Tudo o que você precisa saber sobre o caranguejo de água doce

Caranguejo de água doce

Caranguejo de água doce são animais que podem viver sozinhos ou em grupos, e o mais importante, eles são muito pacíficos, podendo viver juntos com camarões, e caramujos sem problemas, até mesmo alguns tipos de peixes. Mas devem ser colocados em aquários de no mínimo 30 litros por individuo.

Caranguejo de água doce pode se reproduzir em aquários, mas com um certo cuidado, e é bem fácil de reconhecer o macho e a fêmea. A Fêmea possui o abdômen mais largo, pois precisa fixar os ovos, já o macho tem um abdômen mais estreito e garras mais definidas, sendo uma maior que a outra.

Mesmo sendo relativamente fácil de ser mantido em aquários, o Caranguejo de água doce requer alguns cuidados para poder ter sua vida útil aumentada e deixá-los ainda mais vistosos e vibrantes. Segue a ficha técnica do Caranguejo de água doce:

Nome popular:
São conhecidos com o nome de Caranguejo de água doce

Nome científico:
Foi batizado de Trichodactylus panoplus

Origem:
São caranguejos que podem ser encontrados no sul do Brasil, Argentina e Uruguai.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Caranguejo de água doce, a água deve estar entre 20°C e 32°C, mas de preferência manter em 26°C.

Água:
O pH da água deve ficar entre 7.0 a 8.0.

Alimentação:
Caranguejo de água doce é uma espécie considerada detrívora, ou seja, são animais que consomem materiais que iriam se decompor no aquário, mas aceitam muito bem rações granuladas, spirulina, folhas de espinafre e outras, além de se alimentarem muito de algas.

Tudo o que você precisa saber sobre o caranguejo de água doce

 

Deixe aqui seu email para receber novidades.

99 thoughts on “Caranguejo de água doce”

      1. Olá!!!
        Estou desesperado para comprar pelo menos uns 6 caranguejos poa. Tenho um aquário de 2 metros e meio. Lama natural, pedras com “caverna” e várias outras coisas que ilustram um mangezal.
        Qual o endereço da loja?

  1. Bom dia, estou muito triste, meu caranguejo, Casquinha, morreu. Eu o tinha há uns dois anos.
    Quanto tempo esses bichinhos vivem em terrários?
    Outra pergunta é: o texto de origem não está errado???
    eles não são caramujos (moluscos), são Crustáceos!

    1. Olá Denise,

      Muito obrigado pelo aviso, sim estava errado e eu já corrigi. Já sobre o tempo de vida desse animais, eu não conheço muito, fiz uma pesquisa rápida e achei algumas fontes que indicam entre 2 e 4 anos.

      Abraços

  2. Olá, tenho dois siris em meu aquário, gostaria de saber se é normal eles ficarem com as perninhas para cima no fundo, como se estivessem mortos. Pois já peguei um deles fazendo isso, mas logo depois ele volta ao normal. Como não sei muito bem o que se passa, preciso de um esclarecimento. :/

    1. Olá Carol,

      Tenho muito pouco conhecimento desses animais, mas esse me parece um comportamento de proteção, como se simulasse estar morto mesmo. Você tem outros peixes no seu aquário?

      Abraços

    1. Ola vá em algum riacho que tenha quedas de água e observe bem tem muitos tipos de caranguejos grudados nas pedra pois o principal alimento dele é o limbo tem uma especie muito boa que para aquários é a AEGLA PARVA Pesquise e vai gostar!!!.

  3. Boa noite, Henrique!

    Os caranguejos necessitam de um ambiente salinado em um aquário? E precisam de respirar às vezes? Ou podem viver abaixo d’água?

    Abraços!

    1. Vá em uma lojas que vendem peixes ornamentais eles te indicam onde tem caranguejo de água doce para vender ou pode ir em qualquer lugar onde tenha uma pequena queda de água você acha eles grudados nas pedras aqui onde eu moro tem muito.

      1. oi Henrique

        eu ja procurei bastante e não achei se voce ou alguém sober de alguma loja que venda caranguejos de água doce pra aquário por favor me digam

        Muito Obrigada

        1. Olá Lena , fiquei sabendo hoje 21 de julho de 2015 que está proibida pelo ibama a venda do caranguejo de água doce , pelo menos aqui em Curitiba não se acha mais em lugar algum e todos alegam a proibição , o mesmo para aquele peixe que parece um tubarão

        2. Oi lena difícil esta proibido vender caranguejos de água doce mais em algumas loja de peixes ornamentais tem ou sabe onde vende!! caso contrario tem uma especie de caranguejo pelo nome de AEGLA PARVA muito mansa e convive muito bem com os peixes elas vivem em quedas de águas aqui no Parana tem muito mesmo

    1. Ola eu conheço um cara q vende mais ele não tem site so loja física… Fica na av.imperador na zona leste de da Paulo próximo ao cemitério da saudade… Ele vende esses caranguejos a 5 reais cada e ele sempre tem disponível…
      Ai ta me whats qualquer dúvida.. 11984439188

    1. Olá Alice,

      Realmente não foi pedido autorização por não achar o dono. Mas felizmente você nos achou.

      Gostei muito de sua foto,muito boa mesmo. Muito bonito seu caranguejo.

      Já lhe enviei um e-mail solicitando sua autorização, mais seus dados para colocar nos créditos. Mas mesmo assim, vou substituir a foto até você nos responder dando suas autorização.

      Abraços

  4. Olá

    Estou querendo colocar um Siri no meu aquário e o vendedor disse que ele precisar ter acesso à superfície para respirar e para não amolecer a couraça caso fique sempre submerso… Confere ???

    Estão vendendo na feira de peixes ornamentais que ocorrem td semana no Ceasa de Santo André -SP .
    Todas as quartas

  5. Bom dia,

    Por gentileza, seria possível passar uma pequena lista de qual peixe posso colocar junto com os caranguejos, pois estou elaborando um projeto para montar um aquário com caranguejos.

    Pretendo deixar uma ilha para que eles possam sair da água quando quiserem.

    Obrigado pela ajuda!

  6. Olá a todos,

    Gostaria de saber se essa espécie de caranguejo pode viver com ciclideos papagaios, Jack e green ??? Porque sei que meus peixes não deixa nada no lugar isso pode trazer estresse ao caranguejo

  7. Eu peguei um pequeno caranguejo em uma represa perto de casa eu posso criar ele em um aquário? Ele fika submerso ou presiso colocar pouca água pra ele poder subir pra respirar ??

  8. Boa noite..
    Meu aquário tem 150lts tenho
    Barbo Ouro 10
    Sumatra 10
    Coaliza azul 10
    Acará 3

    Então me interessei pelos caranguejos comprei na feira dois casais..
    Meu ph 7. 0 tenho um bom tampão..
    A pergunta é esses dois casais de caranguejos todo dia eles a noite sobem em uma rede de planta artificial na lateral do aquário e ficam os 4 com o corpo pra fora da água.. fugir de la eles ainda não se atreveram pq já tem duas semanas e Se fossem pra sair ja terias saído..
    Gostaria de saber pq eles fazem isso…??
    E normal eles saírem assim?? Ficam umas 4 horas de camarote na rede com corpo fora da água… é engraçado demais….
    Mais são lindos.. comem toda hora e fazem uma grande limpesa no fundo do aquário o tempo todo comendo… absss

    1. Olá Leonardo,

      Isso é normal, é chamada de ecdiase, e todo o mês mais ou menos ele irá fazer isso. É o processo normal de crescimento do seu caranguejo. Não se preocupe.

      Abraços

    1. Olá Leonardo,

      Não sei dizer ao certo. Mas vou procurar, e quando encontrar eu posto aqui para você.
      Mas se nesse meio tempo alguém souber, fique a vontade em nos contar aqui.

      Abraços

  9. Caranguejo come peixe beta pois tinha 6 betas fêmeas no aquário e um c arangueijo pequeno acordei hj e ve do 5 betas nao seu se o c arangueijo comeu ou ela pulou seu la foi arrebatada sendo que dentro do aquário nao tem resíduo de peixe morto

  10. Oi,
    eu gostaria de saber em um aquário de 80 cm x 40 cm x 40 cm onde pretendo colocar 4 acarás bandeira, 1 bodó e alguns cardinais pequenos (talvez neons) e algumas cabombas ,se posso colocar 1 ou 2 caranguejos.
    Desde já agradeço!

  11. Pessoal, tudo bem? Estava aqui lendo as postagens anteriores e não vi nenhuma sugestão de site de fornecedores deste pequenos seres. Tenho interesse em neste tipo de animais e também em moluscos e outros crustáceos. Sou do interior do RS e mesmo em Porto Alegre não consegui achar lojas que vendam esses bichinhos…alguém tem alguma sugestão de site para postar???

  12. Alguém tem conhecimento de alguma loja que cenda caranguejos na Zona Sul de SP? To louco atrás deles, mas não acho!
    Se alguém puder me ajudar, agradeço.

  13. Achei um no arroio, ele não tem uma garra, soltei no aquário junto com as carpas cascudo e lambari, ele se alimenta da mesma ração que os peixes sera???

  14. Tem um caranguejo macho e uma fêmea no meu aquário! Li que vc comentou no mínimo 30 litros por espécime, tenho 140 litros no meu! Vc acha possível eles procriarem?

  15. Olá, meu nome é Izabela e gostaria de tirar algumas dúvidas, meu caranguejo está com as patas para cima ele está morrendo ? E meu cascudo está muito agitado, e dando alguns pulos, será q eles estão precisando de oxigênio ?

  16. olá eu tenho uma femia com ovos .queria uma dica do quero fazer para ela e os ovo ficarem bens . E depois quanto tempo os filhotes levam para crescer? Imail cavanhas .cavanhas @gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *