O que você deve saber antes de montar um: Aquário Marinho – Parte 2

Continuando nosso post sobre o que você precisa saber antes de montar um aquário marinho, iremos falar agora sobre algumas coisas que simplesmente não podem faltar em nenhum aquário marinho.

Skimmer

Um aquário marinho sem o skimmer é a mesma coisa que comprar um carro esportivo com um motor 1.0. Mas o que o Skimmer faz? Simplesmente ele é o responsável em remover todo o material orgânico da água de seu aquário antes que esse material se transforme em amônia, depois em nitrito e logo em seguida em nitrato, que é cumulativo em nosso aquário, que é altamente prejudicial aos vertebrados e corais, e em grandes concentrações acabam sendo tóxico até para os peixes. É muito importante pesquisar muito antes de adquirir seu skimmer.

skimmer

Bomba de Circulação

Por causa do sal na água, os aquários marinhos tem uma grande dificuldade em dissolver o oxigênio, e aquário com baixa concentração de oxigênio não é nada bom. Por conta disso devemos ter uma alta circulação da água em nossos aquários, fazendo com que o oxigênio se dissolva mais. E são justamente as bombas de circulação que executam essa tarefa de agitar a água, e o ideal é que a capacidade de volume de nosso aquário passe entre 12 a 15 vezes pela bomba por hora, ou seja, em um aquário de 200 litros devemos ter 2 bombas de 1500 litros por hora.

bomba de circulação

Controladores de temperatura

A química nos ensinou que quanto mais alta a temperatura da água do aquário menor é o oxigênio dissolvido nela, e como vimos na dica acima, pouco oxigênio nunca é bom. Então devemos manter a temperatura sempre abaixo de 27°C, mas nunca nos esquecer de que uma variação intensa de temperatura é muito prejudicial, então devemos ter um bom termostato com aquecedor para elevar a temperatura em dias de frio, e um resfriador, que podem ser ventiladores de tampa, que são mais baratos, mas não muito eficientes ou a melhor opção que temos são os chiller, que é bem caro mas 100% eficaz.

chiller

 

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *