Tudo o que você precisa saber sobre o Mexirica

Mexirica

O Mexirica é um peixe muito pacífico, embora seja da família dos ciclideos, e por conta dessa característica pode ser criado em aquários comunitários até mesmo com outros peixes menores do que ele. É um peixe que adora nadar em cardumes, mas as vezes também formam casais.

Mexirica é um peixe muito sensível a mudanças de temperatura, e essa característica faz com que ele seja facilmente acometido pelo Ictio, sendo indispensável um certo controle e experiencia do aquarista em relação a essa questão, fora isso é um peixe altamente recomentado pela sua bela cor amarela e formato peculiar.

Embora o Mexirica seja muito fácil de ser criado em um aquário, e importante  tomar alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-lo ainda mais  vistoso e  colorido, segue a ficha técnica do Mexirica:

Nome Popular:
São conhecidos com o nome de Mexirica

Nome Científico:
Foi batizado de Etroplus maculatus

Origem:
São peixes nativos do Sri Lanka e Índia.

Temperatura:
Para manter a qualidade da água ideal para o Mexirica, a água deve estar entre 20°C e 28°C,  mas de preferência manter em 25°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 7.5 a 8.5, com um dH de 10 a 15

Alimentação:

Os Mexirica tem uma alimentação Onívora, comem várias coisas, mas de preferencia a alimentos vivos, como pequenos crustáceos e rações industrializadas.

Tudo o que você precisa saber sobre o Mexirica

Deixe aqui seu email para receber novidades.

22 thoughts on “Mexirica”

    1. Olá Rudney, você deve separar um casal em um aquário só deles, onde a fêmea ira cavar uma toca e depositar os ovos, aproximadamente uns 250, e depois o macho os fecundará. Os pais permanecem cuidando dos ovos pelo tempo em que eles não eclodem, e depois disso, quando os peixinhos estiverem nadando livremente pelo aquário, os pois podem voltar para o aquário de origem, ficando no aquário maternidade somente os alevinos.

      Como as espécies selvagens vivem em águas salobras, acreditasse que se acrescentarmos sal não iodado na água do aquário maternidade, isso irá facilitar a reprodução.

      Abraços

  1. olá, tenho um aquário comunitário com kinguios, tetras, coridoras, acara bandeira e itui cavalo, gostaria saber se posso por mexiricas no meu aquário ou ele podem agredir os demais peixes?

    1. não amigo o mexirica é um peixe de água alcalina e o PH do seu aquario provavelmente é acido por conta dos acaras bandeiras mesmo que ele seja neutro não é recomendavel

  2. Eu tenho um mexirica no meu aquário e comprei outro mias o mexerica não para de bater o peixe mixirica eles são agressivos o meu aquário de aguá alcalina 7.7 que esta a minha água

  3. Ola, sugiro não colocar. Peixes que tem calda em veu os mexiricas mordem. Tive uma experiência ruim, ele mordeu a calda do meu kinguio perola e acabou deixando ele tão ferido que os outros ficavam comendo a sua calda, nunca coloque mexirica com kinguios ou carpas.

    1. Boa noite amigos!!eu tenho uma aquário com 5 kinguio e 5 mexiricas eles não atacam seus companheiros não eles são de boa
      Mas tinha o espadinha no mesmo aquário tive q retirar os espadinha porque começou a beliscar os kinguio de uma tal maneira q quase o matou

  4. Tenho um mexerica junto com 7 espada e 1 molinesi faz um dia que nao tah se alimentando e fica parado abrindo a boca e fechando .logo que comprei deu um começo ictio nele mas passou faz uns 2 meses que tenho ele.sera que pode ser?

  5. tenho um casal de mexerica no meu aquario,o macho matou todos os 5 mexericas que tinha dentro do aquario e agora so ficou esse casal. para eles reproduzirem,eu preciso colocar em um aquario separado ,ou,posso deixar nesse mesmo com outros peixes(neons,coridoras e outros pequenos) ??

  6. Olá amigos.tenho um casal de mexerica no meu aquario,e se davam muito bem. so que agora a femea esta correndo do macho e o macho fica indo atras,mas ela nao quer. pode ser algum estresse dela ou doença ? ou outra coisa qualquer? se puderem me ajudar,agradeço!

  7. Olá eu comprei hoje para o aquário da minha filha um mexerica, o aquário dela tem 45 litros, junto com ele comprei um terra metro e é um molinete. GOSTARIA de saber se a quantidade ideal para os cardumes já que eles gostam de viver em cardume e quais outros eu posso colocar junto com eles.

  8. Olá , não estou dando sorte com mexirica dos 03 q comprei um morreu, um está agonizando sobe e desce,o q pode ser q está acontecendo, me ajude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *