Cará Vermelho

O Cará Vermelho é um peixe conhecido por diversos nomes diferentes, como: Cará, Acaratinga, Acará roi roi, Porquinho e também por seu nome científico que é Geophagus.

Por se tratar de um ciclídeo Americano, ele é um peixe territorialista e agressivo, que pode ser mantido isolado, apenas em casais, em um aquário de aproximadamente 200 litros. Ou então, quando mantidos em aquário comunitário, deve ser colocado em aquários não menores do que 300 litros. E em todos os casos, devemos manter uma iluminação baixa, e bastante troncos e rochas, para os peixes se abrigarem, o que pode fazer com que a agressividade e territorialismo deles diminua.

O Geophagus proximus, é o mais pacífico dentro os Geophagus, mas mesmo assim ele ainda é muito territorialista com outros ciclídeos de mesmo formato e tamanho. Também são peixes gregários, ou seja, gostam de vivem em cardumes, e esse cardume deve conter pelo menos 6 indivíduos, onde os peixes formarão rígidas estruturas hierárquicas.

Esses peixes apresentam o dimorfismo sexual bastante evidente, na época da reprodução o macho desenvolve uma protuberância (calo nupcial), bem na região da testa, o que deixa ele mais vigoroso. Outra diferença é que o macho apresenta a nadadeira caudal arredondada, e a nadadeira dorsal é bastante longa e termina sempre em forma de bico, já as fêmeas são menores do que os machos e apresentam uma nadadeira dorsal com a ponta levemente arredondada.

Embora a Cará Vermelho seja fácil de ser criada em um aquário, e importante  tomar  alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e  coloridos, segue a ficha técnica da Cará Vermelho:

Nome Popular:
São conhecidos com o nome de Cará Vermelho, mas também recebe diversos outros nomes de acordo com a região, são eles: Cará, Acaratinga, Acará roi roi, Porquinho e também por seu nome científico que é Geophagus.

Nome Científico:
Foi batizado de Geophagus proximus

Origem:
São peixes nativos e encontrados na América do Sul.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para a Cará Vermelho, a água deve estar entre 24°C e 32°C,  mas de preferência manter em 27°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 4.0 a 7.0

Alimentação:
A Cará Vermelho tem uma alimentação Onívora, que irão se alimentar de um leque grande de alimentos, como matéria vegetal, invertebrados aquáticos, matéria orgânica e pequenos peixes. Mas quando em aquário irão aceitar muito bem os alimentos secos, devendo ser alimentados de filés, alimentos vivos entre outros.

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *