Tudo o que você precisa saber sobre o Cascudo comum ou pleco

Cascudo comum ou Pleco

O Cascudo comum ou Pleco são uns dos peixes mais procurados pelos aquaristas iniciantes, pelo fato de terem um comportamento muito procurado pelos aquaristas, que é justamente a crença de que o Cascudo mantem o substrato do aquário limpo.

Embora o peixe venha a comer algumas rações que possam cair no substrato, e as rações especializadas para esse tipo de peixe, afundem imediatamente, essa é uma crença errada, os cascudos não irão limpar o substrato ou o fundo do aquário por si só, pelo contrário, em aquários com a presença de cascudos, a preocupação e cuidado com a limpeza do fundo do aquário deve ser dobrada, para evitar que a qualidade da água mais próxima ao fundo piore de qualidade causando infecções nos cascudos e até mesmo a morte dos mesmo.

São peixes com a tendencia de se alimentarem no escuro, por conta desse comportamento, é muito importante que os alimentos para eles sejam colocados no aquário logo antes de as luzes serem apagadas, para garantir que os cascudos comam com maior proveito.

O Cascudo comum pode ter seu sexo diferenciado mais facilmente sendo observado de cima. Dessa forma podemos observar que o macho é maior e mais robusto que a fêmea, também podemos perceber que nas nadadeiras peitorais dos machos existem pequenos espinhos ao longo do corpo que são chamados deodontodes.

Embora o Cascudo comum  seja muito fácil de ser criado em um aquário, e importante  tomar alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-lo ainda mais  vistoso e  colorido, segue a ficha técnica do Cascudo comum:

Nome Popular:
São conhecidos com o nome de Cascudo comum, cascudo, pleco, Acarí ou Suckermouth catfish

Nome Científico:
Foi batizado de Hypostomus plecostomus

Origem:
São peixes encontrados em toda a América do Sul.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Cascudo comum, a água deve estar entre 22°C e 28°C,  mas de preferência manter em 25°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 6.0 a 7.4.

Alimentação:

Os Cascudo comum tem uma alimentação Onívora com uma tendência a ser vegetariano. Aceitando muito bem a rações industrializadas especializadas para peixes de fundo, podendo ser de proteína animal ou vegetal. Mas para garantir a qualidade e saúde dos peixes você pode incentivar ele a uma alimentação vegetariana como por exemplo: abóbora, pepino, abobrinha, alface, couve, vagem, ervilha, batata (ocasionalmente), etc. Lembrando que é muito importante alimentar esse tipo de peixe logo antes de apagar as luzes do seu aquário, pois o Cascudo comum se torna mais ativo de noite.

Tudo o que você precisa saber sobre o Cascudo comum ou pleco

Deixe aqui seu email para receber novidades.

3 ideias sobre “Cascudo comum ou Pleco”

  1. Tenho um cascudo comum em meu aquário, qd eu o comprei ele não tinha nem 5 cm, pensei q ele não cresceria muito já q lí em diversos lugares q ele chegaria aos 20 cm e pararia de crescer, pois bem 3 anos depois o meu já tem 30 cm e parece que continua crescendo, é um peixe q eu adoro porém não é tão fácil assim mantê-lo no aquário, ele faz muita bagunça, não deixa eu plantar nada, tudo q eu planto ele mata, ele odeia a planta amazonensis, já tentei diversas vezes plantá-la mas ele não deixa, fica se atirando contra ela até ela se desprender do fundo, eu tenho um aquário amazônico e de vez em qd dá uma loucura no cascudo e ele fica perseguindo os acarás bandeira, mas não é fome pois ele é bem alimentado e essa crença de q ele limpa o aquário é completamente errada já q o cascudo sozinho suja mais o aquário q todos os outros peixes juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *