O Sal do aquário e o Sal de cozinha

Como eu me deparei com essa pergunta, algumas vezes por brincadeira e outras não, eu resolvi falar um pouco sobre essa grande duvida, “podemos usar o sal de cozinha como o sal do aquário?”

Bom em primeiro ligar, temos que tentar entender o que pode causar essa duvida, e esse ponto é claro, o sal de nossas cozinhas vem do mar, e com isso se usar ele na água da torneira ele volta a virar ou ficar bem parecida com a água do mar. Mas não é tão simples assim, temos alguns aspectos que não se encaixam bem nessa teoria, mas vamos falar sobre ela com calma.

Primeiro devemos falar um pouco sobre o nosso sal de cozinha, que na verdade é composto de sua maior porção pelo cloreto de sódio, o famoso NaCl, mas não é só disso que ele é formado, também encontramos um outro sal na sua composição, claro que em menores proporções, que é o iodeto de potássio (kl), que é adicionado ao sal de cozinha para prevenir doenças vinda da falta do consumo de iodo, como é o caso do bócio. Então já vimos que não temos apenas os NaCl em nosso sal de cozinha, e dependendo da marca, podemos ter outros sais juntos.

Mas mesmo nos oceanos existem vários íons dissolvidos na água, podemos dizer que encontramos 55% de cloreto, 30% sódio, 0,5% de bicarbonato, 4% de cálcio, 1% de potássio e alguns outros a mais, e é exatamente a mistura de tudo isso que vai deixar a água do mar salgada. Mas não é apenas na água do mar que encontramos tais elementos, na água de rios e lagos também, mas é claro que em menores quantidades. Dai que vem a escala de água doce, salobra e salgadas, a famosa salinidade da água.

Então quando falamos que a água é salgada estamos querendo dizer que sua salinidade é de 35, ou seja, 35 gramas de sal dissolvidos para cada 1 litro de água. Então agora já temos até a quantidade de sais que devemos colocar na água, juntando tudo ficamos com a água salgada ideal. Mas “perai”, você não falou qual sal usar?

Exatamente, ainda não falei, mas isso é muito fácil, hoje em dia podemos encontrar sais nas lojas especializadas em aquarismo, e esses sais já vem na proporção exata, contendo todos os íons e elementos necessários para tornar a sua água do aquário o mais próximo possível da água do mar, existem até mesmo a água vinda do mar pronta e engarrafada para ser vendida, é claro que essa água passa por um processo específico para não trazer doenças e parasitas para sue aquário.

sal do aquario

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *