Para que serve um Sump – Parte 3

Caso você chegou nesse post antes de ler os outros dois posts da série, Para que serve um Sump – Parte 1 e Para que serve um Sump – Parte 2 , sugiro você voltar e ler os textos anteriores para que tenha uma melhor entendimento do que iremos falar nesse post. E agora que você já leio os dois posts anteriores vamos falar agora de alguns compartimentos extras e medidas para um bom funcionamento de seu Sump.

Alguns aquaristas aproveitam o Sump e fazem um compartimento inteiro para cuidas de alguns crustáceos, poliquetas e outros animais, que chamamos de refugio.  Exatamente, uma espécie de aquário dentro do sump, para cuidar desses animais e fazer com que eles se reproduzam sem sofrer predação de outros peixes. Normalmente esses refugio tem seu fotoperíodo invertido com o fotoperíodo do aquário, isso faz com que o pH se mantenha constante.

Outra questão muito importante é a entrada de água no sump. O ideal é que a água venha da superfície do nosso aquário, então podemos rapidamente pensar em fazer um furo no vidro do aquário, bem onde ficaria a superfície, e colocar um flange. Mas isso pode ser um tanto quando inserto, visto que a variação do nível de água pode ou fazer com que o Sump trabalhe submerso, ou então trabalhe seco, o que é pior ainda.

Então a maneira ideal é colocar uma caixa coletora, com uma superfície de coleta bem mais larga do que a do flange, e dentro dessa caixa de coleta colocamos o flange que irá levar a água para o Sump através de um tudo de PVC ou um cano flexível. Mas o que realmente irá importar é essa grande superfície de coleta de água grande, que garantirá a retirada da água da superfície do aquário.

Também podemos colocar alguns outros equipamentos dentro do nosso Sump, equipamentos esses que terão funções muito específicas e que só ajudarão ainda mais a manter a qualidade da água de nosso aquário. São eles:

  • Sensor de Temperatura;
  • Sensor de pH e ORP;
  • Resina removedora de Fosfato e silicato;
  • Carvão Ativado
  • Reator de Kalkwasser;
  • Reator de Cálcio;

Todos esses equipamentos e outros ainda, quando acoplados ao nosso aquário, devem ficar dentro do Sump, para evitar derramamento da água caso o equipamento venha a sofrer alguma falha, isso faz com que nosso Sump tenha um tamanho grande, na verdade ele deve ser o maior possível, desde que caiba dentro do móvel do aquário, sempre separando 3/4 do espaço para o sump e 1/4 para o reservatório de água deionizada. Já a altura não deve ultrapassar os 50 centímetros, isso para facilitar a manutenção e limpeza do sump, mas é claro que em casos de aquários muito grande, o Sump também toma proporções grandes, o que pode fazer essas dimensões serem extrapoladas.

 

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *