Tudo o que você precisa saber sobre o peixe Espada

Espada

Outro peixe bastante conhecido é o peixe espada. Ele leva esse nome pelo fato de que o macho  possui a nadadeira caudal em forma de espada, e é através dela que o macho se difere da fêmea,  sendo também, a fêmea maior e com a cor menos brilhante.

Os peixes espadas são muito sensíveis a baixas temperaturas e a doenças, por isso é importante  manter o aquário bem iluminado e com a temperatura entre 22° e 26°. Também deve-se manter a  água com um pH entre 7,2 e 7,4 e levemente dura.

Eles são bastante conhecidos pelos seu belos saltos, por esse motivo é muito importante manter o  aquário bem fechado para evitar que os peixes pulem para fora dele. E, dependendo do tamanho do  seu aquário, não coloque mais de um macho, porque eles costumam se estranhar. Eles são  peixes pacíficos mas podem molestar peixes de movimentos mais lentos.

A reprodução dos espadas é bem fácil, e a fêmea pode guardar o espermatozoide do macho por  até 4 partos mais ou menos.
Os alevinos já nascem nadando e é importante separar a fêmea dos outros peixes antes do parto,  para evitar dos peixes comerem os filhotes.
é bem fácil saber se a fêmea está grávida, normalmente ela apresenta uma mancha negra na base  do oviduto, é esse o sinal de que ela está prenha.

Embora os Espadas sejam muito fáceis de serem criados em um aquário, e importante  tomar  alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e  coloridos, segue a ficha técnica do Espada:

Nome popular:
São conhecidos com o nome de Espada

Nome científico:
Foi batizado de Xiphophorus helleri

Origem:
São peixes nativos da América Central (Sul do México), Guatemala e Honduras

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Espada, a água deve estar entre 20°C e 27°C,  mas de preferência manter em 27°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 7.2 a 7.4, com um dH de 8.

Alimentação:
Os Espada tem uma alimentação Onívora, comem várias coisas, vou listar algumas delas:  Tubifex, pulga d´agua, alimentos secos e vegetais (espinafre cozido e alface crua), entre  outros.

Tudo o que você precisa saber sobre o peixe Espada

104 opiniões sobre “Espada”

    1. tente ver o nivel do PH da agua temperatura e se tem aguma doença tenho  3 espadas e minhas duas femeas dão a "luz"(nascem os filhotes) bem e tem um otimo crescimento

    1. voce ve se tem mais cor em um e a qual tiver mais cor e macho ou voce pode ver por outras carcteristicas como nadadeira anau ado macho tem tres trassos normalmente sao grande e a da femea e 2 bem menores pois a a cria e bem facil da 30 a 40 alevinos

  1. tive 5 espadinhas, nasceu 9 filhotinhos morreram todos, inclusive os grandes.
    agora comprei mais 3, e coloquei em um aquario maior junto com outros peixes, tambem morreu.
     
    o que é PH ?
    grato.

    1. Olá Maiko,

       

      O Ph é a medida usada para verificar o quanto a água está ácida. Você encontra esse teste de Ph, em qualquer loja de aquarismo. É só pedir pelo kit de teste de Ph. É bem fácil de usar.

       

      É sempre muito importante controlar o Ph de um aquário para garantir a saúde de seus peixes.

       

      Abraços

    1. Olá Maiko,

       

      Exitem sim outras espécies de peixes territorialistas, os chamados “Brigões”. São peixes mais agressivos que os outros, e normalmente devem ficar sempre com peixes da mesma espécie para evitar problemas.

      Abraços

  2. Minha peixa teve filhotes, e morreu logo em seguida. Eu não sabia que ela tava gravida e no final os outros peixes comeram alguns filhotes e só sobrou 6..

    1. Olá Daniela,

       

      A maior parte dos peixes devoram peixes menores. Por esse motivo devemos tirar o peixe fêmea do aquário antes dele liberar os alevinos, deixando somente ele em um outro aquário. É importante retirar a mão após os filhotes terem nascidos, pois ela também pode comer os peixinhos.

       

      Abraços.

  3. Olá comprei um par de peixe espada , mais a agua da minha casa e meio salobra e é agua de poço , que cuidados devo tomar para eles sobreviverem bem ?

    1. Olá Tayrone,

      Você deve verificar as condições da água antes de colocar os peixes dentro dela. Se preciso, compre algum condicionador, encontrados em qualquer loja de aquarismo, para fazer com que os parâmetros dela fiquem adequados aos que os peixes precisam.

      Abraços

  4. um vendedor de uma loja de aquarismo, mim vendeu uma espada femea já prenha ele falou que seria bom deixar a femea aproximadamente meia hora no sol, asim ela liberaria os filhotes mas rapido.

    mas o que aconteceu foi que a espada ficou mt triste, e esta nadando diferente cm a cabeça enclinada para cima, acho que ela vai morrer. tem alguma sugestão para mim?

    1. Olá Jarbas,

      Nunca deixe os seus peixes no sol, isso ira aquecer a água fazendo com que o peixe morra.

      O ideal é esperar que a natureza siga seu curso natural. Quando chegar a hora o peixe irá dar a luz aos peixinhos.

      Procure deixar o seu peixe em um ambiente arejado e sem o contato com a luz direta do sol. Ajuste a temperatura da sua água para os níveis aceitáveis para o peixe.

      Abraço

    1. Olá Dayanne,

      pode sim, são peixes bem amistosos. Você deve prestar a atenção nas características de cada uma das espécies, se apresentarem níveis de Ph com o mesmo parâmetro, você pode colocar juntos no mesmo aquário.

      Consulte a lista de peixes no site para saber sobre as características de cada espécie.

      Abraços

  5. olá, Henrrique.

    tenho dois peixes espada e nehun dele tem a calda maior, mas tem um que tem algumas manchas na cor preta e é mais gordinho que o outro. Pode ser que são casais ou enganam.Não sei penso tambem que o da cor preta pode estar prenha, pois na resposta acima eu verifiquei que a femea pode guardar o espematozoide do macha em ate 4 gestaçães. Meu Deus!!!

    No aguardo.

    1. Olá Hugo,

      Normalmente a alimentação é feita de uma a duas vezes ao dia. Você deve alimentar com calma e ficar observando quando o peixe não procura mais a comida, nesse ponto é a hora de parar de alimentar.

      Abraços

  6. Oi
    Tenho 1 espada que ganhei mas minha casa é muito fria e não sei se a agua esta boa para ele… essa agua que eu coloco pra ele é de mina…
    Ele também não está comendo…
    O q eu faço

    1. Olá Danny,

      Primeiro você deve ver as características da sua água, como Ph, cloro, Gh, etc. Cada espécie de peixe tem uma resistência diferente para esses tipos de parâmetros. Procure adequar os parâmetros da sua água para as condições que o espada exige.

      Abraços

  7. Olá, tenho 1 fêmea e 1 macho (acho que é gay ¬¬’ )
    tenho eles fazem 5 dias e nada deles cruzarem o que sera que esta acontecendo?

    sera que devo dar mais tempos a eles, o dono onde comprei falo que o tio dele compro um casal e 2 dias depois já tinha filhotinhos… se alguém poder me ajudar ficarei agradecido!

    #Até

    1. Olá Luiz,

      A reprodução dos peixes irá acontecer naturalmente. Pode acontecer quando menos se esperar, basta ter calma.

      No caso do seu tio, ele já deve ter comprado a fêmea prenha.

      Abraços

    1. pqa femea está ovulando….é normal,se ela não quizer mais vc a retira do aquario ,ou o macho…coloca em outro ou em uma maternidade,vendem muitos tipos e muito boas…a femea dácria e os alevinos descem para a parte de baixo da maternidade,se vocenão tiver mais peixes no aquário,deixe apartede baixo aberta que eles saem e ocupam o aquário….

  8. meu peixe deu cria e morreu no mesmo dia, os filhotes tem 2 semanas e começou a morrer, acho que eles não estão comendo a ração que a mãe comia, o que devo dar para eles comerem?

  9. Eu ja tinha um espadinha macho, sendo que eu comprei mais tre ele matou o outro macho e dpois matou a feme que estava prenha eu separei ele dos outros que sobraram ,por ele pode ter feito isso?

    1. Olá Gabryella,

      normalmente os peixes espadas são calmos. Mas como o seu peixe Macho já estava no aquário antes do outros, ele era o líder, quando você colocou mais peixes espadas machos, ele precisou brigar pelo seu espaço, e isso pode ter causado esse comportamento.

      Abraços

  10. Olá Henrique. Estou montando um aquário plantado de agua doce. Ela já está montado e com a água ciclando e sem peixes. Estava pesquisando peixes para colocar nele e estava pensando em colocar espada, Guppy, Plati e Molinésia. Existe alguma restrição? Eles brigam muito?

    E o que significa a sigla dH?

    Obrigada,
    Mariana

    1. Olá Miriam,

      Você deve tomar muito cuidado em colocar peixes que suportem viver em uma água com o mesmo tipo de Ph. É sempre bom verificar a ficha de cada um dos peixes para saber se os parâmetros de água são compatíveis uns com os outros. Seguem os links de cada um dos peixes que você me perguntou:

      http://peixesdeaquario.com.br/peixes-2/peixes-de-agua-doce/poecilideos/molinesia-ou-molly/
      http://peixesdeaquario.com.br/peixes-2/peixes-de-agua-doce/poecilideos/espada/
      http://peixesdeaquario.com.br/peixes-2/peixes-de-agua-doce/poecilideos/platy-ou-plati/
      http://peixesdeaquario.com.br/peixes-2/peixes-de-agua-doce/poecilideos/guppy-de-endler/

      Abraços

  11. tenho um casal de espadas e desconfio que comprei a femea ja gravida por que elata meio gordinha e apresenta uma mancha negra no ovidudo (ventre) mas a mancha é bem clarinha queria saber se ela ta gravida mesmo?

    1. Olá Vithor,

      O peixe espada tem uma reprodução muito fácil, e não é raro você conseguir achar as fêmeas já gravidas para comprar. Continue companhado a evolução do quadro para confirmar a gravidez. 

      Abraços

    1. Sim, você pode deixar, mas ao notar que ela vai dar a cria, você deve separar ela dos demais peixes, pois os peixes adultos costumam comer oos filhotes.

      Após ela dar a cria, você deve voltar com ela para o seu aquário, mas manter os filhotes isolados até crescerem.

      Abraços

  12. Bom dia, meu filho ganhou um plati, já tem 1 mês e está bem legal, agora ganhou um espada albino, a noite ele tinha cauda, hj de manhã percebi que ele perdeu a espada, agora ele está com dificuldade de nadar, será que ele irá sobreviver? É normal isto acontecer? No aquário tem bomba e filtro, e o ph esta correto com o que lemos, o que pode ter acontecido? Obrigada.

    1. Olá Paulla,

      O que pode ter acontecido foi um briga entre os dois peixes. Como são dois machos, o plati, que já era o dono do território, estranhou quando outro macho, o espada, entrou nele.
      Agora você deve monitorar para saber se ainda estão tendo brigas, caso continue, você vai ter que separar os peixes. Lembre de analisar se o aquário tem espaço suficiente para os peixes, se eles podem fazer territórios em locais diferente dentro do aquário. Se o aquário for muito pequeno, pode acontecer essas brigas entre machos.

      Já sobre sobreviver, isso irá depender muito do peixe. Mas caso ele morra, não desanime, são com esses aprendizados que começamos a entender melhor a vida dos peixes.

      Abraços

  13. Eu tenho 2 espadas, um macho e uma fêmea. A minha fêmea estava prenha e morreu inchada, sem dar cria! O ph e a temperatura da água estão de acordo e isso já aconteceu outra vez! O que eu devo fazer?  Obrigada.

    1. Olá Gabbi,

      Realmente a causa da morte não ficou bem clara. 

      Vou ter que estudar melhor para ver se encontro alguma explicação para esse fato. Enquanto isso, tente fazer com que a água não venha a sofrer uma variação brusca de temperatura e Ph.

      Abraços

  14. Olá, meu peixe espada deu cria e já separei os alevidos em outro aquário. Gostaria de saber quanto tempo demora para eu poder passar eles para o aquário maior junto com os demais peixes.

    1. Olá Brenda,

      Esse tempo irá variar bastante, mas você pode juntar os peixes em aquário só, quando achar que os filhotes não são mais tão pequenos que possam servir de comida para os adultos.

      Recomendo você esperar eles chegarem a ter metade do tamanho de um adulto, ou um pouco menos, ai já pode juntar.

      Abraços

  15. Olá , tenho um aquário pequeno, sou criadora inicial e não sei nada sobre peixes. No meu aquario tenho dosi peixes espadas (fêmea) e dois paulistinhas. Notei que os peixes espadas estão brigando o tempo todo a maior fica acuando a menor que tenta se esconder todo tempo. O que posso fazer quanto a isso??

    1. Olá Vanessa,

      Esse é um comportamento natural dos peixes. Você tem que avaliar se o aquário não esta muito apertados para os 4 peixes, caso esteja, pode ser um dos motivos dessa competição entre as duas fêmeas.

      Sugestão, se os peixes não estão se machucando, só observe, de um tempo para ver o que acontece. Em muitos casos as disputas param com os dias. Mas caso os peixes estejam se machucando, ou então não pararem de brigar ao longo do temo, ai aconselho você a tentar trocar uma das fêmeas por um peixe espada macho, ou então por um outro paulistinha.

      Abraços

    1. Olá Brenda,

      Esse tempo irá variar bastante, mas você pode juntar os peixes em aquário só, quando achar que os filhotes não são mais tão pequenos que possam servir de comida para os adultos.

      Recomendo você esperar eles chegarem a ter metade do tamanho de um adulto, ou um pouco menos, ai já pode juntar.

      Abraços

  16. Olá, Primeiramente gostaria de agradecer o esclarecimento prestado, realmente meus peixinhos pararam de brigar, e sairam ilesos.
    Agora tenho uma nova dúvida, como falei anteriormente, sou criadora inicial e não sei nada sobre peixes. Tenho dois peixes espadas fêmeas em meu aquário e observei que em uma delas aparece tipo um “cordãozinho” pendurado, mas este some e reaparece. Isso é natural ou é indício de algum problema??

  17. Olá, tenho 4 espadas femeas e um macho, duas espadas estavam com a mancha escura no ventre a pouco mais de um mes e agora uma delas esta sem a mancha escura porem nao vejo nenhum filhote na agua e ela continua gordinha. Sera que o frio desse inverno matou eles??
    A outra femea continua com a mancha escura.

    1. Olá Eduardo,

      Não posso lhe dizer sobre a temperatura ter feito mal para os filhotes. Mas quando a fêmea esta gravida, ela fica bem “gordinha”. É bem fácil de notar.

      Abraços

  18. Outra dúvida que eu possuo, tenho uma espada matriz, ela é maior que as outras.
    A espada matriz pode reproduzir com o macho que é espada normal??
    Aguardo resposta, obrigado.

    1. Olá Eduardo,

      Pode sim, a única diferença é que os peixes matrizes, são aqueles exemplares mais bonitos, que possuem uma genética boa, e o cruzamento entre ele, certamente dará crias bonita. Se uma matriz cruzar com um macho comum isso pode não acontecer. Mas essa pureza é só exigida por criadores de competição de alto nível.

      Abraços

    1. Olá Brenda,

      Logo antes de dar a a luz, da para notar os olhinhos dos peixes através da pele da barriga da fêmea. Mas o período gestacional dura em média 40 dias.

      Abraços

  19. Boa noite, quero uma ajuda. Ganhei um aquario de 10l com 9 espadas, acabou morrendo 1 por causa do frio, comprei um aquecedor compativel. Depois morreram 6 e nao sei pq. Ai decidi compra uma bomba com filtro que me foi indicado por uma loja da Cobasi, comprei mais espadas, não se passaram 24h todos morreram só restando os peixes q ja estavam no aquario. Nao sei mas o que fazer, algu´me pode me ajudar???

    1. Olá Cibele,

      Muito provavelmente os parâmetros da sua água estão fora do padrão de o espada suporta. Monitore o nível de pH para ver se esta de acordo.

      Abraços

  20. meu espada nao quer comer é um macho e uma femea eu botei 4 flocos de manha para os dois so que sai e quando voltei botei mais 3 so que nenhum dos dois comem, passam em baixo da comida e mas nada. por favor me ajude rapido.

  21. Olá, comprei um aquário grande a pouco tempo com suporte, bomba… Tudo bem certinho para não haver problemas. Porém, não consigo tampá-lo, graças a bomba e os peixes estão pulando para fora. É normal isso acontecer? Tem alguma opção no mercado que consiga solucionar meu problema? Desde já agradeço. Espero resposta!

    1. Olá Jefferson,

      Normalmente, quando os peixes ainda estão em faze de adaptação, ou disputas pelo território, eles podem pular sim. Um solução até eles se acalmarem é você comprar uma dessas telinhas que se utiliza nas janelas de casas de fazenda para evitar a entrada de mosquitos.

      Abraços

  22. Olá, eu comprei um aquário com 8 peixinhos para o meu filho faz 2 dias e pelo o que li são peixes espada, tem uns maiores e outros bem pequeninos. E dois deles já morreram e tem outro deles bem quieto no fundo do aquário, eu coloco a ração que o moço que vendeu deu e eles quase não comem. Queria saber se alguém pode me ajudar na criação deles, não sei como fazer com que fiquem bem. Tive um Beta a uns meses atras e ele morreu, ele só ficava no fundo do aquario, mas pelo menos subia para comer. ;s

    1. Olá Nathália,

      Primeiro você deve monitorar os parâmetros da água de seu aquário, como temperatura e Ph. Cada peixe tem uma condição ideal. Em seguida deve fazer com que a água fique sempre limpa e saudável para os peixes. Para esse segundo passo, leia esses dois post abaixo:

      http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/dicas/manutencao-de-aquarios/aprendendo-sobre-a-filtragem-do-aquario/

      http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/limpeza-do-aquario/

      Abraços,

  23. Olá, minha filha ganhou um peixe espada e como eu ainda não pude comprar um aqurio coloquei o em uma recipiente de vidro, só que no dia seguinte o vidro estava rachado e vazando a agua, então eu passei o peixe para um vidro grande (de palmito) com 1,5L de água e qual não foi minha surpresa ao ver que o vidro amanheceu rachado também. Fui forçada a providenciar um aquário. ( risos) Será que foi o peixe que bateu no vidro até que ele quebrasse?!?!

  24. Bom dia,
    minha espada estava bem barrigudinha, separei ela em outro aquario, porem pude observar desde ontem que ela estava fazendo muitas fezes e de cor bem escura(preta mesmo), e a barrigua dela murchou, sera que ela perdeu os filhotes, ou nem estava prenha?

    1. Olá Fábio,

      Se ela não esta com a barriga grande muito provável de não estar gravida mais. Pode voltar ela para o aquário junto com os outros peixes.

      Abraços

      1. Ok, mais minha dúvida é, se ela estava gravida ou estava com algum problema de intestino que fez ela ficar barriguda, e que após fazer as fezes escura a barriga murchou.

        Att.

    1. Olá Luis,

      A reprodução acontece de forma natural, não conseguimos forçar esse processo. No máximo ajudar com as condições ideais para isso ocorrer. Mas eu sugiro você prestar a atenção na quantidade de peixes, e nos parâmetros da água de seu aquário.

      Abraços

  25. Olá,ganhei Uma femea de peixe espada ela veio prenha e nao sabia, qunado acordei no dia seguinte ela tinha dado a luz, depois peguei um macho, ela deu a luz de 13 filhotees morreram 3,eu não tenho um aquario, eu os mantenho em potes de vidros medios, eu queria saber se eles vivem sem a bomba de oxigenio, e oque e melhor pra mim fazer com os filhotes pra eles sobreviverem? e com os adultos tb , espero sua resposta urgente!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Olá Raphael,

      Realmente você deve separar os adultos dos filhotes. E sim, pode ser em pote de vidro médios, desde que você troque metade da água pelo menos 2 vezes por semana.

      Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>