O que não fazer em seu aquário – Parte 5

Continuando com nossa séria sobre o que não fazer em seu aquário, chegamos a parte final de nossa séria, a parte 5. Onde iremos falar sobre algumas praticas para manter seu aquário sempre saudável.

Não lave seu aquário;

Jamais devemos desmontar um aquário para lavar ele. Essa é uma prática antiga, do tempo em que nem as rações eram de boa qualidade muito menos os filtros, e não devemos mais fazer isso hoje em dia. É claro que muitos aquaristas de plantados, montam e desmontam seu aquários ano após ano, para poder participar de concursos, e nesse caso sim devemos lavá-los, mas esse é um outro caso, que podemos abordar mais afrente. Já a maioria de nós, montamos um aquário e não pretendemos desmonta-los para montar novamente. Alias, da um trabalho imenso fazer isso.

Hoje em dia, com o avanço dos equipamentos e das rações, um aquário, quando bem dimensionado, só precisa de uma manutenção semanal, ou seja a famosa TPA (troca parcial da água), que nada mais é do que a aspiração do fundo (substrato), a troca de cerca de 20 a 30% do volume de água, a a limpeza dos vidros, e quando temos plantas, eventuais podas. Isso já basta para manter a qualidade da água de nosso peixes.

Algumas pessoas podem dizer: Mas a água do meu aquário vai ficando turva e com limo, por isso eu o lavo.” Nesse caso eu te digo, tem algo de muito errado com seu sistema. Ou pode ser o excesso de ração, ou a má qualidade da mesma, ou então o filtro inadequado para seu aquário. Também existem outros dois fatores que negligenciamos muito, que vamos falar deles aqui abaixo.

Não coloque peixes antes de 30 dias completos desde a montagem do aquário;

Esse é um dos principais passos, mas mesmo assim muitos aquaristas iniciantes não o fazem, tanto por ansiedade como por pressão de familiares como por não conhecerem de fato, ou achar que não irá prejudicar. Na verdade o nosso aquário recém montado é com um pequeno mundo recém criado, e leva tempo para se estabilizar, um aquário leva em média 60 dia para ficar estável, e antes disso qualquer fator influencia na sua estabilidade. Nos 30 dias inicias então, nem se fala. São esses trinta dias os dias que nos dirão se iremos ter sucesso ou fracasso com nosso novo mundinho.

Portanto acalme sua ansiedade e a de seus familiares dizendo que antes de 30 dias, o peixes irão encontrar um mundinho muito desfavorável para eles, e irão sofrer, isso fará com que todos lhe ajude a esperar esse período passar.

Não coloque peixes demais;

Não adianta nada fazer tudo certo, mas lotar seu aquário com muitos peixes. Fazendo uma analogia a cidades, é a mesma coisa que pegar uma pequena cidade com poucos habitantes, que no carnaval recebe uma grande massa de foliões. Essa cidade não irá suportar por muito tempo, ainda bem que o carnaval tem apenas 7 dias no máximo.

Quanto menor for nosso aquário, menos peixes poderemos colocar para garantir a qualidade da água e espeço suficiente para todos os peixes. Existe uma pequena regra para auxiliar os iniciante, que diz assim. Devemos colocar 1 centímetro de peixe para cada litro de água em nosso aquário, e nunca mais do que isso. Mas como todas as regras sempre teremos algumas exceções, como é o caso dos Kinguios, que devemos aumentar para 4 litros para cada 1 centímetro de peixe.

O que não fazer em seu aquário - Parte 5

 

Deixe aqui seu email para receber novidades.

One thought on “O que não fazer em seu aquário – Parte 5”

  1. Interessante saber sobre a ciclagem inicial do aquário, mas a grande dúvida é a seguinte: E quando não fora feita a ciclagem inicial de 30 dias, o quê pode ser feito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *