Chilodus punctatus

O Chilodus punctatus é um peixe de origem brasileira que habita as águas do rio Amazonas e seus afluentes, e apresenta um comportamento muito peculiar de nadar sempre com a cabeça voltada para baixo, formando um angulo de 45° com o fundo dos rio. Mas esse comportamento ainda tem seu motivo desconhecido, talvez seja pelo simples fato de facilitar sua alimentação, uma vez que o peixe se alimenta preferencialmente de algas presas nas pedras, e a boca do peixe fica voltada para cima.

Em seu ambiente natural o Chilodus punctatus, é sempre encontrado em grupos bem numerosos, e por esse motivo devemos manter eles sempre em grupos de no mínimo 5 individuas por aquário. O que já se mostrou muito importante, pois já existem alguns relatos de peixes que ficaram agressivos quando mantidos com apenas um par, chegando a haver a ocorrência até mesmo de perseguições constantes.

Esse peixe irá sempre preferir um aquário com bastante rochas, troncos e plantas, onde irá passar a maior parte do tempo procurando por seu alimento preferido, as algas que se instalam na superfície dos troncos e rochas. Por esse motivo, podem sim serem considerados peixes da equipe de limpeza dos nossos aquário, auxiliando em muito o aquarista no combate as algas, principalmente no inicio da montagem do aquário, onde o desequilíbrio é maior.

Esse belo peixe, já se mostrou muito sensível a alguns medicamentos utilizados em aquário, principalmente aqueles medicamentos que apresentam em sua formula os compostos, verde de malaquita e o sulfato de cobre. Então se deve ter um cuidado extra na hora de dosar qualquer tipo de produto em aquário com esses peixes, e não o fazer quando o produto conter um desses compostos.

Já quando falamos da reprodução em cativeiro, ela ocorre, mas é raramente bem sucedida, mesmo assim muitos aquaristas já tiveram sucesso. Para isso devemos separar um casa em um aquário sem substrato, onde a fêmea irá desovar no fundo do aquário e o macho irá fertilizar os ovos imediatamente. Logo após esse processo os pais devem ser retirados desses aquário, ou então irão devorar os ovos. Esse ovos fertilizados irão eclodir entre 3 a 4 dias.

Mas e como descobrimos qual peixe é o macho e qual é a fêmea? Sim isso é possível, o macho é um peixe mais afinalado e a fêmea possui o ventre mais arredondado.

Embora o Chilodus punctatus seja fácil de ser criada em um aquário, e importante  tomar  alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e  coloridos, segue a ficha técnica do Chilodus punctatus:

Nome Popular:
São conhecidos com o nome de Chilodus, mas também são conhecidos simplesmente como Cabeça para baixo.

Nome Científico:
Foi batizado de Chilodus punctatus

Origem:
São peixes nativos e encontrados na América do Sul.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para a Chilodus punctatus, a água deve estar entre 24°C e 28°C,  mas de preferência manter em 26°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 6.4 a 6.8

Alimentação:
A Chilodus punctatus tem uma alimentação Onívora, com uma tendencia grande para serem herbívoros. Que irão ter como seu alimento preferido, as algas que se prendem em rochas, troncos e plantas dentro de nossos aquário, servindo como grande aliando ao aquarista no controle das temíveis algas.

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *