Por que colocar Co2 no aquário

Bom, depois de responder muitas perguntas feitas a mim, sempre de diferentes maneiras mas todas querendo dizer a mesma coisa, resolvi montar a explicação aqui no nosso site também, por achar que se pessoas que me rodeiam no convívio pessoal tem essa duvida com frequência, os nossos leitores também podem ter. Então vamos lá, Por que colocar o C02 no aquário?

O Co2, até onde eu sei, só é usado em um único caso, quando temos plantas em nosso aquário. Mas o por que disso? No tempo de colégio, aprendemos que as plantas fazem a fotossíntese para se “alimentar”, na verdade a fotossíntese faz com que a planta produza sua energia, que no fundo tem o mesmo significado do porque nos alimentamos, para reabastecer nossas “energias”.

Como a planta, tirando algumas espécies de plantas carnívoras, dependem única e exclusivamente da fotossíntese para essa produção de energia, ela se torna vital as mesmas. Mas como as plantas fazem essa tal fotossíntese? Elas dependem principalmente da luz do sol, e é justamente por conta disso que temos luminárias especiais em nossos aquários plantado, que irão simular essa luz emitida pelo sol de que as plantas tando precisam.

Mas alem da luz do sol, as plantas precisam de mais algumas coisas, como: nitrogênio, fosforo, hidrogênio, oxigênio, carbono, potássio e cálcio, alem de outros elementos traço. As plantas irão absorver os elementos contidos em nossos aquários através de suas raízes (dai a importância de um substrato fértil), mas também irão absorver através das folhas e caules (dai a importância dos fertilizantes líquidos). Entretanto, a planta ainda precisa ta tão falada energia para fazer ela “funcionar”, e essa energia são as glicose – açúcares -carboidratos, que são conseguidos através da fotossíntese.

De maneira bem simplificada, as folhas das plantas tem um mecanismo que captura o Co2 da água e juntamente com a luz do sol, os transformam em glicose, ou seja, a glicose, que é a energia da planta, depende inteiramente do Co2 e da Luz, sem um desses dois ela não funciona. E como o Co2 tem muito mais dificuldade de se dissolver na água apenas com o contado da água com a atmosfera (superfície do aquário), é que injetamos esse gás em nosso aquário para garantir um estoque do mesmo para nossas plantas.

por-que-colocar-co2-no-aquario

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *