Tudo o que você precisa saber sobre o peixe Mato Grosso

Mato Grosso

O Mato Grosso é um peixe que na natureza vivem em grandes cardumes, pelo fato de se sentirem mais protegidos de predadores, e em nossos aquários não seria diferente, ele gostam de formar e nadar em cardumes, e vão se sentir muito mais a vontade quando em números de no mínimo 5 indivíduos. Isso deixa os peixes muito mais seguros, o que proporciona que eles fiquem calmos e demonstrem todo seu vermelho característico, bem como a voracidade na hora de se alimentar. Isso nos leva a outra característica, esses peixes devem ser evitados em aquários que irão ter peixes mais lentos, como os Lebistes, pois eles podem ser mordiscados.

O Mato Grosso é um peixe difícil de se distinguir o macho da fêmea. São duas diferenças bem sutis que podem ser observadas a olho nú, uma delas é que a fêmea possui o ventre mais roliço que o macho, e a segunda característica é que a fêmea também possui a nadadeira dorsal de um preto não muito vistoso como a dos macho.

Embora o Mato Grosso  seja muito fácil de ser criado em um aquário, e importante  tomar alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-lo ainda mais  vistoso e  colorido, segue a ficha técnica do Mato Grosso:

Nome Popular:
São conhecidos com o nome de Mato Grosso

Nome Científico:
Foi batizado de Hyphessobrycon eques

Origem:
São peixes encontrados no Brasil e no Paraguai.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Mato Grosso, a água deve estar entre 16°C e 26°C,  mas de preferência manter em 25°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 6.0 a 7.0.

Alimentação:

Os Mato Grosso tem uma alimentação Onívora, mas também podem ser micro-predadores. Aceitando muito bem a rações industrializadas do tipo flocada, podendo ser de proteína animal ou vegetal. Mas podem comer de tudo um pouco. É muito importante também oferecer rações a base de Spirulina, e alimentos vivos de vez em quando para garantira sempre a qualidade de vida dos peixes.

Tudo o que você precisa saber sobre o peixe Mato Grosso

Deixe aqui seu email para receber novidades.

5 ideias sobre “Mato Grosso”

  1. Olá,
    tenho apenas dois. Nos primeiros dias eles viviam juntos, em harmonia. Mas passaram-se 3 semanas e agora um não para de “correr” atrás do outro, sem parar.. tentando beliscar. O que pode haver de errado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *