Tudo o que você precisa saber sobre o peixe Oscar

Peixe Oscar

Peixe Oscar é um peixe de característica muito marcante e de personalidade forte, além de ser um peixe muito resistente. São peixes capazes de reconhecer seu dono, tolerando em muitos casos o contato físico, o que leva eles a serem considerados como “petfish”. Além dessas características o Oscar tem uma inteligência muito grande, o que permite alguns tipos de truques. Um dos mais utilizados é o de o peixe bater em uma parte determinada do vidro do aquário como forma de pedir comida.

Peixe Oscar é um peixe muito territorialista, mas não necessariamente agressivo. Podem até mesmo ser mantidos com outros peixes dentro do mesmo aquário, da mesma espécie ou de outras, desde que esses outros peixes sejam do mesmo tamanho que o Oscar, pois o Oscar tem a tendencia de ver como alimento tudo o que é menor que ele.

Mesmo sendo fácil de ser mantido em aquários, o Peixe Oscar requer alguns cuidados para poder ter sua vida útil aumentada e deixá-los ainda mais vistosos e vibrantes. Segue a ficha técnica do Peixe Oscar:

Nome popular:
São conhecidos com o nome de Peixe Oscar, Apaiari ou Acará-Açu

Nome científico:
Foi batizado de Astronotus ocellatus

Origem:
São peixes encontrado na América do Sul, mas especificamente na região amazônica.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Peixe Oscar, a água deve estar entre 22°C e 28°C, mas de preferência manter em 25°C.

Água:
O pH da água deve ficar entre 6.0 a 7.5

Alimentação:
Peixe Oscar é um peixe de alimentação onívora com tendencia para alimentação carnívora, mas aceita muito bem as rações industrializadas do tipos pellets. Mas devemos alimentar o Oscar periodicamente com alimentos congelados e vivos para manter sempre a saúde dos peixes e uma ótima aparência.

Tudo o que você precisa saber sobre o peixe Oscar

93 opiniões sobre “Peixe Oscar”

    1. Olá André,

      Já se tem relatos de peixes com 40 centímetros e com nove anos de idade. Mas eu acredito que se bem tratado e alimentado ele pode ficar com o dono por mais tempo.
      Sobre o tipo de alimento vivo, de preferencia a alimentos específicos para esse tipo de peixe, como peixes menores, minhoca, larva do besouro do amendoim, etc.

      Abraços

    1. Olá Edison,

      O Peixe Oscar costuma crescer bastante. Então um aquário de 60 litros está bom para começar com um peixe pequeno, e conforme ele for crescendo você aumenta o tamanho do aquário.

      Abraços

    1. Olá Peter,

      O Peixe Oscar pode ser bem territorialista, não é recomendado criar mais de um no mesmo aquário. Mas se realmente você quer colocar mais de um, coloque no máximo 2 e fique de olho para ver se não há brigas excessivas.

      Abraços

  1. Eu tive um Oscar que viveu 7 anos. comecei com um aquário de 70l, passei para um de 140, depois 200l, e os últimos dois anos em um de 400l. Ele aguentou uma viagem de mudança de 1700km e muito stress durante 5 meses enquanto o aquário de 400l não ficava pronto. Morreu 2 anos depois de tudo isso. Era nosso petfish, já faz um ano, ficamos de luto, e só agora tivemos coragem de remontar o aquário, e estou aqui procurando o colocarei no aquário.

  2. Tenho um Oscar q está muito mas muito machucado,pq meu outro Oscar bateu demais nele,como posso tratar ele?e pq esse comportamento agressivo depois de tanto tempo juntos? Obs:tenho eles a pouco mais de 1 ano,foram criados dês de pequenos juntos,e nunca brigarão feio assim.

    1. Olá Porpeta,

      Primeira coisa que você deve fazer é separar os dois peixes, esse comportamento é natural, eles estão brigando por espaço.

      Apos separar os peixes, apensa garanta a qualidade da água no aquário do Oscar machucado, e va monitorando ele, pois a recuperação será com ele mesmo.

      Abraços

  3. Eu tenho dois Oscar um como esse da foto e a outra aquela mais vermelha, porem ultimamente esta soltando uns pelinhos na agua como se fosse uma poeira mas nao é poeira.
    Esses dias estava envolta da comida dele e parecia um vomito. O que pode ser?

    1. Olá Vanessa,

      Não sei o que pode ser, mas procure ver como está a filtragem da água, e os parâmetros da mesma. E fique de olho no apetite do seu peixe.

      Abraços

    1. Olá Vanessa,

      É sempre bom variar na alimentação do Oscar, oferecer rações especializadas também, poies são elas quem garantirão as vitaminas que eles precisam, portanto varie a alimentação, se possível diariamente.

      Abraços

  4. Cara, penso em montar um aquário de mais ou menos 100L, e gostaria muito de ter um peixe Oscar, quais outras espécies seriam apropriadas para a convivência?

    1. Olá Borjaum,

      O Peixe Oscar é um predador carnívoro, ou seja irá comer todo e qualquer outro peixe que estiver dentro do aquário e que caiba na boca dele. Portante cuidado ao escolher os peixes para dividir o mesmo aquário com o Peixe Oscar, procure peixes maiores.

      abraços

  5. Queria saber se colocar oscars em um aquário com a iluminação uva/UVB e alimento com ração própria para eles e com camarões e peixes vivos sua colocação fica mais top ou não muda nada com a lâmpada ?

    1. Olá Karlos,

      Sim, a coloração pode ser intensificada mesmo, mas muito provavelmente ele irá comer seus camarões e eventuais outros peixes que caibam em sua boca.

      Abraços

  6. Boa tarde;
    Depois de meus ca’s morrerem, sobrou um auratus, eu coloquei um Oscar de aprox. 20cm no meu aqua, faz três dias, eles se dão bem pq o auratus é muito mais rápido que o Oscar, ele esta se alimentando normalmente esta d boa no aqua, so tem um problema, meu pH ta marcando 7.9, e pelo q sei esta muito alto pra ele, isso pode matar meu peixe???

    1. Olá Thiago,

      São duas especie incompatíveis, uma de Ph muito alto e outra de Ph neutro, você vai acabar causando um estresse grande no Oscar, isso vai fazer com que ele fique com sua imunidade baixa e irá contrair doenças oportunistas, chegando até mesmo a morte se não for tratado. Separe os peixes e coloque o Oscar em um aquário com água adequada para ele.

      Abraços

  7. Eu tenho um aquário de 200L, dois oscars de mais ou menos três semanas de vida que são umas gracinhas, vivem sempre juntos espero que depois de grande continue assim haha
    Tenho um Jeck Denps Azul lindo com 1 mês de vida, coisa mais linda do mundo, 5 pacus médios, um papatexas, 1 pintado e 3 cascudos.
    O aquario está bem agora pois todos são muito pequenos. Estou montando um projeto de um aquário de 1.200 L
    Espero que eles fiquem bem. Mas não sei o tempo certo de crescimento deles tipo daqui uns 6 meses que tamanho os oscars estarão ?! Hoje eles têm 5cm…

    1. Olá Aline,

      Você precisa começar sue projeto já. Em seis meses você já vai precisar estar diminuindo a quantidade de peixes do seu aquário atual ou então efetuar a troca de aquário.
      Todos os seus peixes crescem rápido e atingem tamanhos grandes. Mas são lindos.

      Abraços

  8. Estou com um aquario montado de 60lts e estou comprando um oscar de uns 7 cm (pequeno ainda) quando é que sei que devo trocar de aquario…? existe uma proporção de lts por cm de peixe de agua no caso do oscar…?
    obg

    1. Olá Igor,

      Eu acredito que esse aquário deva servir nos primeiros meses, mas os especialista dizem que para criar um peixe Oscar com conforte, o correto é alocar o peixe em um aquário de 150 litros no mínimo.

      Abraços

    1. Olá Jovani,

      infelizmente não poderei te ajudar. Não conheço muito sobre a reprodução do peixe Oscar. Mas alguém aqui souber por favor nos informe, pois irá ajudar o Jovani e matar nossa curiosidade.

      Abraços

    1. Olá Andressa,

      Poder você pode, mas eu não aconselho. Mas se quiser por verifique se o pacu é maior que o Oscar, e que o aquário tem espaço suficiente para manter os dois peixes juntos, lembre que eles irão crescer.

      Abraços

    1. Olá Andressa,

      Poder você pode, mas não aconselho a fazer isso, a não ser que seu aquário seja bem grande e comporte os dois peixes com espaço, e o Pacu não seja menor que o Oscar.

      Abraços

    1. Olá Gabriel,

      Procure alimentos congelados em lojas especializadas de aquarismo. Esses alimentos devem ser de procedência conhecida, como marcas já consagradas no mercado para evitar doenças em seu peixe.

      Abraços

    1. Olá Luis,

      Sim, acredito que pelo porte do peixe, tendo em mente a media natural de tamanho deles, esse aquário comportaria muito bem um Oscar.

      Abraços

    1. Olá Maryna,

      Pessoalmente eu não colocaria outro peixe junto com o Oscar, mas você pode colocar qualquer outro peixe do mesmo tamanho ou maior que o Oscar no aquário. Sempre obedecendo o tamanho do aquário e as características de parâmetros de água que os dois peixes aceitam.

      Abraços

    1. Olá Maryna,

      Pessoalmente eu não colocaria outro peixe junto com o Oscar, mas você pode colocar qualquer outro peixe do mesmo tamanho ou maior que o Oscar no aquário. Sempre obedecendo o tamanho do aquário e as características de parâmetros de água que os dois peixes aceitam.

      Abraços

  9. Alo!
    Tenha um grande problema, gostaria de seu ajuda se possível!
    Tenho um aquário de 420 lt com 2 oscars e outros peixes do mesmo porte e alvuns maiores, no entanto meu dois oscars estão em conflito com o meu flowerhorn e agora de tanto apanhar o flower esta literalmente arrebentando os oscars! Já separei eles mas agora não sei o que fazer pq já faz dois anos que tenho eles e não gostaria de me desfazer de neum deles.

    1. Olá Julio,

      Muito provavelmente o aquário acabou ficando pequeno para o porte/número de peixes que você tem nele. Seus peixes tem um porte grande, e ao decorrer do tempo cresceram e agora estão tendo essas disputas pelo território.
      Infelizmente ou você diminui o número de peixe, ou comprando um segundo aquário ou doando alguns peixes, ou procura comprar um aquário maior para mante-los todo juntos.

      Abraços

  10. Olá amigo tenho dois. Oscar tigre porém um come e o outro demora muito pra comer. Isso está deixando ele pequeno e o outro grande. Queria que crescerem iguais…

    1. Olá João,

      Você deve então alimentar o grande primeiro e depois que ele estiver mais calmo alimentar o menor, com calma quase dando comida na boca dele. Ou então separar os dois até que tenham o mesmo tamanho.
      Abraços

    1. Olá Jonas,

      Não sei lhe dizer ao certo se o Oscar irá tentar comer o cacudo depois que crescer, mas é uma tentativa válida. Acho que são grandes a chances do Oscar não tentar come-lo.

      Abraços

  11. Olá estou ciclando um aquario de 120L , posso colocar nele um oscar red tiger de 20cm uma carpa também de 20 cm e 3 kinguios com 10 cm cada ? Obrigado

    1. Olá Vando e desculpa Henrique ! Aquário de 120 litros vai ficar muito pequeno pra essas 3 espécies ! A carpa vai ficar imensa e não vai ficar bem, aliás não vai nem se movimentar direito… O Oscar vai ficar grande também e mais 3 kinguios ainda ? Vai judiar dos seus Peixes, com certeza :/

  12. Olá,

    Acabei de comprar um peixe Oscar do meu vizinho e gostaria de saber como alimentá-lo, pois tenho a ração específica mais não sei quantos grãos posso em um dia e se é bom alimentá-lo mais de uma vez por dia.
    Neste mesmo aquário há um peixe bandeira, eles estão desde de pequenos juntos e nunca brigaram, será que posso continuar com os dois juntos?

    1. Olá Emerson,

      Sobre o Peixe Oscar, ele é um peixe predador e carnívoro, portanto irá se alimentar de qualquer outro peixe que couber em sua boca, é muito importante observar esse detalhe. Já com relação a alimentação, você pode oferecer ração de uma a duas vezes por dia, é claro que se optar por duas vezes, a quantidade em cada uma das vezes será menor que a em uma vez só, e como são peixes com um apetite grande, e que crescem bastante, não consigo lhe dizer ao certo uma quantidade, é importante observar a voracidade com que ele pega a comida. Para saber se o peixes esta com muita fome ou não.

      Sugestão, alimentar 2 vezes por dia, em quantidades não muito grandes.

      Abraços

  13. olá Henrique boa noite preciso muito de sua opniao nunca tive um peixe oscar e ganhei um a algum tempo eu notei durante alguns dias atrás que o meu peixe diminuiu o apetite e agora ele esta nadando de maneira irregular (de lado) estou assustada porque ele esta sempre ativo e agora parece que esta sofrendo, to preocupada e com medo de perde-lo o que faço, me ajude obrigado.

    1. Olá Débora,

      Muito provavelmente seu peixe esta doente. Mas com a pouca informação que você passou fica complicado descobrir a doença. Mas vamos fazer algumas coisas, coloque o peixe em um aquário isolado, controle muito bem o Ph e a temperatura da água desse aquário, e coloque um pouco de sal grosso nela, ele ajuda a tratar algumas doenças. Com isso procure notar alguma outra característica no peixe, como pontos brancos, ou descamação. E verifique também seu filtro, pode ser e aproveite para medir os parâmetros da água do aquário onde o seu peixe estava.

      Por favor, nos mantenha informado.

      abraços e boa sorte

  14. Boa tarde, já tive alguns oscars tigre e red tigre, e todos bem agrecivos, tem algum que seja mais calmo? Notei que os albinos ou red aparentam ser mais calmos quando filhotes, depois de grandes continuam assim?

  15. Olá Henrique, preciso urgente de uma análise sua, tenho um Oscar tigre que comprei bem pequeno e hoje após 4 anos já está com bem mais de 20 cm, como ele começou a devorar uns 5 potes de ração por mês pesquisei e vi que poderia dar coração de porco, mas depois de dois dias ele começou a ficar bem parado, com as nadadeiras fechadas, e agora só fica num cantinho escuro meio que deitado, parece que vai morrer. Fiz correção de ph pra 6,6, àgua em 26 graus e fitros limpando duas vezes por dia, mas to com medo do meu amiguinho morrer, o que pode ser? foi a comida será? intoxicação? Notei que criou uma ulceração na boca de ontem pra hoje. Por favor me ajuda.

    1. Olá Claudio,

      Nitidamente seu peixe ficou doente. E eu tenho a impressão que foi a ração que você deu. Rações para peixes são próprias para eles, não devemos substituir elas por outras coisas.

      Como sugestão, volte com uma ração adequada para ele, se possível com a presença de alho na ração, mas não vá me colocar alho em uma ração, e sim comprar uma que vem com a presença de alho.

      Outra coisa, você pode colocar um pouco de sal grosso na água do aquário para ajudar o peixe a se tratar.

      E por favor, não volte a dar ração para porcos para ele.

      Nos mantenha informados sobre o estado dele.

      Abraços

  16. Comprei 3 oscar filhote e 1 Green terror filhote tbm, tenho um aquario de 200l, a minha duvida é se eles vao se dar bem e o aquario é suficiente pra eles?

    1. Olá Edvair,

      Por enquanto o seu aquário irá suportar os peixes, mas esses peixes crescem rápido, e logo logo seu aquário irá ficar pequenos para todos eles juntos.

      Abraços

    1. Olá Danilo,

      Você pode montar o aquário com o layout que mais lhe agradar, incluindo plantas. Só lembrando que você deve dar uma atenção maior a filtragem e a limpeza do aquário caso coloque plantas. Pois como o próprio Oscar já suja um pouco mais a água do aquário, juntando com as plantas você pode acabar tendo um surto de algas.

      Abraços

  17. Olá bom dia, no Domingo de tarde, pesquei um Oscar tem mais ou menos uns 24cm, e ele esta meio escamando, ele não nada assim de um lado pro outro no aquário só fica num canto parado, e também encima naqueles espinhinhos que ele tem encima ta parecendo uma LÃ desfiada… O meu aquário ta cheio de Camarão de Agua Doce ele vai comer ? O que posso fazer pra ele começar a nadar de boa e ser curado ?

    1. Olá Gabriel,

      Com toda certeza seu peixe esta doente, separe ele do aquário dos camarões o mais rápido possível, ele ira passar a doença para os camarões e também irá comer os camarões.

      Nunca devemos pescar um peixe no rio e colocar em nossos aquários, além de ser ilegal, o peixe fica muito estressado e acaba contraindo doenças. Eles precisam passar por uma fase de adaptação antes disso.

      Infelizmente não sei qual é essa doença, mas foi pesquisar e assim que a encontrar eu preparo um post.

      Abraços e boa sorte.

  18. Sempre tive interesse no assunto, porém, sempre fiquei tímido ao entrar numa loja e finalmente iniciar! Bem, esse dia chegou e com ele 1 milhão de dívidas hahah. Graças à internet, temos pessoas como você e suas dicas! Obrigado desde já.

    Lendo um pouco antes de finalmente comprar o aquário para Oscar, eu percebi que o ideal sempre é comprar um aquário acima dos 100L para iniciar como você mesmo citou em suas abordagem.

    Hoje faz 3 dias que montei o aquário e estou maturando a água. Segue as configurações:

    Vidro: 100 X 40 X 50 CM
    Filtro: CANISTER JET 3388 “coloquei também uma bomba para fazer “bolhas” (risos)
    Decoração: Cascalhos/Tronco e Algumas plantas artificiais “Próximo quero fazer plantado”
    Para tratamento da água: Special Blend / Aquatc Stress Relief e Nite Out II “indicações de blogues e também da loja”
    Temperatura: aquecedor automático
    Testes: Medidor de PH e Amônia

    Com sua experiências, estou no caminho certo? Depois de seguir as orientações do preparo da água, vou deixar maturar por 30 dias.

    O tronco e algumas pedras maiores da decoração, eu fiz questão de comprar maturados, ou seja, a loja tinha um aquário lindo com decoração realmente selecionadas, um aquário plantado e eu gostei muito das pedras e tronco já com alga e acabei comprando por um preço diferenciado, porém, acredito que tenha feito a escolha certa, uma vez que ferver tronco, etc para um iniciante não seria legal, até por que, não tenho tanto tempo.

    A questão é o seguinte, de tudo isso o aquário ficou perfeito até o segundo dia. Hoje a água está escura, gostaria de saber se isso é normal? Se é devido aos produtos e logo volta ficar cristalina? Ou será o tronco e pedras já com algas que acabou sujando o ambiente?

    Desde já agradeço pela leitura, agradeço pelo espaço. Parabéns!

    1. Olá Jobs,

      Você fez tudo correto, mas eu fiquei com duvidas quanto ao tronco e rochas vindos de um outro aquário. Sempre é bom ter cuidado por outros aquários pode conter algum tipo de doença ou parasita, mas se você tem confiança na loja de onde adquiriu, não tem problemas.
      Fiquei com duvidas quanto a cor da água, você disse ela estar escura, mas escura com a cor marrom, ou verde? Pois se for marrom, com certeza é o tronco, isso você corrige com trocar de 50% de água sempre que ela ficar com essa cor, até que o tronco pare de soltar essas substâncias.
      Mas se for na cor verde, são algas, e isso você também resolve com trocas parciais mais frequentes, ou então deixando seu aquário no escuro total por uns 3 dias.

      Nos mantenha informados do andamento do seu aquário.

      Abraços

  19. Bom dia, reventemente comprei um oscar black ou red de uns 5cm, nao tenho certeza. crio ele em um aquario de 160-180 l, estou querendo comprar um albino, posso coloca-los juntos, sendo do mesmo tamanho?
    outra duvida e em relacao a alimentacao, dou uma racao propria para ciclideos e como adicional pequenos pedacos de patinho moido e larva do besouro de amendoin, posso acrescentar algum alimento ?

    Em relacao a tpa, faço uma vez por semana, em torno de 30% da agua, e verifico temp e qualidade, esta correto ou necessito modificar algo?

    Muito legal o site, obrigado de ante-mao.

    1. Olá Eduardo,

      Você esta fazendo tudo correto com relação a manutenção e a alimentação do peixe. Eu acredito que voc~e possa encontrar outro tipo de alimento para o Oscar em lojas especializadas. Mas pelo que você falou esta tudo muito bom.

      Sobre colocar outro Oscar junto, não recomendo, pois esses peixes irão crescer, e rápido. Mas se você irá adquirir um aquário maior,pode colocar dois sim.

      Abraços

    1. Olá Daniel,

      O Peixe Oscar irá crescer e em algum momento você vai precisar remanejá-lo de aquário. Eu acredito que ele pode crescer até chegar a querer devorar seus outros dois peixes.

      Abraços

  20. ola
    eu tenho um aquario de 300 litros,mas n esta cheio, tem apenas 100 litros d agua, ganhei dois oscar, acredito q seja um casal, eles sao pequenos, em media 8 cm, mas eles n comen a raçao estao 4 dias sem comer, hj q eles comeran os peixes q eu coloquei assim q eles chegaran, e so fican parados, de vez enquando eles fican deitados tipo morto, o ph esta em 6,8.
    oq eu faço para eles comeren a raçao?
    a raçao e a mesma q eles comia quando estava na loja.
    obg

    1. Olá Ygor,

      Primeira dica, termine de encher o seu aquário, isso dará mais espaço para os peixes. E sobre a ração, é normal eles ficarem de 3 a 5 dias sem comerem ao chegar nas nossas casas, eles ficam estressados pela viagem, e precisam se adaptar ao aquário antes de começarem a comer.

      Abraços

  21. Gostaria de saber se posso dar filé de peixes de agua salgada para meus peixes. Eles comem mas não sei se é indicado. Obrigado

    1. Olá Jailton,

      Eu particularmente não ofereceria outro tipo de alimento anão ser as rações específicas para eles. E de vez em quando uma minhoca.

      Abraços

  22. Meu Oscar tigre de mais ou menos 23 cm não quer comer e fica abrindo e fechando a boca sem parar. O três dias atrás ele matou um cascudo e acordo a noite com ele se batendo no aquário que tem um tamanho de 1 metro de comprimento, 40 de altura e 40 de largura. Derrama água por todo lado.Só para se debater quando conversa com ele. Tem uns cinco anos que está conosco e sempre jogou água pra fora mais agora está muito frequente ,noite e de dia também. Não está nadando de lado mas não quer comer…..me ajude não quero que ele morra. Obg

    1. Olá Hellen,

      Seu peixe não aparenta ter um comportamento anormal para um Oscar. É normal mesmo ele jogar água para fora, isso não quer dizer que tem alguma coisa errada com ele. Agora o fato dele não comer sim. Você trocou a ração recentemente? Se for isso ele pode estar estranhando a nova ração.
      Fora isso não vejo porque se preocupar. Apesar de seu peixe já ser bem velho, ainda vai ficar mais um tempo com vocês e jogar muita água para fora do aquário.

      Se o comportamento dele mudar por favor nos avise.

      Abraço

  23. Tenho um Oscar Bronze ele tem 4 anos.
    ele esta num aquário de 90 litros.

    1-tem como saber o sexo dele
    2-alimento uma vez ao dia.
    3-colocar sal marinho ajuda a evitar fungos a quantidade de sal ou pra que que serve na água doce.

    1. Olá Antonio,

      Vamos as suas respostas:

      1 – Em peixes adulto a diferença se da por uma mancha no anus, onde os machos possuem em formato de 8, e a fêmea tem manchas menores e separadas.
      2 – Você pode sim alimentar uma vez por dia, em uma quantidade em que o peixe fique satisfeito. Mas nada impede de alimentar de manhã e de noite.
      3 – Não é muito bom ficar deixando a água salobra frequentemente, mas sim você pode colocar um pouco de sal grosso para evitar doenças, o melhor a fazer é a manutenção semanal, e ter um bom filtro. Coloque o sal apenas quando você perceber que o peixe esta meio cabisbaixo.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>