Tudo o que você precisa saber sobre o Paulistinha

Paulistinha ou Danio Rerio

O Paulistinha é um peixe muito comum de se encontrar nos aquários por ai. Ele é ágil, resistente, bonito e de bom convívio com outros peixe, e por essas características ele acaba se tornando um peixe muito bom para os aquaristas recém chegados.

Os paulistinhas são muito ativos e ocupam a parte superior do aquário, gostam de brincar com correnteza chegando até a dar alguns saltos. São peixes que devem ser criado em cardume com pelo menos 10 exemplares.

Embora os paulistinhas sejam muito fáceis de serem criados em um aquário, e importante  tomar alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e coloridos, segue a ficha técnica do Paulistinha:

Nome Popular:
Normalmente o é conhecido como Paulistinha, mas você pode encontrar também pelo nome Danio Rerio, Zebra Danio, ZebraFish.

Nome Científico:
Foi descoberto pelo pesquisador Francis Hamilton Buchinan em 1822 e batizado de Brachydanio rerio.

Origem:
São peixes nativos da Ásia.

Dimorfismo Sexual:
As Fêmeas são muito mais desenvolvidas e sexualmente maduras do que os machos. Elas tendem a serem maiores e com suas cores um pouco mais suaves. A cor no fundo do corpo das fêmeas é mais puxado para o branco prateado, já os machos tem as cores puxadas para o amarelo ouro.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Paulistinha, a água deve estar entre 20°C e 28°C,  mas de preferência manter em 25°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 6.0 a 7.0.

Alimentação:
Os Paulistinhas tem uma alimentação Onívora, comem várias coisas, vou listar algumas delas:  Tubifex, larvas de mosquito, drosófilas, artêmia salina, dáfnias, infusórios, microvermes,  enquitréias, minhocas de jardim, patê, ração entre outros.

Tudo o que você precisa saber sobre o Paulistinha

Deixe aqui seu email para receber novidades.

101 thoughts on “Paulistinha ou Danio Rerio”

  1. Bom..Gostaria de saber se o Peixe Paulistinha se da bem com o Peixe Lebiste, pois tenho um Lebiste e acho que ele anda muito triste, fica parado e começamos com esta ´´Trágédia“ Desde a sua primeira lavagem de aquário, isso inflúencia algo??? Pois duvidamos que ele esteja solitário e eu estava pensando em por algum peixe junto a ele, se bem que ele é filhote, é bem pequeno e tenho medo dos outros quererem o biliscar ou o comer.                       Aguardo Anciosamente a resposta
                   Millena

    1. Olá Millena,

       

      No seu caso, se o peixe ainda é pequeno, não é recomendado colocar ele junto a outros peixes maiores.

       

      Quanto ao que você falou sobre o peixe ficar parado após a limpesa do aquário, pode ser um sinal de que ele não esteja bem. Você deve tomar cuidado com a temperatura e a quantidade de cloro da nova água do aquário. Por esse motivo é recomendado s troca parcial, serca de 1/3 do volume total do aquário, ao invés da troca completa, quando for efetuar a manutenção do mesmo.

       

      Mas caso queira colocar mais alguma peixe junto, sugiro continuar com o mesmo. Lebistes são muito bonitos e de colorações variadas, deixando o aquário muito bonito.

       

      Abraços

      1. milena vc pode sim colocar paulistinhas com lebistes em meu aquario tenho:
        paulistinhas,lebistes,kinguios,acaras-bandeira,espadinhas mato-grosso,molinesias e platys e eles convivem sem problema nenhum alen de deixarem o aquario muito mais bonito

    2. Não se lava o aquário, isso mata toda a flora de bactérias boas que transformam a amônia das fezes do peixe em nitritos e nitratos. Se lavar o aquário vai ter amônia que faz o peixe ficar parado desanimado, não comer ou ficar só no alto. Muitas vezes morre. Tenha bastante cascalho no fundo e uma vez por semana troque 50% da água e passe uma esponja no vidro. Todos os peixes agradecem. Todos saudáveis. Não esqueça de colocar anti cloro para as trocas da água nova.

  2. Gostaria de saber quais as espécies que podem ser colocadas junto com o paulistinha. Busquei essa informação também na página do espada e não encontrei. Meu aquário contém um lebiste, um espada, um paulistinha, e um pequeninho, ao tentar aumentar a quantidade de peixes (colocamos 4 neons e 2 gemas), percebemos que o espada atacou os gemas (matando os dois), e agora o paulistinha atacou os neons (só resta um). Quais espécies são indicadas para colocar no aquário para que não sofram os ataques do espada e do paulistinha?

    1. Olá Sheila,

      Você deve procurar colocar peixes com as mesmas características, que suportam os mesmo parâmetros de Ph, Gh, temperatura, e que tenham o mesmo tamanho.

      Abraços

  3. Nunca lave seu aquario,o ideal é fazer uma troca parcial de agua uma vez por semana(30%+-), e uma boa companhia para seu lebiste seriam platis ou molinesias, mas acho  q ele se sentiria menos solitario se voce colocasse outros lebistes primeiro.
    Boa sorte
     

  4. ola… alguem poderia ajudar com uma paulistinha femea que me aparece gravida…
    sera que tenho que separa-la 
    os outros comeram seus filhotes?
    tem que colocar algum acessorio no aquario?
    obrigado pessoal

    1. Olá Wylli,

      A reprodução do paulistinha é considerada muito difícil em cativeiro, mas não é impossível. Você precisa de um aquário de 40 a 50 litros, muito bem plantado, e que tenha altura entre 11 a 15 cm. Esse aquário deve pegar luz parcial do Sol (muito cuidado para não aquecer muito a água), e ter a temperatura de sua água entre 24°C e 26°C.

      A Fêmea deve ser colocada nesse aquário um dia antes da procriação, e o macho na mesma noite, se tudo estiver correto a fêmea irá desovar logo ao amanhecer, e os ovos se fixarão nas plantas. Após a liberação dos ovos retirar os peixes adultos do aquário.

      Os filhotes devem nascer em 2 dias.

      Abraços

    1. Olá Maria,

      As Fêmeas mais desenvolvidas e maduras sexualmente, tende a ter cores mais suaves e aparentam ser mais volumosas que os machos, mas não sei dizer o período de reprodução.

      Abraços

  5. Queria saber se meu peixe beta se dar bem com o paulistinha, se eu posso ter a chance de ter vários filhotinhos de paulistinha em meu aquário, se posso deixar em meu aquário só um casal de paulistinha eu é obrigatório ter mais de dois?
    Grato.

    1. Olá Lucas,

      Normalmente o peixe Betta macho é muito territorialista. Então se o aquário não for grande o bastante para você colocar ele junto com outro peixes e eles manterem distância entre si, evite essa mistura.
      Quanto ao paulistinha, evite colocar os filhotes muitos pequenos na presença de adultos, pois os filhotes podem servir de alimento para os adultos. E sim, você pode manter apenas 2 paulistinhas no seu aquário, me se couber mais, de preferencias para números maiores, os peixes ficam melhores e o aquário mais bonito.

      Abraços

    2. Comprei um paulistinha rosa por 3,00 reais e um amarelo por 2,00 reais, eram muito lindos e brilhantes, mas veio uma amiga aki em casa e se encantou cm o aquario ficou olhando e falando : olha q bonitinho ,no dia seguinte morreram os paulistinhas ,um casal d espadas,um casal de platis,e uma molinesia preta ,ou seja ,praticamente todos ,sobrou apenas uma molinesia rabo de lira q esta gravida os peixinhos não duraram nem 2 dias! Sera se foi olho gordo?

  6. Boa tarde!

    Os paulistinhas necessariamente precisam estar em aquários plantados? Não quero montar um aquário plantado mas quero os paulistinhas!

  7. Olá! Gostaria de saber se meus paulistinhas se dão bem com um telescópio, ganhei um e não sei se posso deixa-los juntos
    Obrigada desde já!

    1. Olá Camila,

      Os dois peixes são bem pacíficos, e não vejo problema em conviverem juntos. Só garanta que o nível do Ph seja adequado para as duas espécies de peixes.

      Abraços

  8. Qual a densidade ideal para manter os paulistinhas? Quantos peixes por litro? Preciso montar um experimento e minha ideia é manter 8 peixes por compartimento de 5L por 2 semanas em uma bateria de aquários. É possível?
    Obrigada
    Patricia

    1. Olá Patricia,

      Eu acho que 5 peixes em um aquário de apensa 5 litros é muito apertado, pode ser que os peixes venham a brigar. Mas se for apensa por 2 semanas não tem problema.

      Procure manter a água sempre com um pH entre 6 e 7 para evitar problemas.

      Abraços

    1. claro que nao elas sao oviparas ou seja elas liberam os ovos na agua para que o macho os fecunde essa ‘prenhez” e porque ela esta cheia de ovulos ok abraços

  9. Olá.

    Tenho paulistinhas rosa e queria variar na alimentação.

    Eles podem comer frutas, verduras, legumes? Quais?
    E como dar para eles? Picada bem pequena, ou pode colocar um pedaço maior e eles irem beliscando?
    Obrigada.

    1. Olá Clara,

      Não sou muito adepto em dar alimentos para os peixes, prefiro as rações porque já vem com as vitaminas que os peixes precisam e não afetam nos parâmetros da água do aquário. Quando quero variar no alimento, eu compro rações de tipos diferentes.

      Abraços

  10. Olá !

    Estou preocupada, pois um dos paulistinhas de meu aquário, fica se movimentando de forma estranha, para ser mais exata, ele fica girando e nadando muito rápido para todos os lados. É Normal ? Se não, qual seria a causa disso ?

    Grata !

    1. Olá Valeria,

      Os paulistinhas são mais agitados sim, mas ficar girando é estranho mesmo. Agora, se o peixe esta se alimentando normalmente e não apresenta nenhum aspecto de estar doente, pode ser um comportamento normal desse peixe específico, ele deve ter essa mania.

      Abraços

  11. Comprei um aquário de 5 litros e coloquei 5 paulistinhas, mas depois de alguns dias eles começaram a brigar entre eles o que eu fasso?
    Tenho a bomba com filtro pedrinhas naturais sem ser pintadas e a ração eu estou dando a mesma do beta em formato de bolinhas está certo?

    1. Olá Anderson,

      Você tem um aquário muito pequeno para comportar os 5 peixes, eu aconselho você a trocar de aquário imediatamente,comprar um de 20 litros no mínimo para manter os mesmo 5 peixes.

      Sobre a ração, troque também, compre ração em flocos, os peixes do tipo que você tem gostam mais dessas rações.

      Abraços

  12. Ola boa tarde! Tenho vários tipos de peixes dois em cada aquario (tenho 6 aquários) um com guppy outro com paulistinhas outro com peixe zebra outro com molinesia outro com kinguio e outro com colisa por favor quero saber se posso colocá-los juntos pois tenho um aquário de 80 litros e nem uso! OBS: o aquário que cada um está é super pequeno)

    GRATA

    1. Olá Julia,

      Pelo que me falou você pode juntar todos em um aquário só mesmo. Mas antes juntar todos, é importante medir o Ph de cada aquário bem como a temperatura, para ver se estão todos iguais, caso contrário é importante fazer a adaptação dos peixes.

      Abraços

    1. Olá Luciana,

      Eu alimento meus peixes uma vez por dia, e a quantidade que você deve dar é uma quantidade em que os peixes comam e não sobre ração dentro da água. Vá dando aos poucos e quando perceber que os peixes perderam o interesse é porque esta na hora de parar.

      Abraços

    1. Olá Roberta,

      Muito provavelmente uma competição por espaço dentro do seu aquário, que deve estar com falta de espaço. E sobre o cruzamento, os paulistinhas não são fáceis de serem cruzados em aquários, mas se conseguir pode sim, embora não irá obter uma espécie desejada, já que a ideia é separar a genética para manter as características de cada um.

      Abraços

  13. Olá, gostaria de saber se posso colocar peixe betta com peixe óscar médio.
    Eles são ágeis o bastante para não serem comidos?
    Meu aquário tem bastante esconderijos.

    1. Olá Alex,

      Eu não aconselho você a fazer isso, mesmo tendo esconderijos e os peixes serem ágeis.Uma hora ou outra o Oscar vai acabar ganhando.

      Abraços

  14. Boa noite

    comprei um peixe paulistinha e a fêmea está cheia de ovos, e esta em aquário pequeno esses de casa, de estante.
    Como faço pra conseguir que desove?
    Não tem planta no aquario, so tem algumas pedras.
    So tenho ela pois o outro peixe morreu.
    Obrigada desde ja

    1. Olá Edmar,

      O Peixe irá desovar sozinho, mas é muito importante que logo após ele fazer isso você o tire do aquário para que ele não coma os peixinhos.

      Abraços

  15. Ola td bem!?…sempre fui apaixonado por aquário e sempre quis ter um mas tive receio de ser muito trabalhoso..agora decidi comprar um estou pesquisando e aprendendo muita coisa sobre como criar um ambiente saudável para os peixes e como fazer a manutenção correta…..bom minha perguntaé a seguinte vou comprar um aquário de 150 litros e depois de estar biologicamente pronto para receber peixes o primeiro de minha lista é o paulistinha, então gostaria de saber com quais peixes ele convive bem se tem algumas restrições dentre os peixes de ph neutro?…obrigado pela atenção

    1. Olá Mauricio,

      O Paulistinha é um peixe muito dócil, porem de uma velocidade maior. Por isso ele pode beliscar as nadadeiras de peixe mais lentos, como o Lebiste.
      Portanto caso você queira misturar essas espécies, garante que o seu aquário não esteja superpovoado, para não ter disputas por território.

      Abraços

  16. Olá, eu tenho 4 espadinhas, 4 molinésias, 7 platys e 7 lebistes em um aqua de 60L. Eu posso adicionar um cardume de 6 paulistinhas, quer dizer, os paulistinhas se são bem com as outras espécies? Se sim eu deveria comprar um aqua maior ou o de 60L já estaria bom?

    1. Olá Samuel,

      Os Paulistinhas são peixes mais rápidos, e que podem acabar incomodando os peixes mais lentos como o Lebistes, mas isso somente quando o aquário começa a ficar apertado para eles. Eu acredito que seu aquário já esta ficando com uma população de peixes bem alta. Mas nada impede você de comprar os paulistinhas e ficar de olho, caso comece as brigas, é sim preciso um aquário maior.

      Abraços

  17. Comprei alguns Paulistinhas recentemente e na primeira noite percebi de noite que o macho estava com umas manchas vermelhas no rabo e nas nadadeiras, logo imaginei que ele tinha se metido em uma briga pois não se movimentava… na manhã do dia seguinte acordei pensando que iria retira-lo morto do aquário, para minha surpresa ele estava sem as manchas vermelhas e nadando normalemente, na segunda noite aconteceu a mesma coisa… o peixe fica todo parado como se estivesse em transe e com uma mancha vermelha no rabo e nas nadadeiras… é só ascender as luzes que o peixe volta a se movimentar e a mancha começa a ficar mais fraca…

    Alguém já viu algo parecido?? estou preocupado que ele esteja com alguma doença…

    1. Olá Ricardo,

      Realmente você deve separar, pois se o filhotes nascerem nesse aquário junto com os adultos, os filhotinhos podem ser vistos como alimentos para os adultos.

      Abraços

  18. oi, comprei um aquario faz uma semana e coloquei o incentivador biologico, segundo o produto ja poderia comprar os peixes hj. eu esqueci o condicionador de agua no dia da compra, entao comprei ele, o teste de pH e o corretivo alcali, pois eu li em algum lugar q a agua da torneira eh mt acida. comprei tbm 4 paulistinhas, e meu aquario tem 42,5 l. soh q eu estava sem tempo entao nem fiz a aclimatacao direrito, coloquei o corretivo e uns 2 minutos depois testei bem emcima de onde tinha colocado o corretivo, deu pH mais de 7,5 , sera q foi pq o corretivo n tinha diluido? e os paulistinhas aguentam isso por algumas horas? pq por via das duvidas vou comprar o acid, mas vai levar um tempo. gente socorro!

  19. Eu tenho um aquario de 10Litros e sou iniciante em aquarismo ele so tem 1 planta que é artificial tenho 1 cascudo abacaxi menor 2 paulistinhas que nao sei se sao 2 femeas ou 1 macho e 1 femea mas tenho certeza que tenho 1 femea pq a barriga dela ta grande e consegui contar daqui mesmo 11 gulpys 3 adultos e 8 crianças nao tem filtro nem nada voce pode me adicionar no whatsapp pra eu mandar mais informações? 38 92263971
    Obrigado

  20. Ola tudo bem.
    Eu tenho um aquario de 60l com 4 espada,4molinesia,
    6gema e 6 paulistinhas.
    A principio todos se dao muito bem nunca houve nada, mas os meus
    paulistinhas ficam muito agitados sempre nadando um.atras do outro e se beliscando somente entre eles, por q.isso ?

  21. Tenho uma paulistinha amarelada, ela está com ova, a barriga parece q vai estourar, eu comprei ela já prenha, então não tenho o macho pra fecundar a ova. Ela vai expelir a ova mesmo assim, e sozinha, ou vai morrer com a ova na barriga? Estou preocupada.
    Desde de já agradeço.

  22. Ola, possuo 8 paulistinhas, 3 platys, 1 dojo e 2 tubaraozinho de laboratorio daqueles que limpam o fundo e eu fiquei somente com 1 neon em meu aquario pois sem saber que barbos sumatras eram agressivos e acabaram comendo os outros 4, ai acabei tirando eles, e esses dias estou fazendo tratamento para ictio e precisei colocar papelao ao redor para evitar a luz por causa do remedio e dei falta do pedaço do rabo do neon e hoje de manha ele ja nao estava mais la, sera que um dos paulistinhas pode te-lo comido pois tem 1 deles que é bem grande e sempre gostou de ficar meio cutucando o rabo de outros peixes msiores que eu ja tive como tricogaster.

  23. Ola, possuo 8 paulistinhas, 3 platys, 1 dojo e 2 tubaraozinho de laboratorio daqueles que limpam o fundo e eu fiquei somente com 1 neon em meu aquario pois sem saber que barbos sumatras eram agressivos e acabaram comendo os outros 4, ai acabei tirando eles, e esses dias estou fazendo tratamento para ictio e precisei colocar papelao ao redor para evitar a luz por causa do remedio e dei falta do pedaço do rabo do neon e hoje de manha ele ja nao estava mais la, sera que um dos paulistinhas pode te-lo comido pois tem 1 deles que é bem grande e sempre gostou de ficar meio cutucando o rabo de outros peixes msiores que eu ja tive como tricogaster.

  24. Henrique eu tenho um aquário de 35 litros, quero colocar 4 paulistinhas rosas, 1 beta, 4 mato grosso, 4 platis e 3 limpa vidros. Esses peixes se dão bem? Será que é muito peixe? Se for o caso de serem muitos peixes me diz qual a litragem mínima do aquário pra mim criar eles ou alguns desses pra mim tirar. Obg

  25. Olá.
    Comprei 4 paulistinhas rosas e os tetras do meu aquário morderam o rabo dos pequenos e coloridos até morrerem.
    É assim mesmo ? Sobrou um que acredito será a próxima vítima. Que dó.

  26. Olá! A comunidade do meu aquário é composta de 1 casal de Paraíso, 1 casal de Espada (Negra e Sangue), 5 Barbos Sumatras e acabei de por dois Paulistinhas (Rosa e Laranja). Por enquanto a convivência está pacífica, sendo que os Paraísos ficam mais intocados, acho que guardando sua casa. Os Paulistinhas mais na superfície, os Espadas na vertical, num movimento procurando uma saída. Já os loucos dos Sumatras vivem brincando em círculo, sem parar. Na hora do rango é uma loucura, ficando os Paraísos para trás, devido a sua lerdeza. Alguém tem experiência nesse tipo de comunidade? Gostaria que compartilhassem informações de convivência.

  27. Olá,
    Estou com 6 Paulistinhas em um aquário de 10l, com duas bettas.
    Eles se dão muito bem apesar de correrem muito atrás do outro, mas acho que é normal.
    Porém um dos Paulistinhas (um pouco menor que os outros) se mantem muito tempo no fundo, mais escondido, debaixo das plantas ou próximo a pedras. Acho q é fêmea, as vezes dá umas voltas, mas fica muito tempo mais parada. A pouco, um outro tbm tem ficado um pouco parado,cheguei a pensar que estavam descansando, mas só os dois fazem isso.
    Meu aquário é recente, tem cerca de 3 semanas.
    Abr,

    Glauce

    1. Pelo que pesquisei, paulistinha pequeno costuma ser macho, Glauce.
      Acho que o fato de estar no fundo podem ser duas coisas: ou o peixe está desconfortável com as bettas, ou tem algo de errado na água (mais provável)

  28. Possuo um aquário de 13,1 litros (35x17x22)com oxigenador e sem filtro(faço trocas semanais de água), plantado com plantas low-tech em substrato de basalto neutro, e hoje de tarde (30/05) comprei 4 paulistinhas para viverem nele, na hora que soltei os mesmos, 3 já saíram nadando e 1 ficou quietinho num canto no fundo, achei que logo iria morrer, mas depois de 30 minutos já estava nadando normalmente, queria saber se posso adicionar mais 2 paulistinhas em meu aquário sem criar uma superpopulação? Ou colocar uma coridora no fundo? Achei que com 4 peixes eles ainda se sentem inseguros, a ideia de por mais dois é deixá – los mais confiantes em um cardume de 6.

  29. Meu peixe paulistinha estava mordendo o outro… Pensei que fosse brincadeira, mas no outro dia vi que um deles já estava com a calda toda comida e parte da barriga também… Alguém sabe me dizer porque está acontecendo isso? Todos falam que eles são pacíficos… Tenho só 2 deles.. ou melhor agora é só um.

  30. Olá, eu tenho 4 paulistinhas em um aquário só para eles, um dos 3 paulistinhas e mais gordinho que os outros . E eu queria saber porque que ele fica tentando bater nos outros e os afugentando alguém pode me ajudar por favor ?

  31. Bom dia, tenho um aquário com Paulistinhas e eles andam se matando. Sim, chego no aquário e encontro peixes ‘comidos’ – somente região da barriga. Eu troco a água sempre (usando o Prime como produto para tirar o cloro) , não é falta de comida ou oxigenação. O que pode estar acontecendo? Como devo proceder para evitar essas mortes? Obrigada.

  32. Oi meu pai comprou um neon e um paulistinha para o meu irmão só que ele ficou sabendo que tem que viver em cardume então comprara mais 5 de cada, queria saber se não vai dar encrenca com as duas espécies pos o neon é tão calmo já o paulistinha tão agitado. Aguardo resposta!

  33. Boa noite,
    Estou com um aquário de 20 litros e coloquei 4 hippies, 5 neons, 4 paulistinhas e 1 cascudo. Os guppys ainda são menores e uma fêmea fica muito no fundo do aquário. Depois de juntar os paulistinhas percebi q o Guppy mais agitado está estranho, parece se esconder. O q devo fazer? Será q devo separa-los? Outra dúvida: Será q o PH e a temperatura do aquário vai ser ideal para todas essas espécies? Desde já agradeço!!

    1. Boa noite, nao precisa separar e sim trocar o aqua por um maior com mais espaço para eles, acredito que uns 60l seria otimo e deixe a agua neutra com temperatura +- 25 graus

  34. Olá, tenho um aquário com 4 tartarugas, e tinham 4 Paulistinhas, pelo fato delas comerem um resolvi separa-los, mas apenas um ficou no aquário com as tartarugas pois não consigo pegar e ele ama ficar com elas. Resolvi deixar…
    O fato é que ao separar gostaria de saber se é necessário eu colocar filtro ou oxigenação para eles, pois me disseram que eles morrem sufocados sem um filtro mexendo a água ou um aparelho de oxigenação. Isso é verdade ou eles vivem sem?
    Por favor aguardo um retorno urgente! Estou com medo de perde-los por causa disso, pois cada hr um dis uma coisa.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *