Peixe Papagaio

O Peixe Papagaio é um peixe de porte grande, chegando a alcançar aproximadamente 25 centímetros quando adulto, e que pode chegar a viver até 10 anos ou mais. Contudo não são peixes fáceis de serem mantidos em aquário, assim como a maior parte dos ciclídeos, eles também são peixes agressivos e territorialistas, preferindo sempre ficar sozinhos, mas quando o aquarista já possui uma experiência maior, assim como o tamanho do seu aquário, esse peixes pode ser introduzido na presença de outros peixes.

Não são peixe que encontramos na natureza, visto que seu aparecimento veio através do cruzamento entre duas outras espécies de ciclídeos (Amphilophus Citrinellus X Paraneetroplus Synspilus) feito em cativeiro, nascendo assim o peixe papagaio. Esse procedimento foi feito em Taiwan nos anos 80. Desse cruzamento foram criados diversas variedades de cores incluindo uma variedade de peixe que não possui nadadeira caudal e o seu copro lembra o formato de um coração.

A Peixe Papagaio possui um dimorfismo sexual muito difícil de ser identificado, e isso só é possível no final da fazer juvenil, onde a fêmea irá apresentar o ventre ligeiramente mais roliço do que o ventre no macho.

Mesmo sendo um pouco mais complexo de ser mantido em aquários, o Peixe Papagaio requer alguns cuidados para poder ter sua vida útil aumentada e deixá-los ainda mais vistosos e coloridos. Segue a ficha técnica do Peixe Papagaio:

Nome popular:
São conhecidos com o nome de Peixe Papagaio

Nome científico:
Foi batizado de Amphilophus Citrinellus X Paraneetroplus Synspilus

Origem:
São peixes que foram criados em cativeiro vindos do cruzamento entre duas espécies.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Peixe Papagaio, a água deve estar entre 22°C e 28°C, mas de preferência manter em 25°C.

Água:
O pH da água deve ficar entre 6.5 a 7.4.

Alimentação:
O Peixe Papagaio é um peixe de alimentação onívora, que irá comer absolutamente tudo o que for oferecido a ele, seja alimento vivo, congelado, rações granuladas, rações flocadas ente outros. Mas mesmo assim devemos ter alguns cuidados na hora da alimentação, onde o importante é oferecer alimentos vivos de qualidade, pelo menos uma vez por semana, e procurar variar bastante nas rações, apresentando uma dieta também com proteína vegetal e spirulina, o que fara com que o peixe sempre fique saudável.

Deixe aqui seu email para receber novidades.

13 ideias sobre “Peixe Papagaio”

  1. Uma contribuição para menção dos nomes científicos na página:

    Regra para nomes científicos: primeiro nome é o gênero que deve ser escrito com a primeira letra em Maiúsculo e o restante em minúsculo, o segundo nome é o epíteto que deve ser escrito com letra minúscula; o nome ainda deve estar em itálico.

  2. Tudo bem?
    Tenho trem rês peixes papagaio em um aguario de 200x40x40, porubeem tenho duvida referente ao seu tamanho. Dizem que pode atingir 25cm, mas já vi em videos you tube peixe papagaio bem maior como sei que os meus não atingiram tamnhos superiores?

  3. alguem poderia me explicar eu comprei o par de peixe papagaio bem pequeninho pra fazer o teste com os outros peixe s q no aquario estão, os mesmo se aadptaram bem no aquario eles mandam nele .e Cresceram agora os dosi pagagaios estão abrindo um burraco no fundo do aquario tiraram todas as pedras do lugar isso e normalq devo fazer sobre isso fecho o burraco q eles fizeram , tiraram pedra por pedra..

    1. Esse comportamento é normal em ciclídeos , eles deixam o aquário a gosto deles ,não é recomendado tampar o buraco , pois os peixes podem se estressar.

    2. Amigo pelo o que eu tô pesquisando isso é normal, ele vai meche nas pedras, plantas, substrato num caso tudo eles tem preferência por tocas pra pode marcar o seu território.

    3. Este comportamento é normal nos ciclídeos. Fazem isto com a finalidade de criarem tocas. Tente colocar rochas com espaços para eles se abrigarem, talvez ajude

  4. Tenho um Papagaio há aproximadamente três semanas e ele sempre se mostrou muito ativo e brincalhão. Hoje ele amanheceu estranho, ficando deitado no fundo do aquário muitas vezes até de barriga para cima e dando uns “rolês” repentinos na coluna d’água. Alguém poderia me dizer se isso é um hábito da espécie ou se é algo errado?

    1. Natália as vezes você acha que ele está mas brincando na vdd ele pode estar nervoso. Acontece em casa quando alguem chega perto e fica mexendo, ficam pensando que ele está alegre etc, mas não é bem assim…

  5. O meu já deve estar com 20 cm. Mas vive sozinho no aquário de 60 litros. Ele tem 7anos, se alguém tiver interesse de comprar, me avise (Facebook Leticia Kinoshita) de Barretos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *