Tudo o que você precisa saber sobre o peixe Mato Grosso

Mato Grosso

O Mato Grosso é um peixe que na natureza vivem em grandes cardumes, pelo fato de se sentirem mais protegidos de predadores, e em nossos aquários não seria diferente, ele gostam de formar e nadar em cardumes, e vão se sentir muito mais a vontade quando em números de no mínimo 5 indivíduos. Isso deixa os peixes muito mais seguros, o que proporciona que eles fiquem calmos e demonstrem todo seu vermelho característico, bem como a voracidade na hora de se alimentar. Isso nos leva a outra característica, esses peixes devem ser evitados em aquários que irão ter peixes mais lentos, como os Lebistes, pois eles podem ser mordiscados.

O Mato Grosso é um peixe difícil de se distinguir o macho da fêmea. São duas diferenças bem sutis que podem ser observadas a olho nú, uma delas é que a fêmea possui o ventre mais roliço que o macho, e a segunda característica é que a fêmea também possui a nadadeira dorsal de um preto não muito vistoso como a dos macho.

Embora o Mato Grosso  seja muito fácil de ser criado em um aquário, e importante  tomar alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-lo ainda mais  vistoso e  colorido, segue a ficha técnica do Mato Grosso:

Nome Popular:
São conhecidos com o nome de Mato Grosso

Nome Científico:
Foi batizado de Hyphessobrycon eques

Origem:
São peixes encontrados no Brasil e no Paraguai.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Mato Grosso, a água deve estar entre 16°C e 26°C,  mas de preferência manter em 25°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 6.0 a 7.0.

Alimentação:

Os Mato Grosso tem uma alimentação Onívora, mas também podem ser micro-predadores. Aceitando muito bem a rações industrializadas do tipo flocada, podendo ser de proteína animal ou vegetal. Mas podem comer de tudo um pouco. É muito importante também oferecer rações a base de Spirulina, e alimentos vivos de vez em quando para garantira sempre a qualidade de vida dos peixes.

Tudo o que você precisa saber sobre o peixe Mato Grosso

Deixe aqui seu email para receber novidades.

20 comentários em “Mato Grosso”

    1. Eu utilizo besouros que dão em raçoes, mantenho um pote com pequenos furos na tampa e só deixar a ração ficar velha no pote que aparece os besouros, os vermelhinhos chegam a pular fora d’água para capturar os besourinhos, eles amam, dou uma vez de 15 em 15 dias senão eles não vão aceitar a ração.

    2. Larvas de mosquito, daphinias, entre outros animais(procure sempre saber de onde està tirando seus alimentos vivos, pois pode ser de um local contaminado)

  1. Olá,
    tenho apenas dois. Nos primeiros dias eles viviam juntos, em harmonia. Mas passaram-se 3 semanas e agora um não para de “correr” atrás do outro, sem parar.. tentando beliscar. O que pode haver de errado?

  2. Tenho 3 no meu aquário comunitário. Tentei colocar 2 kinguios e eles não os deixaram em paz, então retirei os kinguios. Os mato grosso são lindos e bem rápidos, brincam por todo meu aquário, gosto muito dos meus!

  3. Os 5 primeiros habitantes do meu aquário foram Mato Grosso…apesar da inexperiência ao montar o aquário não esperando cicla-lo, esses amados Mato Grosso resistiram e vivem até hoje e harmonia com os outros peixes. Não me passa pela cabeça perde-los pois são a referência do meu aquário hoje totalmente ciclado.

    1. Querido creio que se você desligar a bomba durante a noite seus peixes não vão durar muinto pois a mesma gera o ar artificial do aquário e água parada sem essa movimentação a água fica dura demais para o peixe!

  4. Tenho aquário há pouco mais de 1 mês e comprei inicialmente néons que estiveram sempre ótimos. Na passada sexta feira troquei 20% da água do aquário com todas as indicações que me deram. Nesse mesmo dia a tarde introduzi 1 Mato Grosso (na loja ninguém me disse que só se davam bem com mais) e 1 néon negro. Segunda feira apareceu o primeiro néon morto e todos os dias morre mais um… os que sobram estão com a cauda roída e não estão com um ar nada saudável… Agora não sei se foi da troca da água.. se é alguma doença…bacterias… se pode ser o mato grosso que está a atacar os néons… não sei que fazer, não queria perder mais néons… o neon negro e o limpa vidros estão impecáveis com a cauda perfeitamente normal… queria a opinião de alguém que realmente perceba e me ajude no que fazer uma vez que já percebi que nas lojas não sabem do que estão a falar!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.