Tudo o que você precisa saber sobre o Acará Bandeira

Acará Bandeira

O Acará Bandeira é um peixe muito pacífico, podendo ser facilmente criando com outros peixes. Em alguns casos ele pode não se dar muito bem com alguns tipos de barbos, mas em aquários grandes esse problema não acontece muito.

Os Acarás, por serem peixes mais lentos, devem ter um cuidado especial na hora da alimentação quando criados em aquários comunitários. É sempre bom prestar atenção para ver se ele conseguiu comer.

Embora os Acará Bandeira sejam muito fáceis de serem criados em um aquário, e importante  tomar  alguns cuidados para poder aumentar a vida útil do peixe e deixá-los ainda mais  vistosos e  coloridos, segue a ficha técnica do Acará Bandeira:

Nome popular:
São conhecidos com o nome de Acará Bandeira

Nome científico: 
Foi batizado de Pterophyllum scalare

Origem:
São peixes nativos do Brasil, região amazônica.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitáte ideal para o Acará Bandeira, a água deve estar entre 24°C e 28°C,  mas de preferência manter em 26°C.

Água:
O  pH da água deve ficar entre 6.8 a 7.0, com um dH mole.

Alimentação:
Os Acará Bandeira tem o gosto maior por vegetais, entre uma refeição e outra eles gostam muito de dar umas mordidinhas em algumas plantas, mas gostam e aceitam também alguns tipos de alimento vivos, tubifex, artêmia, daphnia. São peixes que comem de tudo, mas sempre é bom variar o cardápio deles não esquecendo de as vezes dar alguma ração a base de vegetal.

 

Tudo o que você precisa saber sobre o Acará Bandeira

Deixe aqui seu email para receber novidades.

60 ideias sobre “Acará Bandeira”

  1. Tenho um acará bandeira,apenas 1 ! pois ele matou os outros 10 peixes que conviviam c ele…inclusive 3 outros acarás bandeira…
    Ele matava comendo os olhos,o que achei muito estranho…inclusive separei-o dos demais quando percebi que ele era o malvado só tinha, mais uns 3 e 1 deles “barrigudinho” ainda viveu muito depois ,apenas c 1 olho. Hoje ele parece feliz solitário..

    1. comigo aconteceu o mesmo quando o coloquei junto aos outros ele era menor e os demais batiam nele quando ele cresceu q por sinal ficou maior q os outros a mesma especie começou a agredir começando pelo olho e matou tres o que sobrou eu os separei porque ele estava agredindo como tenho um laguinho de kinguios eu o coloquei junto com peixe grande

    2. Isso é verdade, tenho um casal de acarás tipo disco (um pouco diferente do bandeira) qndo eram filhotinhos viviam pacificamente, ao se tornarem adultos formaram um casal e começaram a se reproduzir, daí que eu soube que eram um casal. Após se reproduzirem começaram a ser agresivos e já mataram 6 peixes que eu gostava muito, lembrando que meu aquario possui 300 litros, por tanto, é um aquario grande tem muito espaço, mesmo assim se tornaram agresivos.

    3. esse final de semana, minha Acara Bandeira apos crescer, começou a matar meus peixes no meu aquario comunitario, ambos apareceram sem os olhos, acredito que seja ela por ser o maior peixe do aquario, matou 6 NEOS, 4 MATO GROSSO, 2 BEIJADOR, isso em apenas 3 dias.

  2. tenho dois acaras bandeira com quatro kinguios e dois colisio azul um dos meus acaras o maior nao tem se alimentado isso tem me deixado bastante preocupada o uqe fazer?

    1. Olá Nayara,

      Os Acaras Bandeiras, são peixes mais lentos, e você deve ter um cuidado maior na hora de alimentar quando há outros peixes mais rápidos dentro do aquário.

      Abraços

  3. Criava peixe japonês, mas como morreu depois de dois anos, resolvi criar o Acará bandeira.
    Comprei 3, coloquei a água com ph 6,6, conforme me orientaram, só se que não sei ao certo dar para eles comerem. Só tenho a ração alcon basic, que dava ao japonês.
    Poderiam me informar o que devo oferecer?

    1. Olá Marco,

      Continue dando essa ração sim, mas aproveite para comprar outras, a base de spirulina, camarão entre outros. É importante variar na ração dos peixes.

      Abraços

    1. Olá Diognes,

      Muito provavelmente a água de seu aquário não deve estar boa,ou então os peixes estão doentes. Preste atenção para mais detalhes e nos conte.

      Abraço

  4. tenho 4 acaras bandeiras e 10 japoneses kinguios e um labios frenatus e 4 colisas sangue e 1 paulistinha 1 tetra 1 red cap,todos ele em um aquario de 80 litros e nunca brigaram todos felizes da vida sempre to trocando 50% da aqua toda semana fasso isso dou a quantidade de comida necessaria 3 vezes ao dia as vezes lavo a bomba tenho um aquecedor com controlados de temperatura externa que eu fiz ,deixo sempre a temperatura entre 29 e 30 graus pois ja perdi muito peixe por conta da temperatura depois que coloquei nao morreu mais ate os peixe nao ficam mais estressados ta tudo certo aqui

  5. A experiência que tenho tido com o peixe acará-bandeira, é que devemos introduzir todos ao mesmo tempo no aquário. Se colocarmos um novo onde já existam acarás, ocorrerão brigas. E devemos criar somente os acarás sozinhos. Se colocarmos outras espécies, costumam devorar as barbatanas do acará que é um peixe lento. Tive que separar meus acarás de barbo ouros e de papilocromis.

  6. Tenho um Acará-bandeira, e ele é super lento pra comer, ele é sozinho no aquário, fiquei observando e o problema é que toda vez que eu coloco a ração ele fica tipo chupando lentamente ela, mas ela não entra na boca dele, o que eu faço pra ele conseguir comer? 🙁

  7. Olá podem me ajudar. , tenho num aquário um Betta , kinguios perola e kinguios e dois espada e um bandeira que comprei recentemente, porém ele estava normal mas por agora ele só fica no fundo do aquário quetinho sem se mexer, não sei o porque. , alguém pode me ajudar. .

    1. ele não come dependendo do tamanho mais os tetras e sem chance dele comer mais os neons ele pode comer a cuidado com os tetras pq eles são agressivos com peixes de cauda longa e que são lentos pode se que de certo ou pode ser que não de certo mais nunca tive sucesso com os tetras no meu aquario pq tenho kinguios acara bandeira tricoghaster leeri e cascudo e meus kinguios e meu acara estão com as nadadeiras tudo comida por causa dos tetrasai eu devouvi os tetras para a loja

  8. Tenho um acara bandeira

    Porém percebi que ele não está comendo

    Ele as vezes até vai a ração mais aí quando chega bem pertinho desiste de morder

    Posso encher do lado dele de ração e ele não come

    Tenho um aqua de 170l a água está ok ph 7 tenho um sump lateral e um filtro uv água cristalina a meses sempre com 1 tpa por mês

    Todos os outros peixes estão comendo como nunca inclusive um outro acara bandeira que tenho aqui mais ele nada

    Se continuar assim vai ficar fraco e pegar doença me ajudem por favor please

    1. Bom dia Cosme; eu estava com este problema com os bandeiras no meu aquário e troquei a ração por outra de melhor qualidade e eles começaram a se alimentar melhor

  9. Quais outros peixes eu posso pôr em meu aquário que não venham machucar o meu acará bandeira? Meus barbos beliscavam suas nadadeiras e neon, o próprio acará comia…

    1. É difícil identificar, mas o macho costuma ser mais “cabeçudo” e a fêmea costuma ter a barriga mais larga, olhando os peixes de frente. O ideal é você colocar cerca de 5-6 acarás juntos em um aquário grande e esperar alguns dias para ver se formam casais, aí você separa o casal. Elem devem estar em idade reprodutiva para acontecer isso (uns 5 meses mais ou menos).

  10. Bom dia!! E tenho uma pequena criação em casa e ja consequi reproduzir betta kinquio colisa paulistinha e outros!!! E gostaria de uns toques p/reproduzir acara bandeira e disco vç’s poderiam me ajudar? Poís não sei diferenciar machos e femeas!
    Obrigado!

    1. É muito difícil identificar o sexo deles mesmo… o ideal é ver qdo formam par e separar o par do restante do grupo. Já tive a sorte de ver ela por os ovos mas não vingou nenhum

    2. É difícil identificar, mas o macho costuma ser mais “cabeçudo” e a fêmea costuma ter a barriga mais larga, olhando os peixes de frente. O ideal é você colocar cerca de 5-6 acarás juntos em um aquário grande e esperar alguns dias para ver se formam casais, aí você separa o casal. Elem devem estar em idade reprodutiva para acontecer isso (uns 5 meses mais ou menos). É ideal que fique somente o casal no aquário, pois se eles sentirem alguma ameaça, podem comer os ovos/filhotes. Também pode ser necessário separar o macho quando os ovos eclodirem, tem alguns que comem os filhotes. O mais difícil na verdade é manter os filhotes vivos, pois são muito sensíveis e se não receberem alimento adequado, temperatura e controle de ph, morrem muito fácil.
      Em aquários comunitários, é ideal que todos os peixes tenham o mesmo temperamento, para que não fiquem estressados, então escolha bem as espécies.

  11. olá! eu tenho quatro japoneses e dois acáras no meu aquário, dos dois um é mais velho que o outro, o maior vivia brigando com o menor, mas depois de um tempo foi diminuindo. Um dia desses eu percebi que a nadadeira caudal do maior diminuio, e fiquei preocupada. Comecei a observar mais, e percebi que ele estava sendo atacado pelos japoneses, mais precisamente pelo telescópio, o que achei estranha pois antes ele era o mais agressivo, quando ficava estressado ia pra cima de todos, e agora ele está mais quieto, quando os outros vão em cima ele não faz nada, apenas tenta se afastar. Por precaução tirei ele do aquário,e ele está sozinho em outro. O que devo fazer??

  12. Olá gostaria de saber se é uma boa ideia eu colocar um casal de acaras bandeiras no meu aquario, 110l aquario comunitario contendo os seguintes peixes:
    5 Pacus prata
    2 Barbus Cereja
    3 sumatra (queria saber se os sumatras e os acaras vivem bem entre si!!!)
    2 coridora
    5 peixinhos que esqueci o nome
    1 Platy mikey

  13. Olá, boa tarde.
    Tenho 4 acarás bandeira e de nas últimas semanas 1 deles começou apresentar um comportamento estranho.
    Ele fica estático, cabeça virado com a boca para cima próximo da superfície, parecendo que está morto.
    Dou umas batidinhas de leve no vidro aí ele se mexe e vai para outro lado.
    O aquário tem oxigênio, a temperatura e pH controlado e não sei porque faz isto.
    Percebi que está perdendo a coloração, não está se alimentando e nadadeiras com aspecto que foram comidos. O que pode ser?
    Obs: o aquário só tem acarás bandeira.

  14. O acara bandeira é um peixe de comportamento estranho, alguns sao protetores e outros caçadores. Ja criei acaras em tanques de reprodução de guppy, molly e espada, esses acaras nunca comeram os filhotes, no entanto em outra ocasiao outros acaras caçavam os filhotes. Os acaras sao agressivos entre si e por isso é recomendado um aquario grande para cria-los em grupo para q os mais timidos e menores nao sejam machucados. A reproduçao e identificaçao de macho e femea sao dificeis entao o melhor é ter um cardume e esperar naturalmente a formação de casais. Os ovos sao depositados em pedras, plantas e canos, geralmente na vertical e o casal protege os filhotes. Se ficarem muito tempo sozinhos em um aquario podem se tornar territorialistas e atacam peixes novatos.

    1. Não Gabriel, você precisa comprar plantas aquáticas e plantar no aquário, assim o peixe come quando ele quiser. E além das plantas aquáticas, você precisa comprar uma ração de qualidade.

  15. Alguém sabe me informar, se a iluminação do aquario faz o Bandeira desbotar?
    Tipo tenho um no meu aquario e hoje percebi, que ele estava sem as listras e com o tempos elas voltavam mas muito fraca, ai quando apaguei a luz do aquario as listras voltou ao normal.

  16. Nunca vi tanta gente escrevendo bosta em um único lugar. Pelos comentários já consigo imaginar o naipe dos aquários. Criar peixes requer um mínimo de estudo e hoje em dia tem muito material na Internet. Primeiro lugar, não se mistura acara bandeira com kinguios! Nunca! Pq são peixes de parâmetros totalmente diferentes, PH temperatura, dureza da água, oque vocês estão fazendo é misturar urso polar e camelo num mesmo lugar. Segundo, bandeiras crescem muito! O ideal é um aquário de 200 litros pra uns 4 bandeiras e alguns peixes menores. Vocês estão criando elefantes dentro de um banheiro. Terceiro lugar, leiam mais sobre aquários e não acreditem em tudo que a lojas falam. Lojistas querem vender de qualquer jeito, poucos se importam com a qualidade de vida dos peixes. Em último lugar, porém o mais importante: VIVER BEM É DIFERENTE DE SOBREVIVER. Você tem vidas nas suas mãos, vai depender de vocês se os peixes vão ter uma vida de qualidade ou se vão apenas sobreviver.

    1. Muito obrigado pela sua contribuição Rafael, muito válida suas considerações e exemplos. Mas uma coisa é você ensinar para que as pessoas que não saibam como fazer aprendam e passem a fazer de maneira correta, e outra coisa é ser arrogante. Pois um sábio de verdade é aquele que dissemina seus conhecimentos adiante, e não se vangloria por tê-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *