Tudo o que você precisa saber sobre a Molinésia Negra ou Molly Preta

Molinésia Negra ou Molly Preta

A Molinésia Negra ou Molly Preta, são peixes que tem uma característica bastante ativa e, normalmente, são agressivos entre peixes da mesma especie. São peixes muito vistoso e e de uma imensa variedade, sendo que a mais procurada é a a de cauda de lira.

Da mesma maneira que as outras variedades de Molinésia, a Molly preta come de tudo, mas sua dieta está baseada, em sua grande parte, em vegetal, podendo comer até algas quando colocados em aquários plantados.

Como em todos os peixes da família do poecilídeo, são peixes de reprodução muito fácil e os filhotes já nascem formados. Uma gestação dura entre 28 a 40 dias, mas os filhotes tem que ser retirados do aquário e deixados separados por serem muito pequenos, isso os torna uma presa fácil para os outros peixes adultos, incluindo os pais.

São peixes que se dão muito bem em grupos de outros peixes, de fácil manutenção e por esses motivos, bastante indicados para quem está começando no ramo do aquarismo.

Embora a Molinésia Negra seja muito fácil de ser criada em um aquário, e importante  tomar  alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e  coloridos, segue a ficha técnica da Molinésia Negra:

Nome Popular:
São conhecidos com o nome de Molinésia Negra ou Molly Preta

Nome Científico:
Foi batizado de Poecilia sphenops

Origem:
São peixes nativos do México ao Norte da Colômbia.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para a Molinésia Negra, a água deve estar entre 24°C e 28°C,  mas de preferência manter em 27°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 7.2 a 7.8

Alimentação:
As Molinésias Negras tem uma alimentação Onívora, comem várias coisas, vou listar algumas delas: Rações em geral, Spirulina, alimentos vivos entre outros.

Tudo o que você precisa saber sobre a Molinésia Negra ou Molly Preta

Deixe aqui seu email para receber novidades.

39 ideias sobre “Molinésia Negra ou Molly Preta”

    1. Olá Geraldo,

      É muito bom saber que gosta de aquários, esse blog foi feito para contribuir com dicas e compartilhar experiencias com os leitores.

      Continue acompanhado que em breve terá mais novidades.

      Um forte abraço

  1. Tenho varios peixes no meu aquario, a maioria ja procriou, quase que não perde nenhum. Estou preocupado com a quantidade de peixes que tenho no meu aquario. Tenho um aquario de 20 litros para os avelinos. E o ou aquarios de 84 litros para os adultos. Comecei a criar em marco de 2011, mais ja tinha esperiencia de era adolecente, agora estou com 63 anos de idade, o aquarios é a minha terapia e anti-estresse. Obrigado

    1. Olá Kadu,

      Se esses peixes de rio forem muito grande, irão comer seus molinésias. E você deve ver as características e parâmetros de água dessas especies que você deseja colocar juntas.

      Abraços

  2. Olá, eu tenho tres peixes espadinhas(espada) e 2 molinesias, gostaria de saber se eles podem brigar entre si já que os espadinhas são 2 femeas e 1 macho e os molinesias são 1macho e uma femea, a femea está gravida quais cuidados devo ter?? Obrigado e Amei seu blog…Você poderia me dizer alguns peixinhos que podem conviver com esse?

    1. Olá Amanda,

      O seus peixes são bem pacíficos e convivem bem com outros peixes. Mas podem ter brigas sim, causada por falta de espaço. É sempre bom observar.

      Sobre os cuidados com a fêmea “gravida”, você deve tirar ela de junto dos outros adultos antes de ela dar a luz aos filhotinhos, e logo após ela ter dado a luz, pode voltar ela para o aquário, mantendo os filhinhos separados até estarem com um bom tamanho.

      Abraços

    1. Olá Claudio,

      Você encontra rações para filhotes de peixes no mercado. Mas pode usar a ração em flocos normalmente, é claro que deve quebrar os flocos para que os mesmos caibam na boca dos filhotes.

      Abraços

    1. Olá,

      Alguns peixes podem se tornar territorialistas, é um comportamento totalmente normal, se isso acontecer você pode fazer 2 coisas, dar mais espaço para os peixes (ou aumentando o aquário, ou diminuindo a quantidade de peixes), ou então isolar o peixe que apresenta o comportamento agressivo, que normalmente será o maior dentre eles.

      Abraços

    1. Olá T,

      Sim, normalmente os peixes são bem esfomeados. Como na natureza eles devem comer o máximo que conseguirem quando se tem comida, visto que não se sabe quando será a próxima oportunidade de comer, eles carregam consigo esse habito quando levados aos aquários. Mas isso não quer dizer que estão sempre com fome. Alimentar de 1 a 2 vezes por dia já esta bom.

      Abraços

  3. Olá!!
    Tenho um aquário comunitário de 120 litros, comecei com o aquário no inicio de fevereiro,mas estou preocupada, pois os peixinhos estão morrendo mesmo com a filtragem, oxigênio e temperatura. Nesse pouco tempo nasceram vários platis, molinésia negra, consegui salvar alguns e coloquei em aquários menores. Mas tem um espadinha que é muito encrenqueiro e vive estressando os peixinhos, eles ficam quietinhos, com pontinhos brancos e morrem. Meu filho pequeno dar uma crise de choro pra cada peixinho que morre. Queria dicas pra tornar mais longa a vida dos peixinhos.Grata!

  4. Olá comprei alguns peixes para começar meu aquário, segui os passos que me deram na loja, mais assim que coloquei os peixes um molinesia, começou a pular bater no vidro e plantas, ficava parado de repente nadava pra todo lado e logo morreu, o que deve ter acontecido? sobraram 11 peixes, devo me preocupar?

  5. Tenho 1 molinesia negra (lira) macho e dua molinesia dálmata femea, gostaria de saber oque devo fazer para conseguir procria-los, meu aquário tem 12 litros e esta com plantas naturais, aquecedor, filtro, ph controlado, tenho também 1 platis e 1 limpa vidros.

    1. Olá Antonio,

      Assim que os peixes se sentirem confortáveis no aquário, eles irão se reproduzir. Só acho um pouco pequeno. Mas se manter apenas 4 peixes esta bom.

      Abraços

    1. Olá Jessica,

      Normalmente o macho é menor que a fêmea, e apresenta a nadadeira anal em formato cilíndrico, chamada de gonopódio. Já a fêmea é maior, com o ventre mais aredondado, e com a nadadeira anal em formato de leque.

      Abraços

  6. Olá!

    Comecei um aquário recentemente e escolhi uma molinesia macho e alguns paulistinhas rosa para compor o aquário. Gostaria de saber um pouco mais da relação dessas duas espécies?

    Obrigado

  7. Olá, eu ganhei um molly negro e no primeiro dia ela teve alguns filhotes. o que dar para eles comerem?? eles nao conseguem comer a ração em flocos nem a de bolinha

  8. Tenho 4 molinesia e 1 não está comendo há 3 dias. Fica escondida e a noite fica no topo do aquario apática. Não tem ictio pq já tive esse problema com outro peixe. Será bacteria? Sempre troco 30% da água e mantenho o filtro limpo. Socorro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *