Tudo o que você precisa saber sobre o Plati Variado

Plati Variado

O Plati Variado é outro peixe muito bom para quem está começando no aquarismo, por ser um peixe muito dócil, convive bem em grupos e é fácil de cuidar.

O Plati tem duas espécies muito semelhantes, os Xiphophorus maculatus e os Xiphophorus variatus. Sua principal diferença está na coloração e tamanho.

É muito fácil distinguir o macho da fêmea, para o plati o macho é bem mais colorido e possui o gonopódio. São peixes que se reproduzem com uma facilidade incrível. A gestação dura em média de 28 a 40 dias, e os filhotes já nascem completamente formados.

Embora o Plati Variado seja muito fácil de ser criado em um aquário, e importante  tomar alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-lo ainda mais  vistoso e  colorido, segue a ficha técnica do Plati Variado:

Nome Popular:
São conhecidos com o nome de Plati Variado

Nome Científico:
Foi batizado de Xiphophorus variatus

Origem:
São peixes nativos do México, do Sul do Estado de Tamaulipas ao Norte do Estado de Veracruz.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitáte ideal para o Plati Variado, a água deve estar entre 15°C e 28°C,  mas de preferência manter em 25°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 7.0 a 8.0, com um dH de 10 a 30 dGH

Alimentação:

Os Platis Variados tem uma alimentação Onívora, comem várias coisas, vou listar algumas delas: Rações em flocos, spirulina e alimentos vivos entre  outros.

Tudo o que você precisa saber sobre o Plati Variado

Deixe aqui seu email para receber novidades.

30 ideias sobre “Plati Variado”

    1. Olá Steffany,

       

      Os Platis são toleráveis a uma faixa de Ph mais elevada sim, entorno de 7,0 e 8,0. Mas isso não quer dizer que eles só vivem em águas com esse nível de Ph. Só cuidado para não deixar um Ph muito ácido em seu aquário.

       

      Abraços.

    1. Olá Everton,

      O Plati suporta bem a variação da temperatura da água. Sendo que a água deve estar entre 15°C e 28°C, mas de preferência manter em 25°C.

      Abraços

  1. Olá o meu peixe Plati foi comprado numa feira,em casa só tenho um Acará (assassino) matou todos os outros….mas esse esta num aquario pequeno e hoje vi que apareceram milhares de outros! pretos que ja nadam e laranja (bolinhas) que ficam mais no fundo paradas,a mãe veio grávida..não sei o que fazer e nem o que dar p comerem! to dando ração esmagada…tenho que separá-los da mãe?
    Aguardo um retorno,se possivel p meu email…

    1. Olá Alexandra,

      Você tem que separar a mãe dos filhotes sim. Pelo menos até os peixes ficarem grandinhos. Sobre a ração, pode ser a ração esmagadinha sim, porém você pode encontrar ração específica para alevinos no mercado.

      Abraços

    1. Olá Filomena,

      Muito provavelmente os níveis de pH da água do seu aquário está fora do padrão que o plati suporta. Você deve monitorar o pH da água para sempre manter dentro do tolerável pelo peixe.

      Abraços

    1. Olá Evenilson,

      O gonopódio é uma nadadeira anal modificada que se apresenta em formato de tubo, presente nas espécies de peixes vivíparos, sempre nos machos, de onde eles utilizam para fecundar as fêmeas.

      Abraços

    1. Olá Larissa,

      Tente fazer pesquisas na internet, ou colocar aqui algumas características que seu peixe tenha, como cor, formato, tamanho, etc. Com isso tentaremos ajudar você.

      Abraços

    1. Olá Matheus,

      Pode sim, pois muito provavelmente ele veio de lá. Agora a pergunta mais difícil de ser respondida é se ele conseguirá sobreviver.

      Abraços

  2. Olá… apareceu uma pequena mancha de sangue na frente do cranio dele, perto dom olho, q tbm esta vermelho.O que pode ser isso, ele esta quieto no aquario. Desde ja lhe agradeço.

    1. Olá Maryna,

      Realmente muito estranho mesmo, pelas característica que você nos passou, eu não consegui identificar nem uma doença.

      Se algum leitor souber de que doença se trata e poder nos ajudar, por favor, postem um comentário explicativos ou o possível nome da doença para pesquisa.

      Abraços

  3. olá comprei aquela ração de 15 dias para meus peixes pois ficaria fora uma semana, no meu aquario tem betta femea, 4 paulistinha rosa, TINHA um kinguio e os 2 palti, um dos plati notei quando cheguei que nas nadadeiras da parte inferior e lateral esta como se fosse sangue uma mancha só nas nadadeiras e meu kinguio morreu ontem 4 dias depois do meu retorno alimentandos normalmente. o que será que pode ter matado ele, e no caso do plati com essas manchas parecida com sangue?? obrigada

    1. Olá Tatiane,

      Pode ser que os parâmetros da água de seu aquário tenha alterado muito, e o estresse no peixe, que foi causado por conta desses parâmetros, fez com que sua imunidade ficasse baixa, e com isso ele morreu. Mas isso são apenas suposições. Quando viajamos e deixamos nossos peixes sozinhos corremos sempre esse risco.

      Abraços

    1. Olá Kassio,

      Não, você não deve usar esses produtos em seu aquário. E sim deve ir em uma loja especializada em aquarismo e comprar o produto adequado para esse fim. Esse são produtos devidamente formulados para não afetarem os peixes e plantas, então não arrisque.

      Abraços

  4. Olá boa noite,então não entendi a parte de que estão doentes devido manchas brancas no corpo do peixe,tem algum procedimento para salva los? Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *