Tudo o que você precisa saber sobre a iluminação de aquário plantado

Iluminação de aquário plantado

É de conhecimento geral que as plantas necessitam de luz para fazer a fotossíntese, e nas espécias de plantas aquáticas não é diferente, a iluminação de aquário plantado é de estrema importância para a saúde das plantas que ali estão fixadas.

Mas como saber qual é a quantidade de horas, e quanto de luz devo colocar no aquário? Bom isso irá depender muito das dimensões de cada aquário, especialmente da altura. Mas podemos começar com alguns parâmetros básicos aqui. A iluminação deve ficar ligada entre 8 a 12 horas por dia, as lâmpadas devem estar na faixa entre 5.000K a 6.500K de temperatura de cor, podendo chegar até a 10.000K. Outro parâmetro importantes, é a relação ente LxW, podemos adotar entre 0,8w até 1W para cada litro de água em seu aquário, isso lhe dará uma noção básica de qual, ou quantas lâmpadas usar (15W, 30W, 45W, etc).

Para a iluminação de aquário plantado são indicadas as lâmpadas tubulares, que pelo fato de serem lâmpadas alongadas, distribuem a iluminação de maneira uniforme por todo o comprimento do aquário. Existem lâmpadas específicas para aquários plantados no mercado, mas as lâmpadas convencionais também desempenha um papel legal dentro desse assunto. Já as lâmpadas compactas, tem o inconveniente de não espalhar a luz, mas podemos ser utilizadas em aquário de pequeno a médio porte, onde o tamanho do comprimento não é muito grande e essas lâmpadas conseguem distribuir a luz completamente. Fica descartado o uso de lâmpadas incandescentes, além de consumirem muita energia não tem um desempenho desejado pelas plantas.

Alguns aquários podem ter uma profundidade acima de 50 centímetros. Para esses casos são recomendadas lâmpadas específicas, como o caso das lâmpadas HQI, que são lâmpadas com um poder de penetração maior do que as demais. Podemos também utilizar em conjunto com a HQI a Lâmpada Gro-lux, que forma um conjunto ideal para aquários com a profundidade superior a 50Cm.

 

Tudo o que você precisa saber sobre a iluminação de aquário plantado
Iluminação de Aquário Plantado

Pronto agora podemos comprar a iluminação para o nosso aquário baseado nas características dele.

Um abraço e até o próximo post.

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *