Limpando aquario

Limpeza do aquário

Muitas pessoas tem duvidas quanto a limpeza do aquário. Duvidas que vão desde como devo limpar, de quanto em quanto tempo deve limpar, até quais produtos e quais passos devo seguir para a limpeza do aquário. Pensando nisso, criamos esse post para facilitar e ajudar vocês na hora da limpeza do aquário e manter a qualidade de água boa fazendo com que os peixes e as plantas tenham muito mais qualidade de vida mantendo seu aquário sempre bonito e vistoso.

Para começar, o aquário deve ter a manutenção feita pelo menos uma vez por semana, essa é uma boa frequência e já muito utilizada pelos especialistas nesse ramo. Mantendo essa frequência o seu aquário não vai ficar muito sujo e os seguintes passos abaixo já serão suficientes para a limpeza do aquário. São eles:

Você deve começar passando uma esponja, que deve ser de uso exclusivo para o aquário, nos vidros do mesmo. A esponja deve ser passada em todas as 4 faces do aquário, frente, trás e laterais, tomando cuidado para não machucar, ou até mesmo quebrar as plantas.

Logo após, é preciso filtrar o fundo do aquário com a ajuda de uma mangueirinha ou um outro equipamento. É importante tentar sugar todos os detritos que você conseguir, cuidando para que a água não abaixe muito de 1/3 do volume total do aquário. Caso você consiga sugar todos os detritos antes de abaixar 1/3 do volume, continue tirando a água até atingir esse volume.

Agora é só voltar a encher o aquário com água limpa e tratada e pronto, a manutenção do aquário está feita.

 

Limpeza do Aquário

Preparamos esse vídeo onde você pode ver todos esses passos descritos.


Continue acompanhando novos post para saber mais.

41 opiniões sobre “Limpeza do aquário”

  1. Não ajudou muito, isso falam na loja do aquário… Mas não falam pra trocar a água toda semana… Entendi isso no seu texto.. Como sugar a sujeira do fundo com uma mangueirinha sem fazer lambança seria uma boa dica…

    1. Olá Carmela,

      A água deve ser trocada toda semana sim. mas não toda a água, e sim de 10% a 30% do volume total do aquário.
      Já a respeito sobre “Como sugar a sujeira do fundo com uma mangueirinha sem fazer lambança”, basta utilizar uma mangueirinha e um balde. Conforme você for fazendo vai pegando a prática.

      Abraços

    2. existe um filtro de fundo que aspira a sujeira e facilita a limpeza do fundo do aquário,primcipalmente pra quem tem pedriscos no fundo…pode enfiar o aspirador eno fundo das pedras que ele limpatudo.A ideia de limpar a superfície dada pelo Henrique é ótima…eu limpo assim há tempos e troco a água de 30 em 30 dias…..

      1. quando tem filhotes de espadas nascidos no aquario eu desligo o filtro e não limpo a água até eles ficarem grandes pra não caberem na boca de outros peixes…..leva uns 3 meses….

        1. Olá Luiz,

          Hoje em dia você pode encontrar uma espécie de esponja para ser colocada na parte de captação de água do filtro, isso impede que o mesmo sugue os filhotes, com isso você não precisa desligar o filtro. Essa esponja é muito utilizada em aquários onde existem camarões.

          Abraços

  2. tenho um aquario com 120 litro de agua com carpa a dois messes a agua esta ficando muito acida ja coloquei produto para baixar com dois a tres dias volta a acides o que devo fazer colocar pedra mais pedra branca sera que resolve!

    1. Olá João,

      Primeira coisa que você deve fazer, é verificar se o filtro do aquário esta com a capacidade certa. Se sim, você deve fazer a troca parcial da água do aquário (TPA), de 30% todas as semanas, aproveitando para aspirar o fundo. Caso isso não resolva, ai sim você deve colocar algumas pedras calcárias para aumentar esse Ph. Mas tenha muito cuidado.

      Abraços

  3. quando eu for dira a metade da agua pra troca devo redira oois meu peixinho de dentro estou comessando agora ainda n entendo muito mas n quero perde nenun
    peixe

    1. Olá Herica,

      Não é preciso retirar os peixes, basta sugar a água com uma mangueirinha pequena. Mas lembre-se, é preciso tirar apenas 30% da água a cada semana, e completar com água nova.

      Se você for completar a água com a água da torneira, devera tirar o cloro antes de colocar no aquário.

      Abraços

    2. Não Érika os peixinhossuportam se voce retirar 1/3 da água e depois quando for encher novamente ,a água tem que estar absolutamente limpa…pra isso deixe dois dias antes ela quarando em um balde…..

  4. Boa noite.
    me recomendarao colocar agua da torneira e deixar descansando por tres dias , para baixar o cloro.
    quandondo limpar o fundo e for repor o 30% da agua, oque devo fazer.

    1. Olá Ton,

      Caso você não tenha um condicionador, que irá remover o cloro da água da torneira, você pode deixar essa água descansando em um balde antes de colocar ela no aquário. Assim o cloro evapora e nõa prejudica os peixes e plantas. Mas é muito melhor adquirir um condicionador para fazer o tratamento adequado dessa água de torneira.

      Abraços

  5. Olá,
    Eu sou nova na criação,mas já tirei a água com um sifão,suga a água,mas a sujeira q sai é pouca,fica muito no fundo debaixo das pedras,tenho q revirar tudo para retirar a sujeira?E ainda como farei com os peixes se tiver q tirar toda a água?tenho 20 peixes e com pouca água eles ficam loucos,tenho sempre q tirar p outro local e sempre perco 1 ou 2,uó!Agradeço se me ajudarem!
    Obrigada

    1. Olá Érika,

      Você não deve ficar revirando o fundo do aquário com a intenção de limpar. E sim sugar a sujeira com cuidado, tentando tirar o máximo que der. Para essa tarefa, sugiro pegar uma mangueirinha fina, principalmente se seu aquário for pequeno, e ir passando com calma.
      Já sobre a quantidade de água a ser trocada, você precisa trocar de 30 a 50 por cento do volume do aquário, e substituir por água nova. Isso deve ser em torno de metade a um terço do volume, por semana. Fazendo isso, junto com um sistema de filtragem, você estará garantindo a qualidade da água para seus peixes.

      Abraços

  6. E aew Henrique,

    Eu comprei um aquario pequeno de 25 litros, e tenho apenas 8 peixes, devo lavar o aquario de quanto a quanto tempoo?

    Eu coloco agua da torneira mais coloco um anti cloro na agua.

    Para limpar o aquario eu devo retirar as pedras ??

    Se poder me ajudar agradeço vlw leek …

    1. Olá Lucas,

      Você deve fazer o procedimento de limpeza pelo menos uma vez por semana, e ele deve ser da seguintes forma:

      Você vai limpar os vidros do aquário (com uma escova de dentes ou um bicha reservada só para essa finalidade), vai aspirar o fundo do aquário para remover o máximo que conseguir de detritos, tendo cuidado de retirar apensa 30% do volume de água do aquário. Ai você repõem essa água com a água da torneira tratado com um anti cloro.

      Fazendo isso, você garante a qualidade da água de seu aquário.

      Abraços

  7. Olá , eu tenho acho que uns 20 peixes pequenos e 3 daqueles de olhao mais só hj apareceu uns 8 peixes mortos ainda não tenho certeza se e um desses de olhao que está matando ou se e um amassadinho pequeno com duas listras pretas em pé, eu queria saber se e pq eles sentem muita fome por isso acabam comendo os outros ou pq não se deram e gostaria de saber a quantidade de comida devo dar para eles?
    Obrigada!

    1. Olá Andressa,

      Provavelmente esse peixe de “Olhão” é um Kinguio. Eles são peixes bem calmos e se socializam bem com outros peixes, portanto a hipótese de serem eles os assassinos esta descartada. Esse outro peixe pequeno e com listrar que você falou eu não reconheci pela descrição. Mas ele pode ser sim o responsável. E acredito ainda que o motivo não seja a falta de comida. Eles até pode estar com fomo, uma vez que os Kinguios são bem comilões. Mas eu acredito que o ataque aconteceu mais por uma falta de espaço do que de comida. Você deve prestar atenção quanto a falta de espaço para os peixes dentro de seu aquário, esse é um fator muito importante.

      Sobre a alimentação, a quantidade certa deve ser aquela que satisfaça os peixes, então fica como sugestão você ir colocando comida aos poucos e ficar vendo se os peixes comem toda a porção de comida que você colocou, caso eles acabem com ela e você ainda sinta que eles estão eufóricos, de mais uma pequena porção e observe. Repita isso até os peixes começarem a perder o interesse pela ração. Esse é o ponto de parar.

      Abraços

    1. Olá Gabriel,

      Normalmente você irá encontrar a seguinte informação: para cada 2,5cm de peixe (ou um peixe nesse tamanho), você precisa de um volume de 4,5 litros.

      Você pode começar a se basear por essa regra, mas procure ver se o aquário não vai ficar muito lotado, o que pode ocasionar brigas.

      Abraços

  8. Boa noite,gente hoje fiquei desesperada,eu troquei a agua do meu aquario e como não dava p deixar pq fazia muito tempo q eu havia lavado tirei a agua toda e coloquei num balde enquanto lavava,menino morreram TODOS, os 19 peixes q eu tinha,tô arrasada,a agua era parada,num sei se foi o cloro,morreram todosssss,o q será q aconteceu?

    1. Não retire os peixes do aquario….se for retirá-los use a água do aquário tomando cuidado pra não levara sujeira junto…pqquando vc mexe na águado aqua´rio o fundo vem pracima e sufoca os peixes,siga as intruções do henrique :ele sabe tudo e mais um pouco…..procure soemtne acrescentar a água(de 1/3 a 1/2 aquário no máximo….e não complete com a água sem ela estar sem cloro….mesmo sendo de mina a água pode estar contaminada…o melhor éir na lojae comprar um produto que prepare a água…

    1. Olá Weliton,

      Eu não faria essa mistura. E não sei dizer o que acontece se colocar os dois juntos. É bom ter cuidado, e ficar de olho.

      Depois nos conte no que deu.

      Abraço

  9. boa tarde:
    quero saber se deixo a iluminação do aquário sempre acesa.ou apago durante o dia ou deixo acesa durante o dia e a desligo a noite .que peixe devo usar para ajudar na limpeza do aquário
    obs meu aquário contem 7 peixes kinguio e tem um volume de água de 120 litros

  10. Ola tenho 2peixos comprei a uma semana nao entendo muito bem mas parece que eles estao sempre brigando.eu nao sei se e maxo ou femia mas os ultimos dias o peixe menor tem ficado muito no canto e no fundo do aquario.aquando ele sai para respirar o peixe maior vai atrasdele e ele acaba voltando para o fundo. Quando os comprei a vendedora me disse que eles podem ficar juntos.oque devo fazer

    1. Olá Priscilla,

      É comum disputas de território entre os peixes, onde o maior sempre irá dominar o menor. O que você pode fazer é ou comprar um aquário maior, ou então tentar trocar o peixe maior por um outro mais ou menos do mesmo tamanho do peixe menor.

      Abraços

  11. Olá Henrique, com relação a limpeza do aquário gostaria de saber como faço para aspirar o fundo dele, não entendi o que tenho que utilizar e como devo proceder.
    Obrigada!!!
    Abraço.

  12. Olá, tenho aquário já faz uns 3 anos, e com o tempo aprendi as melhores formas possíveis de limpa-lo. Mas apenas um problema eu não encontrei a solução, meu aquário cria limo verde nas paredes fica todo sujo. O que devo fazer?

  13. Olá… Tenho um aquario de 40 litros com bettas femeas. Coloquei uma bomba com filtro. Sei que bettas não precisam de filtro, mas com isso notei que a qualidade da água melhorou bastante, embora não deixe a bomba ligada sempre. Este procedimento está correto?
    E quanto a limpeza das pedras? Devemos lava-las ou não? Ouvi dizer que lavas as pedras destroi o ambiente adequado para os peixes…

    1. Olá Leandro,

      Legal que você colocou o filtro, mas uma dica boa é, manter o filtro sempre ligado. Porque quantos melhor a qualidade da água melhor a qualidade da saúde dos peixes.

      Sobre limpar as pedras, você esta certo, não devem ser lavadas não, isso faz com que a colonia de bactérias (que nos ajudam a limpar a água), que vivem nas pedras morram. O que você deve fazer uma vez por semana é aspirar o fundo com a ajuda de uma manguerinha.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>