Baiacu Amazônico

O Baiacu Amazônico é um peixo muito famoso, tanto pela sua principal característica, que é a capacidade de se inflar, ficando parecido como uma bexiga cheia de ar, como pelo fato de que sua carne é venenosa, mas isso não passa de uma lenda ou um boato mal contado, que acabou tomando dimensões completamente desfocadas. Mas nesse post você pode saber um pouco mais sobre essa curiosidade estranha.

A Baiacu Amazônico tem os olhos na lateral dde sua cabeça e também não possuem escamas, e sim uma especie de “couro”, que lembra muito uma borracha quando ao toque. Já suas cores são predominantemente de um verde brilhante, com faixas negras irregulares ao longo do corpo e com o ventre branco, o que acaba servindo de camuflagem nos rios amazônicos. Ele também possui uma outro característica muito peculiar, que é o fato de ser um dos poucos peixes capazes de piscar os olhos, chegando até mesmo a fechá-los completamente caso necessário.

Já quanto ao seu comportamento em aquários, são peixes bastante ativos, nadando junto o dia inteiro e não sendo agressivo uns com os outros, mesmo não sendo um peixe que nada em cardumes, pode se tornar mais calma quando em maior número de peixes em um mesmo ambiente. Já quanto a presença de peixes de outras espécies, o Baiacu Amazônico não irá tolerar o convívio apenas com espécies de peixes maiores do que eles, o que lhe causará um certo estresse podendo levar a doenças.

Outra característica muito peculiar do Baiacu Amazônico é o fato de não gostarem muito de águas paradas, preferindo sempre pequenas correntezas, por isso é muito importante garantir essa condição para os peixes, o que pode ser um fator limitante na hora de escolher outras espécies de peixes para conviverem no mesmo aquário.

Mesmo sendo muito fácil de ser mantido em aquários, o Baiacu Amazônico requer alguns cuidados para poder ter sua vida útil aumentada e deixá-los ainda mais vistosos e coloridos. Segue a ficha técnica do Baiacu Amazônico:

Nome popular:
São conhecidos com o nome de Baiacu Amazônico

Nome científico:
Foi batizado de Colomesus asellus

Origem:
São peixes nativos da Bacia Amazônica.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Baiacu Amazônico, a água deve estar entre 25°C e 28°C, mas de preferência manter em 26°C.

Água:
O pH da água deve ficar entre 6.5 a 7.0.

Alimentação:
O Baiacu Amazônico é um peixe carnívoro por natureza, que irá aceitar muito bem comidas do tipo, caramujos, camarões frescos, minhocas, tenébrio, larva do besouro do amendoim, chegando até mesmo a comer eventuais insetos que por ventura caiam na superfície da água de nossos aquário. Mas infelizmente é um peixe de difícil aceitação de rações industrializadas, onde é mais facilmente aceita a ração do tipo granulada, mas mesmo assim muito difícil.

baicau-amazonico

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *