Peixe Texas Balão

O Peixe Texas Balão é o único ciclídeo que tem sua ocorrência natural na America do Norte, e assim com outros ciclídeos são bastante territorialistas, o que nos leva a indicar o convívio desses peixes sempre em um casal por aquário. No caso de aquários comunitários, os machos devem ser mantidos fora, usando apenas as fêmeas, bem como no caso do peixe Betta.

O Peixe Texas Balão é um peixe que gosta muito de esconderijos como troncos e rochas, ondem podem se abrigar caso precisem, e também são excelentes cavadores, por tanto um aquário com esse peixe deve conter obrigatoriamente troncos ou rochas formando tocas ou espaços para eles se abrigarem e um substrato fino, como areia fina, para facilitar para os peixes seu comportamento natura de cavar.

O Texas balão é um peixe ovíparo, que ira limpar muito bem o local escolhido para a sua desova, normalmente isso acontecem em uma superfície plana, como uma rocha ou tronco. Logo após a fêmea depositas os ovos e o macho os fecunda, passado assim, o casal a cuidas dos ovos e protege-los contra predadores. Após 2 a 3 dias, o ovos eclodem, de inicio os alevinos irão se alimentar da próprio saco vitelino, mas logo que ele acabar irão começar a nadar livremente ao lado dos pais.

Mesmo que o Peixe Texas Balão  seja relativamente muito fácil de ser criado em um aquário, e importante  tomar alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-lo ainda mais  vistoso e  colorido, segue a ficha técnica do Peixe Texas Balão:

Nome Popular:
São conhecidos com o nome de Peixe Texas Balão

Nome Científico:
Foi batizado de Herichthys cyanoguttatus

Origem:
São peixes encontrados na América do Norte, mais especificamente na drenagem do Rio Grande no Texas.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Peixe Texas Balão, a água deve estar entre 22°C e 30°C,  mas de preferência manter em 26°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 6.5 a 7.5.

Alimentação:

O Peixe Texas Balão tem uma alimentação Onívora, que irão aceitar muito bem qualquer tipo de ração industrializada, podendo chegar a subir a superfície para se alimentar na mão de seu dono. É sempre importante oferecer alimentos vivos pelo menos uma vez por semana, mas sempre alimentos de qualidade, pois isso irá influenciar totalmente na saúde e qualidade de vida deles. Outra dica importante na hora da alimentação, é oferecer uma ração a base de proteína vegetal pelo menos uma vez por semana, isso ajuda a evitar que os peixes acabem por mordiscarem as plantas de nossos aquários.

peixe-texas-balao

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *