Tudo o que você precisa saber sobre a Ampulária

Ampulária

Ampulária é um caramujo extremamente pacífico, que nunca irá incomodar outros invertebrados ou peixes. Geralmente tem um comportamento noturno, ficando durante o dia dentro de sua concha e saindo para se alimentar a noite. Pode viver sozinho ou em grupos, e se reproduz com certa facilidade.

Ampulária não é uma espécie de caramujo hermafrodita, e com um pouco de paciência e experiência, você consegue visualizar nos macho, logo atras da cabeça do lado direito o complexo peniano. É também muito importante deixar um espaço seco de aproximadamente 5 cm para que a Ampulária possa desovar, e manter o aquário sempre tampado, pois eles sairão do aquário a procura de local seco para depositar os ovos.

Mesmo sendo relativamente fácil de ser mantido em aquários, o Ampulária requer alguns cuidados para poder ter sua vida útil aumentada e deixá-los ainda mais vistosos e vibrantes. Segue a ficha técnica do Ampulária:

Nome popular:
São conhecidos com o nome de Ampulária

Nome científico:
Foi batizado de Pomacea diffusa

Origem:
São caramujos que podem ser encontrados do Brasil a Argentina.

Temperatura:
Para manter a qualidade do habitat ideal para o Ampulária, a água deve estar entre 25°C e 29°C, mas de preferência manter em 27°C.

Água:
O pH da água deve ficar entre 6.8 a 8.0.

Alimentação:
Ampulária é uma espécie considerada detrívora, ou seja, são animais que consomem materiais que iriam se decompor no aquário, mas aceitam muito bem rações granuladas, spirulina, folhas de espinafre e outras, além de se alimentarem muito de algas.

Tudo o que você precisa saber sobre a Ampulária

Deixe aqui seu email para receber novidades.

41 ideias sobre “Ampulária”

    1. Olá Euzenir,

      Não saberei te dizer ao certo. Mas podem ser vários fatores naturais, que não quer dizer que ele esteja doente. Mas sempre é bom ficar de olho.

      Abraços

    2. provavelmente é corrosão da concha, super comum, o meu também tem,veio assim da loja.
      Só que você tem que cuidar pra corroer o minimo possivel, pois depende do ponto que corroer ele pode morrer! Se for na pontinha triangular não faz nada, só cuida pra não se alastrar.
      Uma rapida pesquisa no google pode ajudar a sulocionar o problema

  1. Boa tarde, gosto de caramujos e ganhei dois desta espécie em um aquário pequeno, meu objetivo é manter apenas eles mesmo. Não consegui identificar o sexo mesmo com esta dica. Para a alimentação foi recomendada apenas aquelas “casquinhas” coloridas. Minha dúvida é quanto a alimentação, se só mantenho isto mesmo ou devo acrescentar algo para aumentar a vida útil deles (e quanto tempo podem viver). E também quanto a proliferação, como ocorre?

    1. Olá Wanderson,

      Eu aconselho você a comprar ração para peixes de fundo, que é uma ração que afunda como um pedrinha e se mantem por mais tempo no aquário, isso daria mais facilidade para as ampulárias se alimentarem.
      Quanto a reprodução, assim que se sentirem confortáveis no aquário, irão se reproduzir.

      Abraços

  2. Olá, eu tenho um desses em meu aquário e um dia notei que dois de meus lebistes estavam mortos e o caramujo se alimentava do cadáver de um deles. Seria possível que o caramujo o atacou ou só estava se desfazendo da carcaça?

  3. Ola! Tenho 3 ampularias, consequentemente pela falta de cálcio na água a concha delas estão ficando desgastadas. Me falaram para colocar osso de siba na água que iria melhorar, infelizmente não houve resultados. O que devo fazer para não perder os animais?

    1. Olá Victor,

      primeiro você deve prestar a atenção nos parâmetro da água de seu aquário, se estiverem todos adequados para as condições dos animais, você deve prestar a atenção na alimentação que esta oferecendo para elas. Isso tudo deve ajudar. Mas caso não ajude, você pode separa elas em um aquário quarentena e elevar o pH da água colocando algumas rochas a base de cálcio, embora eu não recomenda esse método.

      Abraços

  4. comecei comprando 3.Hoje devo ter em torna de 20 adultos e mais de 100 filhotes.Trato das minhas com pepino e elas comem qualquer peixe morto.Acabam com as algas de qualquer aquário.Quero saber se posso descartar no vaso sanitário os filhotes que nascem em numero muito grande ou eles irão infectar as aguas

    1. Olá Roberto,

      Caso queira descartar, é melhor que as mate antes, de maneira rápida e indolor para não ser cruel. Ou coloque em água sanitária ou coloque em água fervendo.

      Abraços

    2. oi roberto boa tarxde se caso voce quiser me doar eu agradesso pego todas sou apaichonada por elas .e tenho espaco para criar etre e contato coigo e vou buscar .caso queira vender baratiho compro tambem.

  5. Eu tenho ampulárias, e muitas, …
    Cada vez que vejo ovos, eu os tiro antes de eclodirem pra não precisar matar.
    De maneira ou de outra estamos matando, infelizmente, mas, evito que se eclodam.

  6. Olá, eu tenho uma ampularia e a casca dela tá ficando verde, eu posso lavar com uma escova de dente?
    Eu não dou comida pra ela, comprei ela numa feira e o rapaz me disse que ela come as sujeiras do aquário,tenho um beta e um caranguejo no mesmo aquário .
    Estou fazendo o certo?

    1. Olá Paola, bom, não se deve lavar a casca com nenhum tipo de material agressivo, pois é uma região sensível, e pode desgasta-la mais rápido, o recomendado é que a água tenha uma quantidade de cálcio para a saúde da casca, coloque conchas marinhas, ou qualquer outro material que contém cálcio, mas na medida certa… A alimentação está pobre, alimente a com rações que afundam, ou alface, ou um pedacinho de pepino… Abraços.

  7. Olá

    Um Julidocromis meu morreu, após passar uns 2 dias quieto num canto e se coçando no fundo do aquario. Em seguida meu Labeo bicolor tambem se isolou e parou de comer. Me disseram que deveria ser infestação por Oonicidium, ai adicionei Oonicidium atlantys e instantaneamente os ampularia que eu tenho (4) começaram a se contorcer… ai me dei conta, deve ser tóxico… o que achas? Retirei eles imediatamente e estou mantendo em um aquario bolinha que tenho. Quero terminar o tratamento de 5 dias, alguma recomendação?

    Obrigado

    1. Bom, 3 dos 4 morreram, 1 sobreviveu. Os outros caracois tambem morreram, então ATENÇÃO: CITRATO DE COBRE (Oonicidium atlantys) MATA AMPULARIAS! Eles deveriam informar isso na bula!

  8. ola sera que alguém pode me ajudar? ? comprei um coloquei num aquário pequeno o que devo fazer? nao tem nenhum peixe alias nao tem nada so agua mineral tenho q colocar respirador? nao sei como cuida-lo

    1. Olá Carmem, VC deve crialo igual a um peixe,se VC tiver um filtro para filtragem da água seria ótimo, e o pH da água tem que ficar no neutro para alcalino.no caso pH 7 ou pH 7.2, no max. PH 7.5. E colocar comida de fundo de aquário. Mais eles comem as que bóiam tbm….só e mais difícil

    1. Juliana, recomendo dar racoes de fundo junto com outros alimentos e balancear bem a alimentação. Assim como qualquer animal eh sempre bom dar uma alimentação balanceada para q eles crescam bem. Tenho apenas 5 pq toda desova eu vendo os cachos q dao mais de 100 filhotes por ninhada.

  9. Olá,adquiri o meu primeiro hoje.Esta lendo os comentários e respostas aqui,ae pergunto?essas folhas de espinafre coloco inteiras ou corto em pequenos pedaços?

  10. Minhas ampularias deram filhotes muito pequenos e eu tenho medo q o filtro acabem por matar eles ,por favor preciso saber em quanto tempo eles crescem e o que fazer para alimentar eles?!

  11. tenho um aquario com 40 ampularias e nunca vi u ovo se quer gostaria de ter essa esperiencia as nao sei o que faser algue pode e ajudar quais as condicoes favoraveis pra que se reproduza logo

    1. ola alex, eu tenho uma, e passei por uma experiencia parecida. a minha ficou boiando quase um dia todo, entrei em desespero, cheirando a casca e tudo mais kkkk mas fique tranquilo, as vezes elas só estão dando um cochilo mais longo, é normal.

  12. Meu aquário é de água ácida… coloquei umas ampulárias, mas elas estão com o casco corroído.
    Tem como ter ampulárias em aquário de água ácida ?

  13. Olá, gostaria de saber se minhas ampulárias podem conviver com camarões red cherry?
    Se sim, ambos tem uma alimentação detrívora, então não vão disputar alimento, ou seja, alguém vai passar fome?
    E que tipo de peixe posso colocar no aquário para que o mesmo não vire um “ring” entre os três?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *