Tudo o que você precisa saber sobre o Lebiste Guppy

Lebiste Guppy

O Lebiste Guppy é um peixe muito fácil e legal de se ter para começar um aquário. São peixes dóceis de uma gama de cores muito grande. E o mais legal é que se reproduzem muito fácil e  rápido.
É muito fácil distinguir o macho da fêmea. O macho tem uma calda muito maior e mais  colorida do que a fêmea.

Embora os lebistes guppys sejam muito fáceis de serem criados em um aquário, é importante  tomar alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e coloridos, segue a ficha técnica do Lebiste Guppy:

Nome Popular:
Normalmente o é conhecido como Guppy, mas você pode encontrar também pelo nome  Barrigudinho, Lebiste, Bandeirinha, Sarapintado, Peixe-Arco-Íris, Guaru-Guaru, Bobó,  Rainbowfish, Missionaryfish, Millionenfisch, Buntfleckkaerpfling entre outros.

Nome Científico:
Foi descoberto pelo pesquisador Wilhelm C. H. Peters em 1859 e batizado de Poecilia  reticulata.

Origem:
São peixes nativos do norte da América do Sul e América Central.

Dimorfismo Sexual:
O macho tem o corpo e nadadeiras coloridos e sua nadadeira caudal geralmente é do  mesmo tamanho do corpo e bem colorida. O Lebiste macho pode chegar a medir 3  centímetros.
A Fêmea é colorida somente no pedúnculo caudal e nadadeiras e mesmo assim bem mais  discreta que no macho, ela pode chegar a medir 5,6 cm.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitta ideal para o lebiste, a água deve estar entre 25°C e 30°C,  mas de preferência manter em 27°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 7.0 a 7.2, com um dH de 6 a 10.

Alimentação:
Os lebistes tem uma alimentação Onívora, comem várias coisas, vou listar algumas delas:  Tubifex, larvas de mosquito, drosófilas, artêmia salina, dáfnias, infusórios, microvermes,  enquitréias, minhocas de jardim, patê, ração entre outros.

Tudo o que você precisa saber sobre o Lebiste Guppy

Deixe aqui seu email para receber novidades.

40 comentários em “Lebiste Guppy”

    1. Olá Tina,

       

      Você pode procurar por sites que vendem esses peixes. Já fiz compra de peixes pela internet e, por incrível que pareça, os peixes são entregues via correio sem problemas maiores.

       

      Atenciosamente,

  1. Olá,

    Eu tenho 37 Guppys filhotes de pais diferentes. 1º Eu queria saber, como eu dou a minhoca da terra é pegar algumas minhocas da terra e lavar p/ dar a eles ou tem algo que picar em pedaços. 2º Os camarões que são artimédia né, eu dou de um por um ou posso solicitar uma quantidades pra os meus filhotes devorar. E onde eu encontro estes camarões. Já que eles são ornivoros né! rsrsr. Muito obrigada e agradecendo desde já!

    1. Olá Regina,

      Eu prefiro sempre indicar as rações industrializadas, do que minhocas. Mas caso seu peixe coma minhocas, tudo bem, não há problema.

      Sobre o que você chamou de camarão, deve ser artemias. Não são camarões, e você encontra para vender em lojas de aquarismo. São bem pequenas, e com isso você vai ter que colocar um punhado dentro do aquário e deixar os peixes irem atrás.

      Abraços

    1. Olá Pedro,

      São diversos os sites que vendem materiais para aquarismo pela internet, tanto produtos, como plantas e peixes. E muitos de qualidade e garantia que ficaria feio eu sitar alguns e deixar outros de fora dessa lista. Mas de inicio você pode procurar no próprio mercado livre.

      Abraços

    1. nas lojas existem varios tipos de lebiste cobra,pastel e etc… eu queria saber se eu posso fazer a reprodução com a especies de lebiste como cruzar o pastel e o cobra

      1. Olá Paulo,

        Pode sim, embora isso vá na contra mão do processo, pois a ideia é deixar a espécie cada vez mais pura para poder apresentar sua beleza máxima. Mas não impede que você as cruze entre si.

        Abraços

  2. gostaria de colocar no meu paulistinha e neon
    mais não sei se faz bem pois tem acara bandeira kinguio
    posso por junto sem problema ?
    meu aquário é 192 lt total de peixes é de 14 peixes pequenos

    1. Olá Wueslay,

      Não seria muito bom juntar peixes rápidos como o paulistinha com os Kinguios, eles podem acabar mordiscando o rabo dos peixes. Tirando esse não vejo problema em colocar esses dois peixes em seu aquário.

      Abraços

  3. nas lojas exeistem varios tipos de lebiste como cobra,pastel e etc.. eu queria saber se eu posso cruzar as especies de lebiste como cobra com o pastel e dar eu filhote com as duas especies

    1. Olá Paulo,

      Pode sim, embora isso vá na contra mão do processo, pois a ideia é deixar a espécie cada vez mais pura para poder apresentar sua beleza máxima. Mas não impede que você as cruze entre si.

      Abraços

  4. bom dia
    hoje ta fazendo 14 dias que nasceram meus filhotes de guppys
    e eu gostaria de saber com quantos dias posso colocar eles de volta com os pais?

  5. Comprei três casais a 5 dias e uma veio grávida, fiz uma criadeira caseira com com garrafa pet, e separei a fêmea grávida, ela está bem gordinha, mais não sei se já está perto de ter os filhotes.. Quero saber se estou certa em separar ela?

    1. Olá Cíntia,

      Sim, vocês esta certa. Deve deixar ela na criadeira até que ela de a luz aos filhotes. Depois disso pode colocar ela novamente no aquário.

      Abraços

  6. Olá!!!
    Hoje minha guppy teve somente 1 alevino, eu sei que ela ainda está grávida, mas é normal ela tem 1 alevino por dia?
    Agradecia resposta
    Obrigada pela atenção!!

  7. Olá, tenho um lago com carpas, e de acordo com algumas pesquisas na internet vi que estes peixes são bons para controlar as larvas de mosquito. Posso cria-los juntos?
    Meu lago tem aproximadamente 3.000lt de água com mais ou menos 15 carpas que varia de 10cm à 30cm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *