Tudo o que você precisa saber sobre o peixe Limpa Vidro

Limpa Vidro

O Limpa vidro é um peixe muito sociável, e sempre bem vindo em aquários plantados, pelo fato de se alimentar de algas, fitoplanctos e fungos, que muitas vezes são indesejáveis em nosso aquário.

Mas cuidado, são peixes que não se alimentam apenas de algas. Devemos ter um cuidado com a alimentação do mesmo.

São peixes que devem ser mantidos em cardumes de no mínimo 3, mas gostam de conviver em grupos de 8 ou mais indivíduos.

Mesmo sendo muito fácil de ser mantido em aquários, o Limpa Vidro requer alguns cuidados para poder ter sua vida útil aumentada e deixá-los ainda mais vistosos e vibrantes. Segue a ficha técnica do Limpa Vidro:

Nome popular: São conhecidos com o nome de Limpa Vidro

Nome científico: Foi batizado de Otocinclus ssp.

Origem: São peixes nativos da America do Sul, encontrados em toda a bacia amazônica, sulo do Brasil e no Paraguai.

Temperatura: Para manter a qualidade do habitat ideal para o Limpa Vidro, a água deve estar entre 19°C e 28°C, mas de preferência manter em 25°C.

Água: O pH da água deve ficar entre 6.7 a 7.0.

Alimentação: O Limpa Vidro é um peixe que tem a base de sua alimentação nas algas, fitoplâncton e também fungos que por ventura venham a nascer em troncos. Em aquários devemos nos atentar a algumas peculiaridades na alimentação desses peixes. Devemos oferecer rações para peixes de fundo, bem com rodelas de pepino e espinafre cozido regularmente.

Tudo o que você precisa saber sobre o peixe Limpa Vidro

Preparamos esse vídeo onde você pode ver mais sobre o Limpa Vidro.

32 opiniões sobre “Limpa Vidro”

    1. eu só sei que eu entendi + ou – e vou seguir esses concelhos. PORQUE SEMPRE MEUS PEIXES MORREM!!!! UM SEGUNDO POR FAVOR.AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

    1. Olá Fabricio,

      Não recomendo colocar água da chuva no aquário. Um vez que quando as gotas de chuva caem, elas vem lavando toda a poluição do ar, e você vai acabar colocando essa água, que aparentemente esta limpa, dentro do seu aquário. O que pode prejudicar a saúde dos peixes.

      Abraços

    1. Olá Joel,

      Normalmente os peixes que estão com o abdômen grande, certamente estão gravidas. Sobre o dimorfismo sexual do limpa vidro, realmente é muito complicado diferenciar o macho da fêmea, infelizmente não tenho dicas sobre esse assunto.

      Abraços

  1. eu queria compra um peixe limpa aquario e queria sabe qual eu podia compra?
    e se tem problema coloca com os meu peixes coloridos?……………..

  2. Olá, eu tenho um aqua de 20 litros e lá já tem um betta e o termostato está ajustado para 27 graus, mesmo assim dá pra colocar o limpa vidros?

  3. Ja tentei 3 vezes colocar um limpa vidros no meu aquario, mais como maximo em 3 dias morrem, o pH, temperatura e alimentação esta correta, que pode acontecer? o pepino se coloca cru? Obrigada

    1. Olá Bia,

      Não tem como saber o que acontece com os peixes, pode ser um choque na hora de colocar na água do seu aquário, você esta fazendo a adaptação antes?

      Sobre a alimentação com pepino, sim ele deve ser colocado cru, e retirado após um tempo caso não seja consumido por completo.

      Abraços

      1. Olá Paulo,

        Com esses fatos que você falou fica complicado falar sobre doenças, precisamos observar maiores detalhes. Mas eu acredito ser uma característica normal.

        Abraços

        1. henrique bom o que deu foi que eles morreram ai eu troquei a agua do aquario e eu acho que a agua tinha alguma coisa que os matara agora que eu troquei acho que os outros dois estao bem

    1. Olá Luiz,

      Não vejo isso como um problema, ele limpa muito mais do que suja, acredito que suje na mesma quantidade do que as de outro peixes comuns.

      Abraços

    1. Olá Mauro,

      O Limpa Vidro,junto com outros peixes de fundo como:

      Banjo
      Corydoras
      peixe vidro (Kryptopterus)

      Chegam a viver de 5 a 8 anos.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>