, é até recomendado simular os dias e noites em nossos aquários.

      Já a questão do filtro, ele é necessário sim. Já que você alimenta os peixes todos os dias, e sempre sobra alguma coisinha da ração que eles não comem. Sem falar nas fezes dos peixes. Tudo isso vai degradando a qualidade da água. Fica como sugestão a leitura desses dois posts abaixo:

      http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/dicas/manutencao-de-aquarios/aprendendo-sobre-a-filtragem-do-aquario/
      http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/limpeza-do-aquario/

      Abraços

  11. O meu Platy está muito agitado e anda comendo muito , e coloco comida até tentar satisfazer ele , e ele não se satisfaz “e fica sempre querendo mais comida ” , oq eu faço ?

    1. Olá Duda,

      É normal isso acontecer. Não de muita comido, procure dar sempre a mesma quantidade e sempre no mesmo horário, até o peixe se acostumar.

      Abraços

  12. boa noite, minha filha ganhou dois platis na escola. eles vieram em uma garrafa pet, comprei um aquário de plástico , sem filtragem, pequeno, deve caber uns 3,5 litros de agua. A funcionária da loja recomendou água mineral e deu dicas de como fazer a troca de recipiente e cuidado com a diferença de temperatura da água. Deu tudo certo, os peixes estão ótimos e já se alimentaram. Agora surgem as duvidas :
    1. Já li em posts anteriores que o aquário está pequeno, mas até que eu compre um maior, de qto em qto tempo devo trocar a água. Pode ser mineral mesmo?
    2. Para dois Platis , qual o tamanho ideal de aquário?
    3. quantas vezes devo alimentá-los ? E qual quantidade cada vez?
    4. Eles precisam de luz 24 horas ? Quantas horas devo deixa-los no escuro, se for o caso?

    Obrigada !

    1. Olá Luciana,

      Vamos as respostas:

      1 – Você deve fazer a troca parcial da água pelo menos uma vez por semana. Veja nesse post (http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/limpeza-do-aquario/), nele você encontra um vídeo também.

      2 – Tente ver na lojas, mas de 10 litros para cima já esta bom. Não sei se encontra nesse tamanho. Acho que deve encontrar mais fácil um de 20 litros. Nesse caso cabem mais peixes.

      3 – Normalmente eu alimento 1 vez por dia, e vou dando a ração aos poucos até eu sentir que os peixes não querem mais comer. O importante é não sobrar muita ração na água.

      4 – A Luz serve para simular o período em que temos sol, ou seja, de noite pode apagar as luzes sim.

      Abraços

  13. esqueci de perguntar:

    por que tem que ser somente 1/3 da agua para trocar?

    a ração que ela me vendeu é igual a uma que foi postada antes, em lâminas finas. é recomendado variar a ração? que outras rações vc poderia recomendar?

    obrigada

    1. Olá Luciana,

      O seu aquário vai precisar de um filtro (http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/dicas/manutencao-de-aquarios/aprendendo-sobre-a-filtragem-do-aquario/), e como esses filtros tem como base de filtragem bactérias, uma vez que você troque toda a água do aquário, as bactérias podem morrer e a capacidade de filtragem do filtro diminui. Essa troca de água, é apenas para eliminar amônia, nitrito e nitrato.

      A ração eu costumo variar sim, quando acabar essa que você esta usando, procure comprar uma outra, ou se possível manter sempre duas, uma a base animal e outra a base vegetal.

      Abraços

  14. Ola, ganhei um peixinho com a aparencia de um plati, nao faco a minima ideia de como cuidar dele, o senhor que me presenteou disse que nao precisava de oxigenacao. A agua esta cheia de bolinhas de ar, e o peixinho esta muito agitado!! Por favor, me ensinem a cuidar dele, ele e super bonito e nao quero ser negligente! Obrigada!

  15. Olá Henrique,

    Tenho um aquario de 110 litros e gostaria de reproduzir platys comercialmente. Gostaria de saber com quantos casais devo começar e até quantos peixes, posteriormente posso manter nesse aquario.

    Obrigado

    1. Olá Miguel,

      Você pode manter nesse aquário sim. Não sei muito sobre procriação de peixes, mas o que posso lhe afirmar é você irá separar os filhotes dos adultos.

      Sobre quantos casais começar, sugiro não começar com muitos, e ir aprendendo e aumentando a quantidade com o passar do tempo, acho que entre 3 e 5 casais esta de bom tamanho para você começar.

      Abraços

    1. Olá Raquel,

      Normalmente os peixes irão comer tudo o que couber dentro da boca deles, ou seja, é muito provável que a mãe esteja tentando comer os filhotes. Sugiro separar até os filhotes crescerem.

      Abraços

  16. Olá,
    Tenho um aquário de 9L com filtro e plantado… Gostaria de saber quantos Platy posso colocar no aquário, já que não é muito grande. Gostaria de colocar alguma espécie que pudesse colocar mais de um animal… Se você achar que outra espécie de peixe viveria bem nesse aquário pode me sugerir.
    Grato!

    1. Olá Samuel,

      Se você esta com filtro no seu aquário, melhor. Esse é o primeiro passo para poder colocar os peixes. Agora como o volume é pequeno, procure espécies de peixes menores, tais como o neon, paulistinha, etc. Penso que de 3 a 5 peixes no máximo serio bom.

      Abraços

  17. Bom dia! Pretendo comprar um aquário 50x40x40 e colocar 6 Platis neles. Acho que esse tipo de aquário cabe 50 litros.
    Você acha esse numero ideal? Se pudesse colocar outra tipo de peixe , qual me aconselharia? Até quantos peixes pequenos é viável para esse tamanho de aquário. Pedro

    1. Olá Pedro,

      Sobre as espécies de peixes que você pode colocar juntas, é sempre bom pesquisar em qual parâmetro de ph e temperatura de cada um deles, se forem semelhantes não terá problema.

      Já a quantidade de peixes, eu sugiro colocar de 10 a 15. não mais do que isso.

      Abraços

  18. Continuando a pergunta acima , os paulistinhas e duas corydoras julys conveviriam bem com os Platis? Há algum tipo de problema de a agua ser um pouco alcalina?

    1. Olá Pedro,

      Sobre o convívio, sugiro você pesquisar o grau de ph e temperatura de cada uma dessas espécies, se forem semelhantes não vejo problema em conviver juntos.

      Agora você precisa sim adequar a água para os parâmetros que os peixes pedem, ou então você pode ter problemas com isso.

      Abraços

  19. Olá, eu acho os Plati prateados lindos demais… assim como os pretos e vermelhos… queria saber se posso colocá-los em meu aquário junto com meus kinguios???

  20. olaa eu tenho um plati e um mato grossoo eu crio eles em um balde mais o plati eu comprei hj e ele esta parado so fica no fundo e so vai pra cima quando demora alguns minutos oque esta acontecendo e como saber se um plati e femea ou macho espero respostas urgente obg

    1. Olá Lucas,

      Você deve verificar os parâmetros da água, muito provável delas não estar adequada para o peixe. Sobre a identificação, a fêmea é sempre maior que o macho, e o macho apresenta uma nadadeira anal em forma de tubo chamada de gonopódio.

      Abraços

    1. Olá Noémy,

      Normalmente uma vez por dia esta bom. Se você dar mais de uma vez, pode acontecer de sobrar alimentos na água o que fará com que a qualidade da mesma piore mais rápido, forçando você a limpar o aquário com maior frequência.

      Abraços

  21. olá,

    minha sogra tem um lago com varios platis, muitos mesmo, e eu andei pegando alguns de tamanho maior e colocando-os no aquario no interior da casa. entretanto ela colocou 2 bagres nesse mesmo aquario. daí notei que os bagres estavam comendo os platis. existe alguma possibilidade dos bagres não comerem os platis?

    obrigado,

    1. Olá Norian,

      O Bagre é um peixe que costuma comer outros peixes, especialmente se esse peixe for menor e couber dentro da boca do bagre. Deixo como sugestão não deixar esses peixes juntos.

      Abraços

    1. Olá Julia,

      Você pode deixar sim, mas o problema é que o Platy precisa de mais espaço, seria legal você adquirir um aquário de no mínimo 20 litros, com sistema de filtragem, para garantir a saúde dos peixes.

      Abraços

    1. Olá Eduardo,

      Esse não é um comportamento normal, mas infelizmente ainda temos poucos detalhes para saber o que esta acontecendo. Preste mais atenção e tente notar algum outro comportamento diferente, ou então manchas ou outra coisa estranha no peixe.

      Abraços

  22. ola,tenho 14 platis no meu aquario de 12 litros e um oxigenador e minha pergunta é quanto a agua ,eu pego do filtro de barro da minha casa e ponho o removedor de cloro,isso é o correto?

  23. olá Henrique estou começando com o hobby de aquários e ontem comprei dois platis, porém no mesmo aquário tenho um king que hoje cedo eu o vi comendo um filhotinho que supostamente era um plati. pensando eu que era coisa da minha cabeça agora estou ciente de q era mesmo um levino de plati.tenho algumas duvidas o king come mesmo levinos:(pois o do meu amigo comeu uma cloriflora) o plati reproduz num aquario que não seja plantado apenas com pedras:

    outra duvida a minha bomba é externa e ontem eu enchi o aquario por inteiro até o nível de saída de agua, hoje cedo encontrei meu king telescópio e minha cloriflora mortos isso se deve ao fato de eu ter enchido mto o aquario^: qual o nível ideal: grato.

    1. Olá Juliano,

      Todos os peixes tem a tendencia de comer peixes menores, portanto os filhotes são sempre vistos como alimentos, até mesmo pelo pais. Por isso é muito importante separar os filhotes dos adultos até que os mesmo tenham um tamanho adequado para ficarem junto aos adultos.

      Sobre a morte de seus peixes, a influencia da quantidade de água no aquário não foi o que causou a morte dos mesmo, mas eu acredito que a variação muito brusca do pH, ou até mesmo da temperatura. Esses parâmetros são muito importantes para a saúde dos peixes.

      Abraços

  24. Olá,

    Tenho tres platis: um macho e duas fêmeas. O macho só aceita uma fêmea. A outra ele bate o tempo todo. Ela só vive escondida o tempo todo com medo dele. O que faço? Tenho vontade de bater nele também. Tem como me ajudar?

    Obrigada

    1. Olá Cleidy,

      Esse é um comportamento natural dos peixes. Mas é muito provável que o peixe que fica escondido é um outro macho, só que de tamanho menor do que o outro. Portanto o macho maior é o dono do território. Você consegue fazer esse comportamento diminuir dando mais espaços para os peixes, ou separando os mesmos.

      Abraços

    1. Olá Cleidy,

      Esse comportamento não é muito comum na natureza. Portanto eu acredito que o plati não firme uma unica parceira para o resto de sua vida.

      Abraços

  25. estou criando dois platis, em um pote de vidro mesmo! e dou ração de peixe 2 ou 3 vezes ao dia.
    gostaria de saber quantas vezes devo limpar o aquário na semana, já que não possui filtro?
    se posso colocar água filtrada no aquário?
    os platis gostam de claridade?
    qual estimativa de vida deles?

    1. Olá Andressa,

      Você esta dando muita comida para seus peixes, isso pode fazer com que você tenha que limpar com muito mais frequência o aquário. Sugiro você diminuir para uma vez ao dia essa quantidade de alimentação, e fazer a limpeza do aquário pelo menos uma vez por semana, mas o melhor mesmo é fazer 2 vezes, já que o pote deve ser pequeno e você não tem filtro.

      Os platys podem sim ficar em ambientes claros, mas nunca em contato direto com a luz do sol.

      Abraços

    1. Olá Elton,

      Você deve esperar até que os filhotes estejam em uma tamanho onde os adultos não vão velos como alimentos, ou seja, maior que a boca dos peixes adultos.

      Abraços

  26. tenho 5 paulistinhas em um pequeno aquario e quero fazer um aquario maior colando suas partes com silicone sera q da certo pq eles estao muito apertados…abracos

    1. Olá Larissa,

      Você pode dar comida uma vez ao dia. E a quantidade varia bastante, eu procuro ir dando aos poucos até notar que o apetite deles diminuiu.

      Abraços

    1. Olá Enzo,

      As vezes os peixes podem encrencar com peixes de outras espécies, ou até mesmo com os da mesma espécie, nesse caso temos duas opções, aumentar o espaço para os peixes, ou separá-los.

      Abraços

  27. olá . pode-se colocar 5 peixes platy , em um só aquário de 30 cm. de comprimento , 25cm. de altura e 25 cm. de largura , com o porém de ser sem filtro ?

    1. Olá Beatriz,

      Pode colocar sim, mas você via ter que fazer a troca parcial de 30% da água de seu aquário pelo menos 2 vezes por semana.

      Mas sugiro comprar um filtro desses hang-on mesmo, mais baratos e funcionam perfeitamente para aquários do tamanho do seu. Os peixes agradecem.

      Abraços

  28. Boom, comprei dois platys e um amanheceu morto, não sei se é falta do outro peixe, mais meu peixinho não quer comer.
    Ele só fica na superficie do aquario.
    Não sei o que fazer, primeira vez que ganho um peixe. Me ajuda pelo amor de Deus.

    1. Olá Emerson,

      Muito provável dos parâmetros de sua água estarem inadequados para o Plati, você deve garantir que o pH e temperatura estejam na faixa ideal para o peixe.

      Abraços,

    1. Olá Yasmin,

      na verdade o que vai influenciar mais na reprodução são os parâmetros corretos da água para cada tipo de peixe. As plantas servirão apenas de esconderijo ou para os alevinos ou para fiar os ovos.

      Abraços

  29. Boa noite. Comprei um aquário e 3 platys. 2 femeas e 1 macho. As femeas estão gravidas, e as femeas estao brigando toda hora uns com os e com o macho. Oq pode ser?

    1. Olá Felipe,

      Pode ser que seja sim, mas não em forma de manchas, e sim de um pequeno fio que fica as vezes grudado no peixe e logo se solta.

      Abraços

    1. Olá Fabio,

      Você pode dar a própria ração em flocos para os alevinos, mas esfarele bem antes de colocar para o peixinhos, e cuidado na quantidade. Quando ao tempo de isolamento, eles devem assim ficar até atingirem um tamanho onde não irão passar por alimentos aos adultos, ou seja, quando não couberem mais na boca dos peixes maiores já pode ser colocados juntos.

      Abraços

  30. Olá, tenho um aquario que mede aprox 30cm x 20cm altura.

    Quantos peixinhos posso colocar nele?

    Já tenho 3 betas femeas e 2 platys, sendo que uma platy está grávida.

    Ah! No meu aquario só tem a bombinha de ar.

    Outra pergunta que tenho é, como sei a hora que a platy vai ter filhinho e por quanto tempo tenho que deixar separado da mae??

    Depois desse período posso colocar todos juntos no mesmo aquario, filhotes + platys + betas??

    Suuuper obrigada por enquanto e parabens pelo site, estou aprendendo muito aqui!

    1. Olá Carla,

      Faltou uma medida do seu aquário para por saber quantos litros tem ele, mas me parece que entre 10 e 20 peixes você consegue colocar no aquário.

      Quanto a pergunta do platy, você deve separar a fêmea apensa para ela dar a luz, logo depois disso volte ela para o aquário deixando apensa o filhotes separados, e eles ficam separados até terem um tamanho na qual não caberão na boca dos outros peixes, pois se forem colocados no outro aquário ainda muto pequenos os outros peixes irão ver ele como alimento.

      Abraços

  31. posso criar um peixe espada macho, um peixe espada fêmea, um peixe platy macho, um peixe platy fêmea, um peixe limpa vidro macho e um peixe limpa vidro fêmea no mesmo aquário de 10 litros ?

  32. posso criar um peixe espada macho, um peixe espada fêmea, um peixe platy macho, um peixe platy fêmea, um peixe limpa vidro macho e um peixe limpa vidro fêmea no mesmo aquário de 5 litros ?

  33. Bom dia, eu tenho um aquario de 50l e tem mais ou menos 30 guppys está decorado com 2 plantas artificias, bastantes conchas do Mar Mediterrânio, granito, basalto e alguns minerais ainda em natural (calcite, quartso, gesso, ect.)…
    Será que eu ainda posso adquirir um trio de platis ( 1 macho e 2 fêmeas )???

    1. Olá Ruben,

      Pode sim, mas o que me preocupa é o nível do Ph desse seu aquário, deve estar nas alturas. Mantenha a sua atenção quanto a isso, e caso comece a dar problemas retire as conchar e pedras calcarias.

      Abraços

  34. posso criar um peixe espada macho, um peixe espada fêmea, um peixe platy macho, um peixe platy fêmea, um peixe limpa vidro macho e um peixe limpa vidro fêmea no mesmo aquário de 6 litros ?

    1. Olá Jonas,

      Quanto a escolha dos peixes não vejo problema em colocar eles juntos, mas eu acho que em um aquário de 6 litros ficará muito pouco espaço para os peixes e eles acabarão brigando e até mesmo pulando para fora do aquário, é bom comprar um de 20 litros.

      Abraços

  35. Olá,

    Tenho um aquário medindo 80x40x40, com 2 beijador, 3 plati ( uma possivelmente grávida) e 2 molinesias ( com 15 molinésias que nasceram 12 ontem e 3 hoje)… Queria colocar outros peixes maior, bonito, que se adaptasse bem ao PH 7.2, e principalmente fosse bem colorido…. O que vc me indica considerando que sou iniciante e uma nova apaixonada por aquários?

    Aguardo…

    1. Olá Thanuzia,

      Eu sugiro você aguardar os peixes que acabaram de nascer crescerem um pouco. Depois você consegue avaliar melhor se vai ter espaço suficiente para colocar mais peixes dentro do aquário. Mas mesmo assim eu arriscaria colocar um ou dois casais de acara bandeira

      Abraços

  36. Comprei 5 Platys, sendo 3 fêmeas (duas estão gravidas e uma não; e uma das grávidas está perto de ter os filhotes) e 2 machos.
    Meu aquário é um pote de biscoito de aproximadamente 3 litros e tem cascalhos e uma flor artificial.
    Retirei a fêmea que está quase dando a luz para um pote diferente.
    Os peixes já estavam agitados no pote de biscoito, mas agora que coloquei a fêmea no outro pote, ela está mais agitada que antes. Isso é normal?
    Estou muito receosa com essa gravidez… Como devo prosseguir?
    Meu aquário não tem bomba, então eu fiz uns furos na tampa do pote, adianta muito?
    Quantos filhotes ela vai parir? Não tenho muito espaço e estou preocupadíssima. Li que os filhotes se dão melhor com o ambiente meio sujo, mas como eu comprei ontem, está tudo extremamente limpo!!
    O que eu faço??

    1. Olá Stephanie,

      Primeira coisa que você deve fazer é ir em uma loja de aquários e comprar um aquário de verdade. Maior, de no mínimo 20 litros, esse pote que você esta usando como aquário é totalmente inadequados, em breve seus peixes irão morrer. Aproveite e compre um filtro para esse aquário. Ai sim seus peixes terão uma qualidade de vida bem melhor. E enquanto isso, por favor, abra a tampa do pote e não feche mais. Seus peixinhos agradecerão.

      Abraços

  37. Quando fui tracar a água do meu aquário encontrei dois alevinos de plati mas no meu aquario apenas tem 2 fêmeas como pode ter ocorrido? Não tenho noção de como cuidar dos alevinos..eles precisam de bomba ? E de luz?mim ajuda por favor

    1. Olá Iranete,

      Muito provável de um dos peixes já ter indo gravida. Os Alevinos precisam das mesma coisas que os peixes adultos precisão, comida, qualidade boa da água, iluminação, etc. Como são muito pequenos, a ração é a única coisa que deve ser específica.

      Abraços

  38. Bom dia! Eu tenho um aquário médio, e crio em torno de 10 platis. Faço a troca semana da água, limpando direitinho, porem com três a quatro dias apos a limpeza a água esta embaçada! E fica muito turva. Pode ser por conta das pedrinhas? ou algum outro tipo de dessas coisinhas de decoração do aquário?

    1. Olá Camilla,

      Muito complicado de dar um diagnóstico assim,sem maiores informações. Mas caso algum de seus objeto decorativo solte tinta ou outra coisas assim na água, retire ele imediatamente, mesma coisa digo para as pedras, se elas não são aquelas específicas para aquário, retire-as imediatamente.

      Abraços

    1. Olá Guilherme,

      O Platy normalmente pode beliscar as plantas, no seu caso eles estão confundindo plantas artificiais as naturais. Veja se estão bem alimentados.

      Abraços

  39. Olá,

    Comprei aquário de 22 litros 1 mês atrás e tenho então 5 Platis. 3 F e 2M.

    Hoje, resolveram morrer todos, parece até suicídio em massa … Notei que no fundo do aquário está cheio de ração, como é minha mãe que tratava deles a tarde, não sei se não estavam comendo ou ela estava colocando muita comida. Fiquei em dúvidas tbm se pode ser a planta aquática que causou a morte deles pois verifiquei que as vezes boiava a folhinha da planta. Peço uma ajuda qto ao assunto, este é meu primeiro aquário.

  40. Olá , no meu aquario de 80l tenho 2 platis (uma fêmea que está gravida e um macho), um veu de sete cores e 6 paulistinhas rosas e azuis e um beta femea. Entretanto o plati femea bate ou belisca o veu de sete cores. Isto normal e o que devo fazer. E estou a 2 semanas cuidando de peixes e nao sei o que fazer em relação a este assunto. Preciso de ajuda.

    1. Olá Helen,

      Se as brigas continuarem, aconselho separar o peixe brigão. Muitas vezes os peixes disputam espaço, e por conta disso a briga.

      Abraços

    1. Olá Douglas,

      Sobre o sexo dos peixes, normalmente o macho do plati é menor e mais colorido, e tem o gonopódio. E sim, você pode colocar eles junto com os Kinguios.

      Abraços

  41. Gostaria de saber se posso colocar juntos em um mesmo aquário um japonês telescópio, um peixe barrigudinho q não sei o nome e um bagre, tenho medo do bagre devora-los ( eles são maiores q boca do bagre)

    1. Olá Patricia,

      Normalmente os bagres são predadores, então qualquer outro peixe que for lento o suficiente e couber na boca do bagre, ele irá comê-lo.

      Abraços

  42. Ola Henrique..
    tenho uma platy femia q esta gestante..porém to achandoo q esta demorando de maiis pra ella da a luz..a barriga dela ja esta bem grande..ella naum ta maiis conseguindoo nadar pq esta mto pesada..gostaria de saber se tem q colocar um macho junto pra ella poder dar a luz..

    1. Olá Benicio,

      Não precisa colocar o macho junto não. O Importante é separa ela em uma criadeira. E deixar la até os filhotinhos nascerem, depois disso retirar a fêmea também, e deixar apenas o filhotinhos.

      Abraços

  43. Olá, tenho uma plati em uma vasilha de vidro provisoria de uns 4l, ele está se mechendo pouco, e fica quase todo o tempo na superficie. Tenho uma aquario de 20 litros, mas estou colocand anteso agua filtrada e deixando parada por uns dias, pois coloquei 10 peixes nesse aquario com uma agua um pouco barrenta com oanti-cloro e sobrou apenas 4 (2platis, betta e tetra). O que faço em relação ao plati que está na superficie?

    1. Olá Alex,

      Muito provavelmente seu peixe esta com pouco espaço e precisando de uma melhor qualidade de água. Como 4 litros é muito pouco, ela suja muito rápido, e na maioria das vezes não conseguimos ver a olho nu a sujeira, e também pode estar ficando muito quente para o peixe. Mude ele de aquário logo, e coloque um filtro no seu aquário de 20 litros.

      Abraços

  44. Bom dia ganhei 2 platy casal qual quantidade de bolinhas devo dar para eles todos os dias e posso dar a folhinha ou somente as bolinhas desde ja fico grata

    1. Olá Danyelle,

      As folhinhas que você se refere seria a ração em flocos? Caso positivo, pode ser dado sim, alias os peixes platy preferem elas.
      Você pode dar em uma quantidade que não haja sobras, mais ou menos de 3 a 5 bolinhas para cada peixe, dadas aos poucos para que não afundem antes dos peixes comerem e fiquem no fundo do aquário.

      Abraços

  45. Olá, tenho um aquário da national geographic de 4,5L, com luz de led e filtro, um aquário bom onde eu criava um beta, quero comprar 2 platis pra colocar nele, será que eles vão morrer por causa do espaço?

    1. Olá Fabricio,

      Eu acredito que fique um pouco apertado sim. Esse seria um aquário para Betas apenas. Sugiro você comprar um aquário de 20 litros, não fica caro.

      Abraços

  46. Boa dia!

    Recentemente meu filho ganhou um Plati.
    Para iniciar (nunca tivemos aquário) fizemos um investimento não muito alto, compramos um aquário de 08 Litros. Foram colocados quatro peixes (Platis).
    Coloquei água de filtro normal e adicionei umas gotinhas de anti-cloro. Também colocamos uma bombinha com filtro.
    Acontece que os peixes estão ficando no fundo do aquário e nos cantos, não estão se movendo muito.
    A água está limpa, pois tem apenas dois dias.
    Acredito que em dois dias o Ph também não tenha caído muito.
    Tenho receio de adicionar um pouco de bicarbonato de sódio e a água ficar alcalina demais.
    Me dê umas dias, pois estamos iniciando.
    Grato.
    Abraço!

    1. Olá Arthur,

      Que legal que você começou nesse hobby. O seu problema é o tamanho do aquário, por ser pequeno a variação dos parâmetros da água acontece muito rápido. O Filtro também ainda não esta 100% pois ele demora uns 30 dias para ficar 100%. Sugestão, trocar 30% da água 2 vezes por semana. Isso vai garantir a qualidade da mesma.

      Mas o que pode estar acontecendo com os peixes é apenas a falta de espaço mesmo. Talvez 4 peixes para 8 litros seja pouco mesmo.

      Abraços

    1. Olá Thamiris,

      Se for um Beta fêmea pode colocar sem problemas, agora se for um macho, só coloque junto se o seu aquário for bem grande, e o platy conseguir ficar bem longe do Beta.

      Abraços

  47. Olá, tenho um aquário com dois japoneses, um pérola e um telescópio coloquei um casal de molinesia e um de platy e tenho a impressão que eles estão comendo as barbatanas do telescópio, essa combinação da certo? Obrigado

    1. Olá Fagundes,

      Não é bom colocar peixes mais agitados,como o Plati,junto com peixes mais tranquilos como o caso dos telescópios. Se esse comportamento continuar aconselho você a separar esses peixes.

      Abraços

    1. Olá Cleverson,

      Os platys são peixes muito resistentes, mas como são pequenos podem ser predados por pássaros. Você tem que tomar cuidado com isso.

      Abraços

  48. Pessoal,

    Tenho um aquario com um casal de guppy e tres platys sendo um deles macho. O que eu poderia fazer em relação ao platy macho que não dá descanso à minha platy femea gravida?

  49. Não sei a especie do meu peixe, parece ser um plati, pois pesquisei, qual peixe posso colocar para conviver com ele ?
    Estou dando ração de bettta, porém estou providenciando um aquário grande com filtro, bomba e ração de flocos !

    1. Olá André,

      Acho que quando você conseguir esse aquário maior e com os equipamentos que mencionou, você pode colocar mais peixes, e vamos deixar os nomes de lado, melhor você escolher o que você mais gosta, desde que seja mais ou menos do mesmo tamanho seu peixe plati. Se seguir essa tática até ficar um pouco mais familiarizado com os nomes e tipos de peixes, você terá poucas chances de errar.
      Dai pergunte o nome para o vendedor e anote, chegando em casa pesquise sobre aquele peixe para aprender mais.

      Abraços

    1. Olá André,

      Acredito eu que de 7 a 10 vezes por ano. Mas não tenho tanta certeza. Se alguém puder nos tirar essa duvida ficaríamos gratos.

      Abraços

  50. Ola tenho uum tanque cm uns 200 litros , com 2 acaras bandeira e 2 demozoni (que nao sei o sexo ) e 3 platis , quantos peixes ainda posso colocar no tanque ? E se esses podem viver bem devido o seu nivel de agrecividade ?

    1. Olá Fernando,

      Como seus peixes tem um tamanho um pouco maior, acredito que você possar colocar mais uns 5 ou 8 peixes do porte do plati.

      Abraços

  51. Olá, gostei muito do jeito como vc responde cada pergunta. Parabéns!
    A minha pergunta é a seguinte: tenho dois aquários de 20l cada e agora vou comprar um de 80 x 40 cm +- deve ser uns 150l eu acho. Gostaria se saber como faço a transferência. Não estou preocupada com os peixes, pois já pesquisei o ph de cada um. A dúvida mesmo é só em ralação da troca, é só mover tudo de um p outro?
    Obrigada!

    1. Olá Ângela,

      Se você vai esvaziar seu aquário menor, eu aconselho você colocar a água dele dentro do novo aquário, dai vai acabar ficando mais ou menos parecido os parâmetros da água do seu novo aquário. Ou melhor, coloque a água do aquário menor dentro do aquário maior, dai coloque os peixes direto la, e vá completando a água aos pouco até que o seu novo aquário fique cheio. Com isso você evita o choque nos peixes.

      Abraços, e obrigado pelo parabéns

  52. Olá, estou pensando em colocar um Platy junto com meu Betta, como deve ser a introdução desse novo amiguinho? Vi algumas sites dizendo que não devo jamais simplesmente jogar ele dentro do aquário, verdade?

  53. Olá, eu tenho dois platis e acho q uma ja veio gravida (n sei) e agora nasceu os filhotes mas o q eu acho q é o macho comeu um filhote na minha frente e o moço do aquário disse q eu tinha q separar os filhotes pra n morrerem, mas como eu n tenho a rodinha pra pegar os filhotes eu só tirei os adultos e deixei os filhotes no aquário, fiz certo? Eles nascem de ovos? Pq um deles sempre ficava em baixo de uma pedra, estou com medo dos ovos estarem lá e eu ter tirado os adultos de la, me ajudem!!

    1. Olá Julia,

      Você fez certo, o importante é separa o adultos dos filhotes, até que os filhotes tenham tamanho suficiente para não servirem de alimento para os adultos.
      E fique tranquila, pois os filhotes de plati já nascem prontos, e não em ovos.

      Abraços

  54. Olá. Tenho no meu aquário 5 tetras negros e duas coridoras. Gostaria de introduzir alguns platis para dar um contraste nas cores… Eles podem conviver bem com os meus peixes?

  55. Eu ganhei um peixe, acho que é um Plati dourado, estou dando para ele uma ração que é uma bolinha (parece granulado)
    1)Mas faz mal ? é melhor eu da de flocos ?
    2) nao sei se é ELE ou ELA , tem como eu saber ?
    3)Eu nao tenho condição de compra um filtro, mas tem problema se eu limpa quando suja ?

    1. Olá Lorena,

      Você pode dar essa ração sim, mas quando puder compre a ração em flocos. É melhor para esse tipo de peixe.
      Sobre a filtragem, vá juntando dinheiro para comprar um filtro hang-on, eles não são caros. E nesse meio tempo faça limpezas semanais no aquário.
      É muito fácil distinguir o macho da fêmea, para o plati o macho é bem mais colorido e possui o gonopódio.

      Abraços

    1. Olá Eloisa,

      Você pode comprar um produto específico em lojas de aquarismo chamado de condicionador de água. Esse produto já basta para tratar a água da rua para ficar ideal para nossos peixes.

      Abraços

  56. Olá! Tenho duas fêmeas em um aquário, uma começou perseguir a outra por territória concerteza, então deixei uma em cada aquário pequeno, um aquário do lado do outro, isso vai fazer mal p/ elas de ficarem separadas????

    E outra pergunta é se posso deixar a água em uma garrafa peti sendo tratada p/ por uns dias p/ depois colocar no aquário???

    1. Olá Josinei,

      Não tem problema nenhum deixar os peixes separados, se o aquário for de tamanho adequado pode deixar sim.
      E sobre sua duvida sobre a água, pode fazer dessa forma sim. Não vejo problema.

      Abraços

  57. Olá Henrique,
    Ganhei um platy, ela criou 27 peixinhos, não sei qual tamanho de aquário que devo por eles. Posso por em um balde grande até providenciar outro aquário? Vi em um de seus comentários que devo separar a mãe dos filhotes, é isso mesmo? Por que devo separa – los?

  58. Comprei um aquário pequeno para meu filho. 22litros. Comprei um kit, aquário, filtro, aquecedor que está marcado para 28° o termômetro, também a iluminação. Junto também os 2 produtos, um de chama prime, pinguei 1 gota para cada 2 litros. Também um outro que esqueci o nome, só sei que foi uma colher de cafezinho, rasa. Aguardei uma hora. E medi o ph e estava na coloração correta conforme manda a bula. Comprei 3 platy. Chegando em casa os coloque na água mas ainda mantendo no saco. Depois de 15min. Retirei a água do saquinho e os coloquei no aquário. Aparentemente estão felizes e saudáveis. Ficam explorando todo aquário. Mas lendo sobre eu vi falar que não devia ter os colocado no mesmo dia, mesmo no filtro tendo aquelas pedrinhas brancas para criar as bactérias que eles precisam. E agora? Será que correm o risco de morrerem? Pretendo colocar 7 ou 8 no total, será que dá? Em média, alimentados 2x dia. Água e temperatura ideal eles vivem quanto tempo? Obrigado.

  59. meu amigo gostaria de saber … tenho um aquario de 20 litros não é plantados e tenho uma bomba ou filtro nao entendo atman hf-0300 nao entendo muito mas a minha pergunta é o seguinte porque toda manha a superficei do aquuario fica cheio de bolhas de ar????? eu tenho 20 peixes pequenos são paulistinha motogrosso e um limpafundo e um lipa vidro vc me aconselha colocar plantas vivias e como eu devo trovar a agua do aquario??? parcial ou total um abraço

  60. Tenho um aquário sextavado de 10 litros com sistema de filtragem e nele mantenho 6 tetras negros. Gostaria de saber o seguinte:
    A)- os meus tetras vira e mexe estão sempre (os 6) no fundo do aquário. Será por causa do calor. A temperatura da água as vezes vai a 32 graus. Será por isso? E se é, o que posso fazer?
    B)- Eu posso manter 6 tetras num aquário9 desse porte?
    C)- Posso alimenta-los com alface e verduras além dos flocos (ALCON BASIC)
    Obrigado pela ajuda

  61. enho um aquário sextavado de 10 litros com sistema de filtragem e nele mantenho 6 tetras negros. Gostaria de saber o seguinte:
    A)- os meus tetras vira e mexe estão sempre (os 6) no fundo do aquário. Será por causa do calor. A temperatura da água as vezes vai a 32 graus. Será por isso? E se é, o que posso fazer?
    B)- Eu posso manter 6 tetras num aquário desse porte?
    C)- Posso alimenta-los com alface e verduras além dos flocos (ALCON BASIC)
    Obrigado pela ajuda

  62. Acredito que os platys podem ser mantidos em um recipiente sem filtragem, do tempo determinado, casos emergenciais. Nesse caso, mantenha um tratamento periódico em mais ou menos 10 dias fazer TPA (troca parcial de água), em média 1/3 da água. Lembrando também que ao fazer TPA, é indicado acrescentar o anticloro. Um produto que tira o cloro e alguns metais da água, que são nocivos ao peixe. Assim, você vai conseguir uma coloração é prolongar a vida do peixe. Acrescentando também o uso do termostato. A variação de temperatura de uma tarde quente pra uma madrugada fria pode sim matar seu peixe. Abraços a todos!

  63. Há uns dois meses comprei um aquário de 10 litros para minha filha. Compramos também dois platis que o rapaz disse serem fêmeas. Acontece que uma fica o tempo todo agredindo e mordendo a outra que para se esconder, fica sempre na parte de cima do aquário, atrás do aquecedor.
    Teremos que separá-las ou existe alguma outra forma para que isso pare de acontecer? Desde já agradeço a todos(as). Abraços !!!

  64. Olá, aqui próximo da minha casa tem um lago com aguapés (plantas que boiam na superfície) bem bonitas até. Minha dúvida é se posso tentar adaptar algumas no aquário tendo em vista que as águas tem o pH bem próximo e quero dar um esconderijo para os alevinos de platis.

  65. Olá tenho dúvidas!
    Comprei 4 platis mickey amarelos
    Cuido deles num aquário para betas retangular médio. .
    Comprei pedras médias e pequenas e 2 plantinhas artificiais ..
    1 vez por semana troco a água. .higienizado o aquario coloco o anticloro e aguardo 15 min.
    Gostaria de saber se esta td certo
    A segunda duvida e ql a ração certa para eles ..Já que Onde eu comprei o cara falou que a ração de beta eles comeriam tranquilamente ..Mais percebi que são mto grandes pra eles ..
    Desde já agradeço

  66. Boa noite, tenho um plati que está morrendo, ele tenta reagir mas acaba ficando de lado, esta todo desnorteado, nada contra o vidro se batendo em tudo, já verifiquei o nitrito, ph, amonia e está tudo Ok. Não sei o porque dele está assim, eu já perdi um outro igual ele.. do nada apareceu boiando no Aquário, alguém pode me ajudar?? Para que eu possa tentar salvá-lo Ainda. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *