Bótia Palhaço

O Bótia Palhaço é um peixe muito pacífico e ativo, que gosta de conviver em cardumes. Vão estar sempre vasculhando o fundo do aquário, por isso é muito importante tomar cuidados com a qualidade da água, especialmente na porção do fundo do aquário. Podem conviver sem problema algum em aquários comunitários, desde que esteja em grupo de uns 5 indivíduos.

A fêmea do Bótia Palhaço é ligeiramente maior do que o macho e apresenta também um ventre mais roliço. Também existem teorias que dizem que a nadadeira caudal dos machos apresentem uma divisão mais acentuadas do que as das fêmeas, mas isso não foi totalmente comprovado ainda.

Embora sejam peixes de fundo, que irão comer algumas rações que eventualmente cheguem ao substrato, os Bótias não são os responsáveis por manter o fundo do aquário limpo, muito pelo contrário, eles dependem muito de uma qualidade de água muito boa, para evitar algumas infecções, e por conta disso, é muito importante fazer a manutenção adequada para evitar problemas com seus peixes.

Embora o Bótia Palhaço  seja um peixe muito fácil de ser criado em um aquário, e importante  tomar alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-lo ainda mais  vistoso e  colorido, segue a ficha técnica do Bótia Palhaço:

Nome Popular:
São conhecidos com o nome de Bótia Palhaço ou Clown Loach

Nome Científico:
Foi batizado de Chromobotia macracanthus

Origem:
São peixes encontrados na Ásia e Indonésia, mais especificamente Sumatra e Bornéu.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Bótia Palhaço, a água deve estar entre 25°C e 30°C,  mas de preferência manter em 27°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 5.6 a 7.2.

Alimentação:

Bótia Palhaço tem uma alimentação Onívora, que irão comer de tudo um pouco. Podemos oferecer as rações industrializadas para peixes de fundo, que por si só já são muito boas, mas para garantir uma vitalidade maior e estimular a reprodução dos peixes, é interessante oferecer alimentos vivos de qualidade e alimentos a base de proteína vegetal.

botia-palhaco

Deixe aqui seu email para receber novidades.

2 ideias sobre “Bótia Palhaço”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *