Corydora paleatus

O Corydora paleatus é totalmente indicado para aquaristas iniciantes, visto sua estrema resistência o que lhes permitem tolerar bem aos erros cometidos pelos aquaristas. Também são indicados para aquários comunitários tendo em vista sua beleza e sociabilidade, pois são peixes muito pacíficos e quando se sentem seguros e confiantes, ficam vasculhando o substrato o dia todo, indo eventualmente até a superfície para pegar uma bolha de ar o que os ajudam a regular seus gases internos.

São peixes que precisam de companhia de outros peixes da mesma espécie, ou seja, eles irão se sentir mas seguros quando em grupos de no mínimo 5 indivíduos, mas quanto maior o grupo melhor. Também devemos manter o substrato sempre muito limpo, e garantir uma boa qualidade da água nessa porção do fundo do nosso aquário, para evitar eventuais doenças dos peixes, visto que eles irão passar a maior parte de seu tempo nessa parte do aquário.

Outro ponto muito importante de ser dito é quanto ao formato e granulometria do seu substrato, uma vez que a corydora vai ficar fuçando no mesmo com seus barbilhões sensível a procura de alimento. Se o substrato for muito pontiagudo ou conter arestas afiadas, o peixes irá se cortar com facilidade, o que não vai ser bom para eles. Portanto é aconselhável manter sempre um substrato sem muitas arestas e de granulometria baixa.

A Corydora paleatus fica mais distinguível de ser ver o sexo, observando o peixe de cima, pois a fêmea irá apresentar um ventre mais roliço e o tamanho do corpo maior do que o corpo dos machos..

Mesmo sendo muito fácil de ser mantido em aquários, o Corydora paleatus requer alguns cuidados para poder ter sua vida útil aumentada e deixá-los ainda mais vistosos e coloridos. Segue a ficha técnica do Corydora paleatus:

Nome popular:
São conhecidos com o nome de Corydora paleatus, mas também é conhecida como Corydora pimenta ou Corydora Mármore

Nome científico:
Foi batizado de Corydoras Paleatus

Origem:
São peixes nativos originalmente na bacia do Rio Paraná, mas hoje em dia são encontrados em praticamente toda a América Latina.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Corydora paleatus, a água deve estar entre 16°C e 26°C, mas de preferência manter em 25°C.

Água:
O pH da água deve ficar entre 6.2 a 7.6.

Alimentação:
O Corydora paleatus é um peixe onívoro por natureza, que irá aceitar muito bem comidas de todos os tipo, como, alimentos congelados, alimentos vivos, rações granuladas e até mesmo rações flocadas. Contudo devemos sempre lembrar de ministrar os alimentos, seja ele qual for, nos fundos do aquário, pois é lá que a Corydora paleatus irá ficar e se alimentar. Eventualmente é muito importante dar rações especializadas para peixes de fundo, que são aquelas que afundam diretamente até o fundo do aquário.

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *