Pintado Albino

O Pintado Albino é um peixe muito apreciado pela culinário e pescadores esportivos, mas também são muito procurados por aquaristas de peixes jumbos, devido a sua beleza e comportamento. Ele possui um corpo alongado e apresenta couro ao invés de escamas. E quando não esta na condição de albino, apresenta uma coloração acinzentada com diversas pintas pretas em formato cilindríticas.

Outra característica muito peculiar do pintado é a sua cabeça, que é bem grande, chegando a ter entre 1/4 e 1/3 do tamanho total do peixe, e é também a cabeça mais larga dentre os peixes de mesmo gênero. Com isso o Pintado também apresenta uma boca bem grande, que irá ser capaz de engolir peixes de porte razoavelmente grande, por esse motivo é muito importante ter um cuidado maior ao colocar pintados em lagos ou aquários.

Por falar nisso, esses são peixes que devem ser mantidos em grandes tanques ou então em lagos artificiais, e devemos evitar aquários com dimensões pequenas, tudo isso devido ao tamanho que o Pintado alcança quando adulto. Embora sejam pequenos quando ainda alevinos ou juvenis, eles logo logo irão atingir proporções bem grande. Já com relação ao comportamento, esses são peixes pacíficos e sedentários, preferindo ficar parados próximos ao substrato, sendo mais ativo durante o período noturno, que é inclusive quando ele aproveita para se alimentar.

Quando falamos de dimorfismo sexual, ele ainda é desconhecido nos pintados, ou seja, não sabemos uma maneira de diferenciar o macho da fêmea, mas já conseguimos reproduzir esses peixes em cativeiro, embora essa reprodução não seja muito fácil e acessível a todos os aquaristas.

Embora o Pintado Albino seja fácil de ser criada em um aquário, e importante  tomar  alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e  coloridos, segue a ficha técnica do Pintado Albino:

Nome Popular:
São conhecidos com o nome de Pintado Albino, mas também são conhecidos simplesmente como Pintado.

Nome Científico:
Foi batizado de Pseudoplatystoma corruscans

Origem:
São peixes nativos e encontrados na América do Sul.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para a Pintado Albino, a água deve estar entre 22°C e 28°C,  mas de preferência manter em 26°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 6.0 a 7.0

Alimentação:
A Pintado Albino tem uma alimentação Carnívora, que quando na natureza irá comer principalmente outros peixes, e como ele possui uma boca e estomago razoavelmente elástico, ele pode comer peixes de tamanho relativamente grande em comparação ao seu próprio tamanho. Quando em aquários, pode chegar a aceitar rações para peixes carnívoros.

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *