Tudo o que você precisa saber sobre o Barbo Sumatra

Barbo Sumatra

Barbo Sumatra é um peixe muito brincalhão, e junto com sua caraterísticas faixas corporais deixamo o aquário muito mais alegre. São peixes que gostam de ficar a uma profundidade média no aquário, e sempre estão se mexendo, deixando sempre agitado o aquário de quem os tem.

Recomenda-se ciar o Barbo Sumatra sempre em cardumes de no mínimo 5 peixes, isso deixara os peixes mais alegres e ativos, o que é muito legal de se ver.

Barbo Sumatra aceita muito bem as mudanças dos parâmetros da água do aquário, e são bem resistentes também, será difícil ter problemas com esse peixe.

Mesmo sendo muito fácil de ser mantido em aquários, o Barbo Sumatra requer alguns cuidados para poder ter sua vida útil aumentada e deixá-los ainda mais vistosos e vibrantes. Segue a ficha técnica do Barbo Sumatra:

Nome popular:
São conhecidos com o nome de Barbo Sumatra

Nome científico:
Foi batizado de Puntius tetrazona

Origem:
São peixes nativos da Indonésia , encontrados na Ilha de Sumatra, por isso do nome.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Barbo Sumatra, a água deve estar entre 21°C e 30°C, mas de preferência manter em 27°C.

Água:
O pH da água deve ficar entre 6.0 a 8.0

Alimentação:
Barbo Sumatra é um peixe de alimentação onívora que aceita muito bem as rações industrializadas, mas também gosta de se alimentar de algumas algas verdes, por esse motivo é importante alimentar o Barbo Sumatra com espinafre e alface de vez em quando.

Tudo o que você precisa saber sobre o Barbo Sumatra

70 opiniões sobre “Barbo Sumatra”

  1. Peixe com o infeliz hábito de mordiscar nadadeiras dos seus semelhantes e de outros peixes.
    Acho um peixe lindo e já tentei várias vezes mantê-los mas esta característica é algo muito desagradável.
    Sinceramente, não recomendo este peixe para um aquário comunitário com peixes muito pacíficos.
    Talvez se dê bem num aquário com apenas barbos e, mesmo assim, não os menores.

    1. Ele acabou com meu aquario um dia cheguei do trabalho e tinha um paulistinha morto e ele esta atacando mesmo assim e tive que apartar ele dos outros peixes.

      1. Achei estranho os Sumatra estar comendo os pequeninos paulistinhas. Tenho 6 sumatras junto com outros 33 peixes de tudo que é tipo, a única vez que eles atacaram algum outro foi no começo do meu aquario de 500l, deixei formar amônia tóxica e queimou um acará branco, os outros peixes sacrificam os mais fragilizados por conta da seleção natural, eles matam os mais fracos para não atrair predadores maiores quem podem comer os bons também. Pode ter certeza que tem alguma coisa errada no seu aquário, talvéz tenha amônia ou superpopulação, meça: acima de 2 já é fatal para a maioria dos peixinhos e aqueles de coloração branco ou transparente são os primeiros a morrer, a população é dada por 6 litros de água para cada peixe, pode ser a população, meça o PH e a amônia, se for amônia: tire 25% da água juntamente com uma boa sifonagem para tirar restos de fezes e comida do fundo, pode crer que funciona. Coloque plantas naturais e cavernas para os peixes de distrairem e evitar o estresse.

    2. Marcelo, Muita verdade! meus sumatranos além de ter estragado com as caudas de outros peixes, como guppys e molinésias, entre outros… Ainda estavam massacrando as minha platis! Ele e muito agressivo! tive que retira-lo do meu aquario! e foi só felicidade! os peixes estão com a cauda já bem mais recuperada! e estão bem saudaveis! E nem uma veterinaria aqui perto quer comprar meus barbos porque dizem que eles são devoradores de caldas!

    3. É um peixe que recomendo….tenho um aquário de peixes asiáticos e se dá bem com paraisos, beijadores, outros barbos, tanictis, fy fox, comedores de algas, paulistinhas, bicolor, botias.
      São peixe s resistente, de nado rápido. Recomendo para iniciantes…porém nãommisturar peixes de calda longa como lebistes..e peixes de nado lento, como colisas.

    4. Amigo para que eles parem de mordiscar as nadadeiras alheias é só manter um mínimo de 7 sumatras, que esse problema desaparece. Assim vc quebra o ciclo de macho dominante que geralmente aparece em grupos pequenos. Isso também vale para outras espécies com o mesmo comportamento.

  2. Peixe bacana pra aquario. Tenho uma aquario de 250 litros. Tenho 15 barbo sumatra no aquario eles são os que se destaca no meu aquario. Vive com com mais 30 peixes de pequeno porte e 4 acara bandeira. 1 cascudo, corydoras, neons, rodostomos, barbos ouro, paulistinha, botia yoyo e palhaço… Nunca deu problema nem um pra mim. Na minha opinião pode comprar de boa.

    1. Concordo com vc Matheus, tenho um aqua de aprox. 500 L e tenho na faixa de 60 a 70 sumatra entre eles os comuns, os verdes e os reds, tenho um texas blue de médio porte, um eletric blue tbm de médio porte, um jack dampsey do msm porte, coridora (3), socolofi (3), kandangos (3), bicoolor (3) , algariitum (3) de cerca de 10 cm mai alguns que eu não sei o nome ainda, mas por fim e que ninguem possa acreditar nem eu tenho cinco bandeiras com cerca de 15 cm cada e nunca tive problema algum com os sumatrinhas que a alegria do aqua.

  3. comprei apenas um barbo e coloquei no meu aquario que tinha uns 6 peixinhos, todos morreram ele foi o ultimo , tenho quase certeza que ele assasinou meus peixes, tadinhos… agora estou com um aquario de 150 litros e nunca mais compro outro desse.

    1. Olá Priscila,

      Pode ser também que o Barbo veio com algum tipo de doença da loja, e acabou infectando todos os outros peixes. Não coloque esse titulo de assassino no coitadinho do peixe.

      Abraços

  4. comprei 5 deles, o menorzinho era o mais chato, pois matou 2 peixes de outras especies, machucou outros peixes, e no fim começou a atacar os da propia especie er terrivel de se ver. na boa, se voce nunca teve um desses,não recomendo.

    1. ESTE PEIXE É UM VERDADEIRO ASSASSINO MESMO . PEIXE ASSASSINO DE AQUÁRIO . TIVE EM MEU AQUÁRIO , 4 LIMPA VIDROS E 5 BARBOS . OS LIMPA VIDROS SÓ DURARAM CERCA DE 3 DIAS . OS MALDITOS DOS BARBOS SUMATRAS MATARAM A TODOS . SENDO QUE 2 LIMPA VIDROS ERAM PEQUENOS , TIPO FILHOTES AINDA . OS DESGRAÇADOS COMERAM A TODOS. NUNCA MAIS TEREI ESTE PEIXE MALDITO.

  5. Tenho um aquario de de 110 litros com sete barbos e numca mexeram em nem um outro peixe. tenho kinguios, tricogaster, acara, paulistinha, neon, tetra negro,corydora. deixem o habitate mais realista possivel ai eles não iram mexer em outros peixes.

    1. Essa é a chave! Desde que o cardume seja grande o suficiente, e o habitat esteja preservado, estes barbos não vão incomodar ninguém.

      Quem compra Barbos tigre/sumatra para meter em aquários sem vegetação, ou mantém apenas 2 ou 3, está a pedir problemas…

    1. Olá Victor,

      São peixe que não chegam a um tamanho grande, ficam entre 2 e 4 centímetros. E o ph deve sempre estar entre 6 e 8, nunca acima disso nem abaixo.

      Abraços

  6. Se um dia o capeta vir a terra em forma de peixe tenho certeza que virá como Barbo Sumatra, coloquei 12 exemplares num aquário de 500 litros plantado com outros 40 peixes de médio e pequeno porte, simplesmente acabou com a paz do aquário, perseguia vários peixes e acabou com um acará bandeira e um kinguio, peguei os 12 e os devolvi para loja, fiquei tão puto que nem pedi nenhum outro pela devolução e saí da loja o mais rápido possível.

    1. Filho, coloque um Zebra obliquidens, que você verá o que é um diabo em formato de peixe!!! Ciclideo africano, é pra acabar! Tive um e ele matou 5 barbos sumatras, 2 barbos panda e se eu não o devolvesse pro lugar onde comprei, mataria o último… hoje tenho um aquário só de Barbos, panda, sumatra, ouro e neon ah e o paulistinha pink! Barbos super tranquilos, quem sabe você deu azar, ou pôs com peixes errados! Abç

  7. Eu tenho um aquário de 36L comunitário com 40 peixes pequenos. Possuo 5 Barbo Sumatra. Percebi que eles atacam peixes fracos/doentes e quando estão com fome. Você deve colocar com eles outros peixes ágeis como Dânio, Tetra Negro, Tetra Rosa, Barbo Verde, Mato Grosso, Barbo Ouro, Rodostomos. Colocar Gupy, Acará, Kinguio, Platy, Espada, peixes que possuem barbatanas grandes é carnificina na certa. Se colocar eles com espécies equivalentes não terá problemas.

  8. tenho um aquário com 5 barbo sumatra um morreu do dia pra noite, agora reparei que tem um que esta com a parte de baixo muito inchado e a coloração muito branca a parte do inchaço, como devo tratá-lo? gostaria que alguém me ajudasse obrigada!

    1. Olá Katia,

      Infelizmente não consegui encontrar uma relação entre os sintomas que você falou e ligar a uma doença. Por favor, nos mantenha informados.

      Abraços

  9. Tenho 2 sumatras e 3 casais de gupy comprei faz 1 semana e meia 1 dos sumatras esta começando a morrer oq pode ser as nadadeiras esta normal ele esta começando a deitar de lado fica no fundo do aquario ai o outro sumatra começa a nadar atras dele ai ele se esperta um pouco e sai correndo logo depois volta a ficar quieto e a virar de lado

    1. Olá Guilherme,

      Muito provável do peixe estar doente, mas infelizmente são muito poucas as informações para saber a doença. Você pode separar o peixe do aquário e colocar um pouco de sal grosso na água do outro aquário com o peixe doente. E deixe ele la dentro, isso pode fazer ele melhorar. Coloque um pouco de sal grosso também dentro do aquário com os outros peixes, para evitar que eles fiquem doentes também. Mas só um pouquinho.

      Abraços

  10. O sumatra é um peixe bacana de se criar, não maltrata ninguém se estiver em cardume, e não pode ter peixe solitário no aquário.
    Querem ver um peixe assassino?
    Comprem um ituí pena, ele vai devastar seu aquário.

  11. Há algum tempo atrás com um aquário menor tive uma experiencia horrível com dois barbos. Mataram um kinguio. Dai soube que em cardume eles se comportam melhor. Acho-os lindos, e agora estou com uma grande dúvida, se arrisco ou não comprá-los novamente, só que dessa vez em número maior….
    O que acham? Devo correr esse risco?

    1. Olá Fabio,

      Particularmente eu adoro um cardume de Barbos, então eu arriscaria sim. Mas com cautela, ficaria de olho para ver se irão ocorrer brigas.

      Abraços

  12. Tenho oito barbos sumatras e eles dão alegria ao aquário. Recomendo a todos os aquaristas, desde que coloquem com peixes equivalentes, como outros barbos, colisas, botias, kuhllis e por aí vai… Basta pesquisar antes de comprar os peixinhos.
    Mas estou tendo um problema com um dos barbos, ele está magro, nadando de forma estranha, como se estivesse querendo chegar ao fundo mas sem sair do lugar, e parece estar com a boca torta, por isso tem muita dificuldade pra comer. Por ele ser o menor deles, imagino que foi ferido por outro sumatra, mas se algum expert no assunto puder me ajudar eu agradeço.

  13. É preciso notar a qtde mínima de Sumatras para que não haja problemas. Tem que ter no mínimo 5, não se pode colocar com peixes muito lentos e em aquários pequenos. No meu eu tenho 5 sumatras, 2 barbos cereja, 2 verdes, 12 Paulistinhas de cores variadas, 2 banjos, 2 dojos, um comedor de algas, e um polypterus, além dos caramujos vermelhos e camarões cherry e fantasma. Não tenho problema nenhum porque o aquário é grande e bem plantado. Se for respeitadas as regras tudo fica bem.

  14. Tenho sumatras em aquário comunitário, já criei junto com outras espécies e eles convivem pacificamente com os outros, mas realmente tem que ter cuidado, pois já tive alguns cardumes de barbos mais agressivo, não tenho certeza, mas o ambiente e a quantidade de peixes pode influenciar.

  15. Oi bom dia,
    Eu gostaria de saber se os peixes néon verde, néon negro, néon cardinal, danio gigante, paulistinha, e guppy, podem ficar juntos em um aquário sem causar problemas uns aos outros e as dimensões do meu aquario são ao todo 116 litros.
    Grata por respostas.

  16. Meu aquario é com kinguios, carpas, bandeira, dojo, tetra negra, pacus e colisa. Meu cunhado tirou do aquario dele primeiro o itui e trouxe pra ca, os peixes daqui nao ficavam nem perto dele, o lado que ele ficava do aquario nao ficava mais nenhum peixe… corriam tudo pro outro lado e ficavam amontoados… nao importava o lado q o itui ia os outros peixes ficavam do lado oposto. Tirei o itui e meu cunhado trouxe o barbo… pessima ideia… era pequeno e achavamos inofencivo, simplismente ele comeu as barbatanas do acara bandeira, que acabou morrendo de tanto o barbo atacar ele, e nao contente ele comecou a atacar a carpa. Nao teve jeito tivemos que tirar ele do aquario… Nao recomendo nenhum dos dois peixes.

  17. Possuo hum pequeno cardume (6) do Barbo Sumatrano a mais ou menos seis meses, e crio eles com(6) o do Japônes kalico eles vivem bem, em dado momento são hum cardume só. talvez o problema seja o PH. da agua. PH ideal seja 7 (neutro) deixa os peixes mais tranquilos.

  18. Amigos, Vocês olham muito os peixes, mais o comportamento dos Peixes, depende muito do PH. da agua. O melhor PH. para aquário Coletivo é o Neutro (7) Pois ele é ideal para todos os peixes,assim mantendo-os bastantes calmos. se por acaso você escolhe outro PH. no aquário coletivo, pode ter certeza,que vai ter problemas.

  19. Amigos esse peixinho e um ciclideo! Não coloque peixes em seu aquario por serem bonitinhos ou acessíveis. Procure saber a compatibilidade com os outros que você já tem. Certamente em aquários pequenos principalmente, ele vai devorar peixes mais lentos e calmos!

  20. Olá, comprei um casal de Barbo e quatro tetras negros, porém o dono da loja disse que o ph certo é de 6.8 á 7.0, eu queria que vocês me ajudassem com isso, pois fiquei confuso!

    1. Olá Moisés,

      Com certeza o que ele quis dizer com isso é que você tem que manter o Ph sempre nessa faixa, e não deixar ele variar muito, pois a cada 0.2 graus de variação, a concentração de íons aumenta em 10 vezes, o que é muita coisa. por isso ele escolheu essa faixa pequena de variação.

      Abraços

  21. Comprei 2 na semana passada, até hoje estava tudo bem, eles só pertubavam um ao outro, mas hj acharam uma vitima, o meu favorito, chodó do aquario, corydora q chamava de preguiçoso pq gostava de ficar pendurado nas plantas, pertubaram tanto ele q n resistiu, maldita hora q conprei essas pragas, eles, os dojos tbm encheram o saco, amanha vou devoçver tudo, quero nem o dinheiro, só me livrar deles, montar um aquario pacifico agr.

    1. O bárbus sumatra deve ser mantido sempre em cardume de no mínimo cinco peixes e num aquário com bastante espaço. Esse procedimento, evita ataques a outros peixes. Exemplo: fiquei surpreso, quando vi bárbus no mesmo aquário de japonês, com a calda desenvolvida, sem uma mordida.

  22. meu aquário tem 250 litros, tenho acará bandeira ,barbo dourado, barbo sumatrano , guppy, tetras, coridoras, cascudos, mexericas , tricogaste , platy, , comprei os barbo sumatrano e a regra aqui é simples. arruaceiro e valentão , aqui roda.
    mando para a sala do coronel oscar. o coronel oscar tem um papo legal. nunca vi um ir lá e voltar querendo briga, alias eles nem voltam. o resto ver que o cara sumiu e entendem logo o esquema. boca fechada, não entra o oscar em ação.

  23. agora os sumatranos vivem em paz, são ótimo vizinhos. alias tdos aqui no aquário vivem em paz perfeita. o único que não é de paz, vive sozinho num aquário reformatório, ele é o diretor de lá. o oscar. resolve tdos os meus b.o. recomendo comprar um oscar !

  24. Eu tenho 8 porém eles são criados com meus peixes africanos não tenho problemas pois com os ciclídeos eles não se mete a besta a atacar pois sabe que os ciclídeos revida .. Mas para criar com peixes calmos.como kingue etc.. E locura ele não só comem a barbatanas mas chega até a matar … Tou feliz com os meus…

  25. Comprei nove sumatra verde e coloquei em um aquario sozinhos e de repente do nada um por um dava uma nadada rapida e uns pulos fora da agua e morria como se tivesse dado um ataque fuminante
    Só ñ caiam fora do aquario porque tinha tanpa
    Nossa foram umas senas orriveis.

  26. Caraca menor!! O cara tem um aquário de 36 Litros com 40 peixes pequenos, e ainda vem dizer que o Sumatra é que faz carnificina!! Acho que o Sumatra mata os outros peixes porque não pode matar o cara que o colocou num aquário destes…

  27. Muita gente desinformada reclamando. Não de deve colocar Barbos em qualquer aquário! Eles não são amigáveis a outras espécies e devem ser criados em cardumes.

  28. Pessoal eu tinha 5 Barbos aqui, meu aquário é pequeno, 4L, tenho um compressor para oxigenar a água, e faço uma limpeza parcial quando a água começa a ficar muito turva. Alguns Barbos morreram na última limpeza, as listras escutas ficaram claras e morreram…

  29. Sou iniciante na atividade, tenho um aquário de uns 30 l e só tinha um casal de Paraíso. Recentemente coloquei 5 Barbo Sumatra e um casal de Espada. Aparentemente estão convivendo bem. Os Paraísos são mais lentos, porém maiores, mas passaram a ficar mais quietos entre as pedras. Vcs acham que essa convivência pode continuar pacífica?

  30. Fazem 4 dias q comprei um barbo tigre, foi o tempo certo para ele detonar meu betta e um lindo peixinho de calda longa q ganhei, eu tinha muito amor por ele , seu nome “Davi” ele já está boiando no aquário, sua linda calda foi toda destruída por esse tal peixe barbo, não recomendo ele para ninguém, ele pode destruir o seu aquário, não entre nessa de cardume, isso é propaganda para vendê-lo. ” estou muito triste e já até chorei pelo meu peixinho”

  31. Odeio esse peixe comprei 10 exemplares num aqua de 40 litros pois eles mataram meu tricogaster matou meu beijador mato minha tetra negra e a rosa e ainda mato meu espada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *