Tudo o que você precisa saber sobre o Acará-Severo

Acará Severo

Acará Severo ou Acará Peba é uma outra espécie de peixe onde o aquarista pode desenvolver uma certa relação com o animal, e por conta dessa característica é preciso ter muito cuidado na criação deles. São peixes que exigem muito conhecimento do aquarista e não devem ser criados em aquários comunitários. São peixes que crescem bastante, e por conta disso devem ser criados em aquários sempre superior a 200 litros. Se adaptação muito bem em aquários plantados, mas devemos ter alguns cuidados com as plantas e procurar escolher as mais resistentes.

São peixes que que tem a reprodução bem fácil, mas devemos tomar alguns cuidados aos alertas que eles dão quando não estão contentes com alguma coisa no aquário. Os peixes que estão assustados ou não estão a vontade com o ambiente acabam por ficar pálidos e com um listra na vertical.

Tendo em vista algumas peculiaridades em se criar os Acará Severo em aquários, e importante tomar  alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e  coloridos, segue a ficha técnica do Acará Severo:

Nome popular:
São conhecidos com o nome de Acará Severo

Nome científico: 
Foi batizado de Cichlasoma severum

Origem:
São peixes nativos da America do Sul, encontrados em toda a bacia amazônica.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Acará Severo, a água deve estar entre 24°C e 28°C,  mas de preferência manter em 26°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 6.5 a 7.0.

Alimentação:
O Acará Severo é um peixe onívoro por natureza, mas quando criado em cativeiro acaba aceitando bem todo tipo de ração industrializada, bem como alimentos vivo e congelados, podendo comer até outros peixes menores que caibam em sua boca.

Tudo o que você precisa saber sobre o Acará-Severo

Deixe aqui seu email para receber novidades.

26 comentários em “Acará Severo”

  1. É um peixe que através da sua coloração se comunica com o seu dono.
    Já tive um lindo Gold que morreu há alguns meses.
    Agora só tenho um verde.
    É um peixe majestoso e um ciclídio de agessividade moderada mas mesmo assim não é recomendado mantê-lo com outros ciclídeos.
    Uma coisa que aprendi: misturar ciclídeos é muito complicado. Um deles sempre será dominado e renegado aos cantos escuros e escondidos do aquário.

    1. Olá Rafael,

      Pode sim, mas é sempre bom ficar de olhos com esses peixes carnívoros todos juntos. E também com o porte dos peixes para o tamanho do aquário.

      abraços

    1. Olá Erik,

      O Mais complicado você á fez, que é juntar um casal. Dai na época da reprodução o casal irá escolher uma superfície lisa para depositar os ovos,esse é o papel da fêmea, depositar os ovos, logo após o macho os fertiliza. Depois disso alguns casais cuidam dos ovos e depois de 48 ele eclodem, e outros peixes podem ao invés de cuidar comê-los. Portanto é preciso observar o que acontece, caso os peixes resolvam comer os ovos ou até mesmo os alevinos, tire os pais do aquário.

      Abraços

  2. Galera tenho um aquario de 300 lts , que comprei de uma amigo que ja tinga este aquario a dois anos ou mais, neste aquario vivem um cascudo enorme rsrs, 03 acaras do congo de uns 1o ou 12 que se reproduzem tranquilo, um citronelum de uns 18cm duas coridora uma botia e dois severos um de 20 ou 25 cm e um de 18 cm. Na opinião de vcs tenho que diminuir a população este aquario ?

    1. Olá Adauto,

      Se você verificar brigas constantes entre seus peixes, pode ser um sinal de falta de espaço. Isso significa que você vai precisar diminuir a população sim. Caso contrário, não precisa.

      Abraços

    1. Olá Rafael,

      Não vejo problema. Mas o aquário tem que ser grande pois os peixes que você esta escolhendo tem um tamanho avantajado.

      Abraços

  3. bom dia
    tenho três acaras bandeira ganhei um severo que ainda não fui buscar:pergunto, posso criar no mesmo aquário junto com os bandeiras??. aquário 200lts

  4. Alevinos de Acará Severo possuem algum comportamento específico?
    um dia após retirar todos os peixes do aquário surgiram alguns alevinos. desconfio que sejam do casal de Acará Severo entretanto, agora já com três dias de idade, eles não parecem ‘bons nadadores’. estão sempre procurando uma superfície para se prender (agarram com a boca). Devo procurar o programa do Ratinho? abraços

  5. Ola tenho um aquário de 350 litros tenho cardume de cardinal neon, rodóstomos, mato grosso, botias yoyo, colisa, tricoglaster, borboleta, tetras, melanotenia, ramirezi, lebiste criado e criando em 6.8 etc, devo ter uns 80 peixes na maioria pequenos, não sabia dessa relação que não pode se ter severo em aquário comunitário, quem me vendeu não disse nada sobre isso, ele é bem pequeno ainda de 3 a 4 cm no máximo, está no aquário a dois dias esta parecendo uma zebra, até o momento observei bastante não tive nenhum incidente, acontecer, tenho plantas los, tronco e um castelo de refúgio, gostaria de saber oque pode acontecer se posso ter problemas?

    1. olha só depende muito do peixe. Não vamos esquecer que eles tem personalidades também! Tenho meus severos com acarás bandeira, colisas, tetras negros e barbos dourados, eles estão também pequenos ainda, mas já tem 1 mês de aquário e nunca vi uma briga (fora as pra se alimentar, beliscadinhas) São muito pacíficos os dois. eles ficam mais escuros e perdem um pouco as listras quando vão se acostumando com o ambiente novo, embora tenha uns bem mais listrados que outros.
      Tenho um 250 litros com um tronco oco grande, muita planta e cavernas de pedra. Dica, aquário comunitário tem que ter muito esconderijo pra todo mundo viver feliz!

  6. Tenho um severo ja adulto e um papagaio de uns 15 cm, e um oscar de uns 15 cm tbm.
    O severo e o papagaio fizeram um ninho debaixo das pedras e ficaram muito agressivos com o oscar. O que eu faço?

  7. Posso criar severo num comunitário de 200 litros com dois brichardes, um socolofi albino, dois ciclideos eletric yellow, um Oscar apaiari véu, dois synodontis pentricola, um acará disco e uma lagosta filtradora ?

    1. Certeza que vc vai ter que adquirir um bem maior, pelo que eu andei pesquisando eles crescem em media 20cm , =S eu por exemplo vou montar um de 300l pra abrigar 1 green terror um texas blue e um acara severo red, todos com media de 20 cm adulto… e talvez um jack dempsey

  8. Bom dia,
    Acabei de ganhar um Acará gostaria de saber qual a quantidade ideal de ração posso colocar para ele, já tive um beta, mas era bem pouquinha a comida dele.
    Desde já grata pela atenção

  9. Estou montando um aquario de 300l e pretendo colocar 1 green terror, um texas blue e um acara severum gold, todos entre 4 a 7 cm e juntos, é possivel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *