Tudo o que você precisa saber sobre a Molinesia

Molinésia ou Molly

A Molinésia, ou Molly é um peixe muito resistente e por conta disso ganha muito espaço entre os iniciantes no ramos do aquário. Eles podem ser encontrados em águas salobras e até mesmo no mar.
É uma espécie que tem uma variação de cor muito grande, indo no albino até chegar no negro, e muitas vezes é confundida com a Poecilia Velifera.


Seu hábito alimentar é vegetariano porem eles comem uma gama de alimentos variados. Sua reprodução, bem como todos os Poecilia, é bem fácil, a gestação completa dura de 28 a 40 dias e todos os filhos já nascem completamente desenvolvidos e prontos para a vida no aquário. Mas é muito importante separar os filhotes dos outros peixes, pois ele nascem pequenos demais e os peixes maiores podem come-los com muita facilidade.
São peixes que convivem bem com outros peixes, muito boa opção para aquários comunitários.

Embora a Molinésia sejam muito fácil de ser criada em um aquário, e importante  tomar  alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e  coloridos, segue a ficha técnica da Molinésia:

Nome Popular:
São conhecidos com o nome de Molinésia ou Molly

Nome Científico:
Foi batizado de Poecilia latipinna

Origem:
São peixes nativos do Sul dos EUA até Norte do México

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para a Molinésia, a água deve estar entre 24°C e 28°C,  mas de preferência manter em 27°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 7.0 a 8.0, com um dH de 10 a 25 dGH

Alimentação:
As Molinésias tem uma alimentação Onívora, comem várias coisas, vou listar algumas delas: Rações em flocos, algas, spirulina, alimentos vivos entre  outros.

Tudo o que você precisa saber sobre a Molinesia

Deixe aqui seu email para receber novidades.

33 ideias sobre “Molinésia ou Molly”

      1. Gostaria de sabrr se realmente devo alimentar somente com três “bolinhas” de ração duaa vezes ao dia, pois acho que não está sendo suficiente

  1. Queria saber  que especie de peixe e' essa da foto, pois ele esta junto com outros peixinhos do mesmo tamanho e estava tudo bem, so que comprei dois peixinhos que chamam de chupa pedra e desde que coloquei-os juntos , esse peixinho nAo para de modelos, tanto que tive que coloca-lo noutro aquário, com medo dele machucar os outros dois.
    gostaria de saber por que só esse ficou importunando os novos. Agora ele esta sozinho noutro aquática, mas vi que ele esta triste, que devo fazer?
     

    1. Olá Lucia,

      infelizmente não consegui visualizar a foto. Mas pode acontecer sim de um peixe ser mais agressivo que outros, nesse caso devemos sim separar ele do aquário.

      Abraços

    1. Olá Luiz,

      Não pode ser pedaços muito pequenos. Você deve cortar em um tamanho que consiga tirar as sobras depois de um tempo, para que o alface não apodreça dentro do aquário.

      Abraços

  2. Henrique, comprei 2 casais, primeiro comprei um que o macho era todo preto e a femea era branca com pintas pretas (prenha/gravida), daí comprei outro casal cor de laranja e preto, nesse mesmo aquario tenho mais 3 peixes um limpa vidro, e um casal de plati, o macho preto molinesia ta batendo em todos, a femea ate trava ele as vezes, mas ele ta sempre batendo, principalmente no outro casal da mesma especie, que faço?

    1. Olá Leonardo,

      Esse tipo de briga é natura. O que esta acontecendo é que o macho dominante (o maior), esta protegendo o seu território. Sugestão é colocar os peixes em um aquário maior, se não for possível, você terá que isolar o macho maior.

      Abraços

      1. Separei o casal de Moli negra e a dalmata (femea) por um tempo e voltei a colocar eles juntos, agora esta tudo bem, a femea laranja e preta teve 21 Alevinos 😀

  3. Coloquei uma lasca de chuchu cru e raspado pra minha molinésia, não sei se ela gosta, alguém tem uma dica?a minha tá muito desanimada e não come ração

    1. Olá Humberto,

      você deve tomar cuidado ao colocar alimentos desse tipo dentro do aquário, devem ser retiradas todas as sobras para evitar que a qualidade da água seja prejudicada.

      Mas eu sempre vou sugerir ração ao invés de outro tipo de alimento.

      Abraços

    1. Olá William,

      Muito provavelmente o menor é o macho, e a maior a fêmea, outra característica é que o macho possui a nadadeira anal modificada, justamente o seu órgão reprodutor, chamado de gonopódio.

      Abraços

  4. Tenho 3 Molly que ficam bicando os Kinguios que já tinha no aquário, e tb os espadinhas, fazem a mesma coisa como se tivessem comendo algo preso no Kinguio, mas eu olho e não vejo nada. O que eu faço? Desde já agradeço!

    1. Olá Nayane,

      Em ambientes com pouco espaço os peixes podem começar a espantar os peixes mais lentos para mostrar que aquele espaço é dele. Acredito que deva ser isso que esteja acontecendo com seus peixes.

      Abraços

  5. Henrique tem de me ajudar eu tenho um aquário que tem um casal de plati e um casal de molly, mas um dos plati está quase sempre num canto e dentro dos buracos das decorações, e já nem vem quase cá a cima comer, o que posso eu fazer ele ou ela terá o que???

  6. Por favor,já nasceram muitos alevinos no meu aquário de molinesia,mais de cem.. Kkk…Tenho a mãe, vó e bisavó… Agora eu não sei o que está acontecendo pois faz mais de 3 meses que elas estão prenhas e não parem…o que pode ser??!!

  7. Em dezembro de 2015 compramos um peixe Molly e janeiro se 2016 ela teve 4 filhotes. .. todos morreram pois não havia separado.
    Em março ela teve mais 1 filhote e em abril mais 4 filhotes.. que separei e estão todos vivos e saudáveis.
    Como isso é possível se não temos um macho no aquário???? E o aquário é trocado a cada 2 dias…

  8. olá gostaria de saber quantos meses para um alevino chegar ao tamanho adulto? ou com quantos meses posso colocar eles com os peixes adultos?

  9. Minha Moly Tevi vários vários Peixes Na FACHA de uns 20 O que faço ? Eles estão separados em uma garrafa pet O que faço o q eles comem pois estão cm quase uma semana?

  10. Olá amigos.

    Tenho 5 molinésias em meu aquário de 35 litros. Estou para comprar um de 200 litros.

    Me deem dicas de peixes para colocar junto com elas no novo aquário.

    Queria alguns peixes maiores

    Meu PH está sempre alcalino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *