Tudo o que você precisa saber sobre o peixe Oscar

Peixe Oscar

Peixe Oscar é um peixe de característica muito marcante e de personalidade forte, além de ser um peixe muito resistente. São peixes capazes de reconhecer seu dono, tolerando em muitos casos o contato físico, o que leva eles a serem considerados como “petfish”. Além dessas características o Oscar tem uma inteligência muito grande, o que permite alguns tipos de truques. Um dos mais utilizados é o de o peixe bater em uma parte determinada do vidro do aquário como forma de pedir comida.

Peixe Oscar é um peixe muito territorialista, mas não necessariamente agressivo. Podem até mesmo ser mantidos com outros peixes dentro do mesmo aquário, da mesma espécie ou de outras, desde que esses outros peixes sejam do mesmo tamanho que o Oscar, pois o Oscar tem a tendencia de ver como alimento tudo o que é menor que ele.

Mesmo sendo fácil de ser mantido em aquários, o Peixe Oscar requer alguns cuidados para poder ter sua vida útil aumentada e deixá-los ainda mais vistosos e vibrantes. Segue a ficha técnica do Peixe Oscar:

Nome popular:
São conhecidos com o nome de Peixe Oscar, Apaiari ou Acará-Açu

Nome científico:
Foi batizado de Astronotus ocellatus

Origem:
São peixes encontrado na América do Sul, mas especificamente na região amazônica.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Peixe Oscar, a água deve estar entre 22°C e 28°C, mas de preferência manter em 25°C.

Água:
O pH da água deve ficar entre 6.0 a 7.5

Alimentação:
Peixe Oscar é um peixe de alimentação onívora com tendencia para alimentação carnívora, mas aceita muito bem as rações industrializadas do tipos pellets. Mas devemos alimentar o Oscar periodicamente com alimentos congelados e vivos para manter sempre a saúde dos peixes e uma ótima aparência.

Tudo o que você precisa saber sobre o peixe Oscar

9 opiniões sobre “Peixe Oscar”

    1. Olá André,

      Já se tem relatos de peixes com 40 centímetros e com nove anos de idade. Mas eu acredito que se bem tratado e alimentado ele pode ficar com o dono por mais tempo.
      Sobre o tipo de alimento vivo, de preferencia a alimentos específicos para esse tipo de peixe, como peixes menores, minhoca, larva do besouro do amendoim, etc.

      Abraços

    1. Olá Edison,

      O Peixe Oscar costuma crescer bastante. Então um aquário de 60 litros está bom para começar com um peixe pequeno, e conforme ele for crescendo você aumenta o tamanho do aquário.

      Abraços

    1. Olá Peter,

      O Peixe Oscar pode ser bem territorialista, não é recomendado criar mais de um no mesmo aquário. Mas se realmente você quer colocar mais de um, coloque no máximo 2 e fique de olho para ver se não há brigas excessivas.

      Abraços

  1. Eu tive um Oscar que viveu 7 anos. comecei com um aquário de 70l, passei para um de 140, depois 200l, e os últimos dois anos em um de 400l. Ele aguentou uma viagem de mudança de 1700km e muito stress durante 5 meses enquanto o aquário de 400l não ficava pronto. Morreu 2 anos depois de tudo isso. Era nosso petfish, já faz um ano, ficamos de luto, e só agora tivemos coragem de remontar o aquário, e estou aqui procurando o colocarei no aquário.

  2. Tenho um Oscar q está muito mas muito machucado,pq meu outro Oscar bateu demais nele,como posso tratar ele?e pq esse comportamento agressivo depois de tanto tempo juntos? Obs:tenho eles a pouco mais de 1 ano,foram criados dês de pequenos juntos,e nunca brigarão feio assim.

    1. Olá Porpeta,

      Primeira coisa que você deve fazer é separar os dois peixes, esse comportamento é natural, eles estão brigando por espaço.

      Apos separar os peixes, apensa garanta a qualidade da água no aquário do Oscar machucado, e va monitorando ele, pois a recuperação será com ele mesmo.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>