Tudo o que você precisa saber sobre o Betta ou Peixe de Briga

Peixe Betta ou Peixe de Briga

O Peixe Betta ou Betta Splendens, é o peixe mais popular do mundo. Mas o peixe Betta na forma como o conhecemos é resultado de uma mutação genética feita pelo homem, o Betta selvagem não é colorido e nem tem as grandes caudas que conhecemos.

É um peixe de temperamento agressivo com outros peixes da mesma espécie, e por conta desse comportamento ele ganhou o nome de “Peixe de Briga“, onde em alguns países o Betta é colocado para lutar até a morte em rinhas onde é apostado dinheiro.
São peixes extremamente resistentes podendo sobreviver a habitat com pouca ou nenhuma movimentação da água e pouco oxigênio. O Custo para manutenção do Peixe Betta é bem baixo e os cuidados requeridos são bem pequenos, porem o peixe pode viver por vários anos, desde que o dono tome alguns cuidados básicos na alimentação e manutenção do aquário ou beteira.
Embora o Betta seja muito fácil de ser criado em um aquário, e importante  tomar alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e coloridos, segue a ficha técnica do peixe Betta:
Nome Popular:
Normalmente o é conhecido como Betta, mas você pode encontrar também pelo nome Peixe de briga.
Nome Científico:
Foi batizado de Betta splendes.
Origem:
São peixes nativos da Ásia.
Dimorfismo Sexual:
As fêmes são menores do que os machos, mas essa não é a única diferença entre eles, os machos possuem as nadadeiras e cauda muito mais vistosas do que as das fêmeas entre outras diferenças.
Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Betta, a água deve estar entre 24°C e 30°C,  mas de preferência manter em 27°C.
Água:
O  pH da água deve ficar entre 6.0 a 8.0.
Alimentação:
Os Betta tem uma alimentação carnívora, comem várias coisas, vou listar algumas delas:  Alimentos vivos como crustáceos bentônicos, insetos (mosquitos, larvas), outros invertebrados e aceitam muito bem alimentos industrializados como rações.
Tudo o que você precisa saber sobre o Betta ou Peixe de Briga

73 opiniões sobre “Peixe Betta ou Peixe de Briga”

  1. Gostei muito das informações,pois comprei uns peixinhos para meus filhos,que não duraram nem um mês,não me foi passado nenhuma dessas informações.(a única que ele passou e acabei nãoseguindo é a de que  cada um poderia comer apenas 2 bolinhas de ração ,acabei colocando bem mais do que isso!
     

    1. Olá Lademir,

       

      Você pode até colocar peixes Bettas, macho e fêmea juntos em um aquário sim, desde que tenha locais para a fêmea se esconder do macho.

       

      Mas isso não é muito aconcelhavel.

       

      Abraços

    2. Eu ja tive quatro bettas em um só aquário, 2 fêmeas e 2 machos para ver se eles reproduziam. Mas o resultado foi os 4 mortos… acho que tem uma época que a fêmea está no cio e pode juntar com um macho, mas depois que eles reproduzirem, tem que separa-los. ( Eu acho )

      1. Você está correto Marcelo, a reprodução dos peixes Bettas é bem complicada, temos que seguir uma sequencia de passos e prestar a atenção em alguns sinais dos peixes.

        Mas iremos faler nisso em um post só para esse assunto.

         

        Abraços,

  2. Bom dia,
    Quero colocar um betta no meu comunitário de 180 litros mas tenho algumas dúvidas, se alguem puder me ajudar agradeço muito.
    Minhas dúvidas são:
     O betta se da bem em um comunitário com Acarás Bandeira pequenos?
    Li em um site q o betta nao se da bem com colisas e queria saber se é verdade.
    Qual é mais aconselhável para um comunitário , um macho ou uma fêmea ?
     

    1. Olá Arickson,

      Se você vai colocar um Betta em um aquário comunitário, sem duvidas o melhor é uma fêmea. Ela ira se dar bem com qualquer um. Mas o macho também pode ser colocar, especialmente em aquários grande, onde há espaço para eles e os outros.

      Procure não arriscar muito com os macho, e sempre é bom ficar de olho. Caso apareça algum peixe machucado ou você comece a ver brigas frequentes é bom separar.

      Abraços

  3. Beta costumar soltar uma especie de baba
    na água ñ sei dizer se e nervoso porque cubro o aquario p/
    ficar mais escurinho pra ele ou se e tranquilidade que ele sente!
    Já ouviram falar sobre isto?fico curiosa…

    1. Olá Luciana,

      Essa “Baba”, é o ninho deles. Faz parte do processo de acasalamento e procriação. Não tem necessidade de se preocupar, e nem de cobrir o aquário.

      Abraços

    1. Olá Alexandre,

      Sim, os filhotes devem ser separados. Mas no começo é o pai (peixe macho), que irá cuidar dos filhotes. Iremos falar sobre o processo de procriação dos bettas em um próximo post.

      abraços

    1. Olá Shiko,

      A reprodução dos peixes Bettas é um pouco complexa. Mas você não deve deixar eles juntos antes do momento exato.

      Iremos falar sobre isso em um outro post.

      abraços

    1. Olá Andréia,

      Você deve alimentar entre uma e duas vezes o seu peixe, sempre dando a ração em pequenas quantidades, assim que seu peixe perder o interesse pela ração está na hora de parar de colocar.

      Abraços

    1. Olá Jhaninny,

      Você deve alimentar entre uma e duas vezes o seu peixe, sempre dando a ração em pequenas quantidades, assim que seu peixe perder o interesse pela ração está na hora de parar de colocar.

      Abraços

    1. Olá Alan,

      Você tem que pesquisar antes de comprar os peixes, quais dele vivem em condições de água semelhantes aos que você deseja colocar junto. Assim não haverá problemas futuros.

      Abraços

      1. Corlisa ou corliza (, não sei o certo), tb cruzeiro, néon fica ótimo tb. Tenho vários peixes junto com 3 betas fêmeas, tenho até um king , mas os outros eu não guardo o nome. Quem me orienta ‘e o vendedor.

  4. coloquei um beta junco com alguns paulistinhase alguns kings,ele matou um paulistinha e anda perseguindo até os kings que são bem maior q ele.o jeito é isolalo mesmo ou existe outra alternativa???

    1. Olá Pablo,

       

      Os peixes Bettas machos são muito territorialistas, e isso faz com que ele brigue com outros peixes. Para colocar ele junto com outros peixes, você deve tomar cuidado vendo se seu aquário tem espaço suficiente para os outros peixes se manterem afastados do Bettas. Caso contrário é bom separar o Betta dos demais peixes.

       

      Abraços

    2. Os peixes pequenos acabam beliscando os grandes, mas se o seu beta for macho já e’ de briga por natureza, por isso bate no king. Com os pequenos ele deve se dar bem se chegar depois deles no aquário … Chegando primeiro no aquário ele e’ o dono do território … Coloca o king primeiro e depois de umas semanas coloca o beta… As vezes funciona, depende do beta tb..

    1. Olá,

       

      Os peixes Bettas fêmeas podem ser criados em um aquário só sem problema, ele convivem normalmente uns com os outros. Já os macho são territorialistas, e esses não devem ser colocar na presença de outros peixes Bettas.

       

      Abraços

    1. Olá Nola,

       

      Pode colocar sim, mas preste a atenção se o espaço do aquário é suficiente para os outros peixes se manterem afastados, pois os Bettas machos são bem teritorialistas. E lembre-se, nunca coloque dois Bettas dentro do mesmo aquário, salvo se for duas fêmeas.

       

      Abraços

    1. Olá Alex,

       

      Um aquário deve ser limpo uma vez por semana. Mas a limpeza de um aquário não quer dizer que você tem que esvazia todo ele. Basta filtrar o fundo e trocar mais ou menos 1/3 do volume da água. Isso irá manter a saúde do mesmo.

       

      Mas fica tranquilo que vamos preparar um novo post para essa sua duvida, que por sinal é uma duvida muito frequente.

       

      Um Abraço,

  5. Tem varias duvidas sobre peixes bettas. Mais por enquanto vou postar so duas de minhas duvidas. Uma delas é a seguinte pode se juntar uma beta femea com um paulistinha macho e qual especie o tipo de peixes se dara essa junção. A outra pergunta é no geral. Quais são as especies perfeitas para ser usada na procriação e quantos peixinhos filhotes nascem nos dois casos?

     

    1. Olá Renato,

      Você pode colocar dentro do mesmo aquário o peixe Betta fêmea e o paulistinha. Normalmente o peixe Betta macho é que é mais agressivo e territorialista. Sobre a reprodução de peixes de diferentes espécies, isso não ocorre naturalmente na natureza, portanto pode colocar os dois juntos sem medo deles procriarem.

      Abraços

    1. Eu tenho 3 betas e 12 néon, 2 corliza (ou corlisa), 2 cruzeiro, e mais uns 4 pequenos que não guardei o nome… Os betas são fêmea .. Tudo uma nice, sem brigas.

    1. Olá Herica,

      Pode colocar com outras espécies sim, mas se o peixe for um peixe Betta macho, você deve colocar em um aquário com bastante espaço para que os outros peixes fiquem longe dele.

      Abraços

  6. Boa noite.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre o Beta. Eu comprei um Beta para o meu filho, e a moça na loja me deu as seguintes instruções(q eu nem sei se estão mesmo corretas):
    - dar 3 bolinhas de ração 1x no dia (eu achei pouco…pois li q se pode dar 2x no dia… é isso mesmo?)
    - trocar a água toda 1x na semana (não sei se devo trocar tudo só qdo a água estiver mto suja, ou se sempre deixa um pouco da água “velha”)
    - usar o aquecedor toda noite durante o inverno
    Essa é a minha maior dúvida…acabei comprando um na própria loja junto com o aquário…é um aquecedor pequenininho, de 2,5w(já q o aquário é pequeno)…eu tenho lido q alguns indicam o uso do aquecedor para manter a temperatura acima dos 27°..outros não gostam…
    O meu irmão já teve um Beta, e eu não lembro dele usando o aquecedor…mas isso foi qdo eu estava morando em Minas.
    Agora eu estou morando RS, e no inverno realmente a água fica muito fria…então tô perdida se uso mesmo ou não!! pois a moça disse pra usar a noite toda…e nos dias mais frios usar um pouco durante o dia tb… essa informação é correta?? posso mesmo usar?? será q não faz mal ficar nessa variação de temperatura na água??
    Obrigada!

    1. Olá Fernanda,

      Quanto a alimentação, é sempre recomendável você alimentar seu peixe com paciência e tempo, comece colocando as 3 bolinhas, se ele comer as três coloque mais um ou duas, e repita até o peixe perder o interesse na ração. Isso pode ser feito uma vez de manhã e outra de noite. Mas procure observar se não esta sobrando ração dentro do aquário, caso isso aconteça diminua a quantidade.

      A troca da água é sim necessária, mas não a água toda, apenas 30% do volume total. É muito importante que fique água antiga no aquário. Torne esse um hábito semanal.

      A temperatura ideal da água para um peixe Betta deve estar entre 24° e 30°. Mas tente não ficar variando muito essa temperatura. Como ai no RS o inverno é bem rigoroso. E seu aquário deve ter um volume reduzido, recomendo sim o uso do aquecedor, uma vez que você já o possui. Tente controlar a temperatura para que ela fique sempre bem perto dos 27°C, assim você usa o aquecedor sempre que precisar para manter a água nessa temperatura. Eu utilizo um termômetro no meu aquário para monitorar a temperatura. Mas não deixe aquecer ou esfriar muito a água. Essa variação de temperatura é muito ruim para os peixes.

      Abraços

    1. Olá Ponca,

      Essa é uma questão que varia muito. Mas o peixe Betta fêmea coloca muitas ovas por vez. É sempre uma cria bem generosa.

      Abraços

  7. Eu tenho um beta que comprei bem filhotinho,era bem alegre,de repente ele começou a crescer e ficar só no fundo,passa mais de 5 horas ou até mesmo o dia inteiro parado no fundo,raramente sobe pra pegar ar,e não come mais,ele fica camuflado em umas pedras da mesma cor dele,o que pode estar acontecendo?

    1. Olá Adelle,

      Normalmente o peixe não precisa subir para pegar ar, e uma característica do Betta é realmente ficar mais parado.

      Mas fique de olho, ou a sua água deve estar com algum problema (muito quente, ou com o Ph alterado), ou ele pode estar doente.

      Abraços

  8. Olá, Henrique!
    Primeiramente, parabéns pelo site! Eu sou absurdamente leigo quando o assunto é peixes e aquários, mas as suas explicações são muito simples de se compreender!
    Eu estou querendo presentear uma pessoa muito querida com um Betta. Então, a minha dúvida é a seguinte: um Betta macho vive bem sozinho em um aquário daquele redondinho bem tradicional? Aquele que costumar aparecer em filmes com um tradicional peixinho dourado rs…
    Obrigado!

    1. Olá Rafael,

      O peixe Betta é um peixe bem resistente, e irá sim sobreviver em um aquário desses pequenos e redondos. Embora essas não sejam as condições ideais. 

      Sugestão, tente colocar algum tipo de enfeito, pode ser artificial mesmo, para quebrar um pouco a monotonia do aquário vazio. Mas caso o aquário venha ser muito pequeno, e os enfeites tirem o espaço do peixe, é preferivel mater sem enfeitos e com mais espaços.

       

      Abraços

    1. Olá Franciele,

      Você pode esquentar um pouco da água em um copo, e ir colocando no aquário bem lentamente. Mas cuidado, você não pode fazer a temperatura variar muito rapidamente, e nem ficar muito quente.

      Abraços

  9. Meu peixe fica deitado en cima da bomba levei um susto pensei q estava morto nunca vida peixe deitar e coloquei dois beta dentro do
    aquário e ate agora nada nem se quer se estranharam

    1. Olá Andreia,

      Os Bettas são peixes que ficam mais parados sim. Não precisa se assustar não. Mas fique atenta, se ele apresentar falta de apetito pode ser um sinal de doença.

      Se você colocar dois peixes Bettas fêmeas no mesmo aquário não vai ter problemas, mas dois machos sim, sugiro não deixar 2 macho juntos.

      Abraços

  10. para fazer o cruzamento dos bettas, vc tem q deixar o betta macho ver a femeá, coloque-o perto do aquário onde esta a betta femeá, dias depois ele vai começa a fazer o ninho, q é umas bolhas em cima do aquário quando estiver com muitas bolhas em cima do aquário é a hora de vc colocar a betta femeá ele ira abra ela e ela ira boia soltando os ovos, o betta macho ira recolher todos os ovos e coloca-lo nas bolhas q ele fez observe eles vão vaze isso durante um tempo, quando a femeá rejeitar o macho e hora de tira a femeá o macho ira cuidar dos filhos ate eles começa a nadar sozinhos espero ter ajudado

      1. Olá Claudimar,

        Exatamente, nessa faze, com mais ou menos 5 dias do nascimento, o macho deve ser separado dos alevino, para evitar que o macho os coma.

        Abraços

  11. Vou contar aqui meu caso, do meu betta sem testosterona. hahaha
    Eu estava trabalhando numa pet shop quando comprei o meu atual Betta, e desde o começo reparei que eles eram meio.. diferentes. Além de serem bem menores que os bettas que costumamos ver por aí (os machos eram um pouco menores que fêmeas de betta “normais” e as fêmeas eram um pouco maiores que paulistinhas), reparei que eles não davam a mínima pra presença um do outro, com os aquários lado a lado. No começo achei que eles deviam ser muito novinhos, pois nem ninhos de bolha faziam. Talvez fossem mesmo.
    O caso é que levei um macho dessa ninhada para casa, e ele ficava em uma betteira de 2 litros, sempre muito quieto e paradão. Nada muito anormal, pra um betta. No começo ele se assustava com qualquer movimento ao redor, e se escondia entre as plantinhas quando eu abria a tampa do aquario pra dar comida pra ele. E raramente abria as guelrinhas quando alguem botava um espelho na frente dele.
    Há pouco tempo arrumei um aquário de uns 25 litros, e pus o meu Monstrinho lá dentro, pra ciclar. Minha mãe tinha comprado uma betta fêmea (de tamanho normal pra uma fêmea, ou seja, do mesmo tamanho dele haha), e resolveu botar a Criaturinha lá dentro também pra ver o que ia acontecer. No começo ele ficou bem curioso, nadando ao redor dela, e até fez um ninho de bolhas! Tava puro amor. Claro que eu fiquei de olho o tempo todo, com medo dele bater nela. Mas o que acabou acontecendo, depois de um tempo, é que ela começou a mandar no aquário, perseguindo ele o tempo todo e abrindo as guelras chamando pra briga. O Monstrinho, que já era assustado, tadinho, não saía dum buraco no meio das pedrinhas. Tirei ela e deixei ele sozinho mais uma vez. Ele voltou ao normal, quieto e paradão, mas sem ficar escondido e com medo o tempo todo.
    Esses dias, comprei 6 paulistinhas e uma coridora, e pus todos lá dentro junto com o betta macho. E o que aconteceu, pra minha surpresa? Ficaram todos amigos!
    Nos primeiros dias, o betta ficou bem curioso e bem mais ativo dentro do aquário, coisa que ele quase nunca foi!
    Agora ele fica nadando de um lado pro outro com ou paulistinhas, como se fossem do mesmo cardume (só que ele é bem mais lerdo, tadinho), e quando é pra descansar, ficar paradão, ele vai e fica perto da coridora. Ele gosta de companhia! Ele parece MUITO mais feliz com os novos amiguinhos. Eu juro que nunca vi isso antes! Hahahahaha!
    Sério, que que tem de “errado” com o meu Monstrinho?

    1. Olá Hannah,

      Esse realmente é um caso muito curioso. E nunca tinha ouvido falar de algo parecido.

      Mas se tudo esta indo bem, não temos com que nos preocupar. O que importa é que todos os peixes do aquário estão felizes.

      Obrigado por compartilhar esse seu maravilhoso e curioso caso com todos nos.

      Abraços,

      1. Amei essa história, Hannah. Posso estar com dor-de-cabeça, cansada, exausta, e me bastam 20 minutos comtemplando os peixes, sobretudo depois que coloco ração, que renasço.
        Mas, como nem tudo são flores, minha beta e um acará bandeira viviam pacificamente com um lindo neonzinho azul. Daí, do nada ambos começaram a perseguir meu doce e amado neon. Fiquei de plantão até a madrugada e quando fui dormir um deles comeu o neozinho. Chorei baldes.

    1. Olá Jefferson,

      Quem irá lhe mostrar essa hora, é a fêmea. Quando ela estiver com uma “bolinha” branca na parte da barriga, é a hora de começar com o processo de acasalamento.

      Abraços,

  12. comprei dois bettas uma femea e um macho,coloquei eles no aquario depois de tres dias a femea ficou infernizando o macho pegou ele e sai arrastando fiqui pul… da vida com ela queria mattar.sera que ela queria matar ele?

  13. Já tive vários Bettas, e nenhum durou mais que 3 meses, np começo achei estranho pq ele ficava muito tempo parado, depois achei que eles estava ficando loucos, pq começaram a pular nos aquários, um até cai no chão, depois de alguns dias eles começaram a ficar esbranquiçados, parecia uma natinha, dias depois começaram a morrer, ai desisti de ter peixes, agora estou com vontade de ter novamente. Pode ser algum problema na betteira?

    1. Olá Adriana,

      Podem ser vários fatores, desde a água de sua betteira, até a saúde do próprio peixe que você comprou.

      Sugiro comprar um só dessa vez. E se atentar a qualidade da água (Ph, temperatura), de acordo com os padrões que o peixe Betta exige. Caso de certo, compre os demais, mas evite deixar as betteiras juntas uma das outras.

      Abraço

  14. Olá,comprei uma betteira, fiquei com pena do betta morar em um aquário tão pequeno e resolvi comprar um aquário de 12 litros para ele. Coloquei plantas naturais, uma lâmpada de 9wats que ligo poucas horas por dia . Mas todos falam que o betta é um peixe meio parado, mas o meu nada bastante, pra lá e pra cá, as vezes até corre um pouquinho hehehe e as vezes abre as guelras parece que está irritado! Hoje por exemplo está abrindo as guelras com mta frequência…. O que será que está acontecendo?? Fazem 10 dias que comprei por isso não entendo muito bem!!! Ontem troquei a água dela, mas não tudo apenas a metade… Será que fiz algo errado???

    1. Olá Rosana,

      Pelo que você me descreveu esta tudo normal, tanto com o peixe como com o aquário. Parabéns, sempre é melhor dar um conforto maior para o peixe. E fique tranquila, esse é um comportamento natural do peixe, o peixe Betta fêmea é mais ativo do que o macho mesmo.

      Vou colocar o link do post sobre a manutenção semanal do aquário aqui em baixo para te ajudar ainda mais com essa tarefa.

      http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/limpeza-do-aquario/

      Abraços

  15. O peixe beta macho tem uma grande tendência a apatia com o passar do tempo, o que acarreta na sua morte precoce.
    Existem alguns macetes para evitar isso: um deles é exercitá-lo duas vezes por semana colocando um espelho na sua frente: ele se verá como outro beta e ficará a desafiá-lo.
    Outro macete é colocar no mesmo aquário dois ou três barrigudinhos que ele ficará perseguindo, não conseguirá pegá-los pois são mais ágeis que ele, mas se manterá ativo.

  16. Eu acho que o jeito mais fácil de manter um betta felz e saudavel, é como voçe cria ele. Esse negocio de manter um betta numa ¨prisão¨ ou similares não é correto! Se voçe manter ele ¨molhado¨ em 1cm de àgua ele não vai morrer, mas me diga uma coisa: isso é certo? Imagina voçe preso num espaço de 4mts quadrados. Qualquer um ia ficar louco! Eu tinha um aquario de 90cm de comprimento e mantinha a altura da àgua que é de 12cm para um betta, porque ele vai na superficie buscar oxigenio e se for um aquario muito alto ele se cansa. Minha esposa falou que eu estava ficando louco. como criar um só peixe num espaço tão grande? Sucesso!! Ele vinha comer na minha mão! Estava sempre feliz e nadava o aquario inteiro. fiquei com ele 3 anos e INFELIZMENTE eu tive que mudar e não tinha nenhuma maneira de leva-lo comigo. fiquei muito chateado, mas, ao mesmo tempo fiquei certo de que o tempo que ele ficou comigo, foi muito feliz! Todo ser vivo precisa de espaço para ter uma vida saudavel. Não maltratem os animais. Abaixo as betteiras!! Vida longa e muito espaço para nossos amigos! Um abraço!

  17. Quando mudei para uma nova casa no final de 2013, encontrei bettas numa caçimba no quintal. Havia 3 machos e achei estranto eles não haverem se matado. Comprei 5 fêmeas e coloquei guarus. Até agora continuam todos vivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>