Ituí Cavalo

O Ituí Cavalo é um peixe que pode chegar a atingir cerca de 50 centímetros, mas o mais comum é ver esse peixe em tamanho máximo de 40 centímetros. Então tendo essas medidas em mente, devemos manter esses peixes em aquário com proporções de no mínimo 300 litros (120 x 50 x 50 cm), isso visando o conforto dos mesmos.

Outra consideração muito importante é quanto ao aspecto do layout do aquário. Uma vez que esse peixe tem hábitos noturnos e irá ficar ativo apenas quando as luzes estiverem apagadas, e no restante do tempo ele irá procurar um local para se abrigar. Sabendo disso, devemos manter um substrato de areia no fundo de nossos aquário e áreas com pouca iluminação ou com sombreamento, e também oferecer ao peixe espaços entre troncos e rochas onde ele possa utilizar como toca ou abrigo, uma vez que ele irá precisar de um local escuro para passar o dia. Também são peixes que irão ter um apreço muito maior por águas com uma oxigenação mais elevada.

Mais um ponto muito importante de se levantar é que esses peixes podem se tornarem territorialistas quando bem adaptados ao aquário, defendendo com todas as forças seu território escolhido, e não irão exitar em atacar outro peixe que por ventura possam invadir seu espaço. Por esse motivo é muito importante manter esse peixes com peixes do mesmo porte, e também não agressivos, e evitar ao máximo outros peixes da mesma espécie dentro de um mesmo aquário. Seguindo esses cuidados podemos evitar muita dor de cabeça.

Como são peixes de hábitos noturnos, irão sair a caça ao cair da noite, ou quando as luzes do aquário estiverem apagadas, e irão predar todo e qualquer peixes que tenha um porte menor do que o dele, por isso é muito importante colocar apenas peixes com tamanho grande juntos dos Ituís Cavalos, pois mesmo sendo um peixes que irá crescer bastante como uma Aruanã por exemplo, se o exemplar estiver ainda pequeno, o Ituí Cavalo certamente irá predá-lo.

Embora o Ituí Cavalo seja relativamente fácil de ser criada em um aquário, é importante  tomar  alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e  coloridos, segue a ficha técnica do Ituí Cavalo:

Nome Popular:
São conhecidos com o nome de Ituí Cavalo, mas também são conhecidos como Itoui cavalo e Faca Negro.

Nome Científico:
Foi batizado de Apteronotus albifrons

Origem:
São peixes nativos e encontrados na América do Sul.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para a Ituí Cavalo, a água deve estar entre 24°C e 28°C,  mas de preferência manter em 26°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 6.0 a 8.0

Alimentação:
A Ituí Cavalo tem uma alimentação Onívora, com uma tendencia grande para serem carnívoros, e quando em seu ambiente natural irão se alimentar de pequenos peixes, invertebrados, crustáceos, vermes e insetos . Já quando em cativeiro, eles irão aceitar com muito mais facilidade alimentos vivos, mas nada impede de ir inserindo aos poucos em sua dieta, files de peixes, camarões e alguns alimentos secos.

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *