Para que serve um Sump – Parte 2

Como vimos no post passado, Para que serve um Sump – Parte 1, o sump exerce uma função muito especifica e foi evoluindo para chegar no que é hoje. Isso implica em diversos macetes e regrinhas que devem ser seguidas para garantir sempre uma eficiência muito grande do seu Sump e dos equipamentos que estão nele. Então vamos a elas.

A importância da altura no sump é vital para o aquário. Normalmente se coloca água em um sump até atingir 1/3 de sua altura, deixando 2/3 livres, mas sabemos dizer o porque dessa estratégia? Na realidade o que mais importa é que o sump deve ter um altura total que suporte, quando cheio, o peso da água de nosso aquário sem transbordar. O que? Calma eu explico melhor. Imaginemos que a energia de nossa casa acabou e nossas bombas do aquário pararam de funcionar, por gravidade a água vai continuar a descer do aquário para o Sump, mas a bomba de recalque não vai mais voltar a água para o aquário. Viram o problema? Se o Sump encher e começar a transbordar, o nosso aquário irá perder muita água, chegando até mesmo a secar. Mas se o Sump encher e o peso da água dentro do Sump, for maior ou igual ao peso da água que restou dentro do nosso aquário, essa água que continuaria descendo por gravidade vai parar de descer, deixando o aquário com água e nossa casa sequinha.

Outra dica de configuração importante, é sempre colocar o Skimmer dentro do primeiro compartimento do Sump, pois o Skimmer não gosta de variações no nível da água, e como o primeiro compartimento é o que vai receber água vinda diretamente do aquário, e o mais importante, ele sera um compartimento que deixará a água passar para o próximo compartimento através de transbordamento, o nível de água dentro dele será sempre constante, fazendo com que o Skimmer trabalhe muito bem.

O próximo reservatório deve ser em forma de labirinto, ou seja, onde a água deve passar primeiro por baixo, depois por cima, e assim vai. Mas pra que isso. Em muitos casos o nosso Skimmer solta muitas bolhas que não queremos que voltem ao aquário, nesse caso, com esse labirinto, forçamos a água a percorrer um caminho maior dando tempo para as bolhas estourarem. Depois desse compartimento, muitos aquarista executam mais algumas fazes de acordo com as necessidades deles, mas o que é mais importante seria a ultima faze.

Nas ultima faze, será um compartimento onde colocaremos a bomba de recalque, que deve trabalhar sempre submersa, por isso é importante deixar uma folga de água sobre ela de uns 2 a 3 centímetros. Também é nesse compartimento onde a variação da água causada pela evaporação será sentida, então é justamente nesse compartimento que devemos colocar a boia de nível, que acionara o reservatório de água deionizada, que irá repor a água perdida pela evaporação de volta ao aquário.

sump2

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *