O que não fazer em aquário

O que não fazer em seu aquário – parte 1

Inspirado por uma reportagem que li, decidi criar essas série de posts intitulada “o que não fazer em seu aquário“, para orientar o aquarista em algumas decisões importantes para garantir a vida longa de seu aquário.

Não coloque mais do que 4 peixes de uma vez no aquário;

O motivo disso é simples, como você deixou seu aquário ciclano por 30 dias sem colocar peixe algum, o filtro de seu aquário criou uma colônia de bactérias suficiente para eliminar a carga orgânica presente no aquário na quela condição. Quando colocamos os peixes no aquário, eles irão começar a defecar aumentando a carga orgânica da água, e quanto mais peixes, mas fezes teremos e consequentemente mais matéria orgânica. Sem contar que ao adicionar os peixes, também começamos a alimentar eles, e isso também pode fazer com que algumas sobras de ração, acabem por ajudar a aumentar a carga orgânica da água, e as coitadas das bactérias, que são as responsáveis por decompor essa carga toda, acabam não dando conta do súbito aumento dessa carga, e acabam por deixar grande parte dela na água, o que causa uma piora na qualidade da água de nosso aquário, que por sua vez leva, aliado ao estresse da viagem que os novos peixes tiveram ao vir da loja para sua casa, abaixando a imunidade biológica dos peixes e causando doenças, que em muitos casos são letais.

Por isso devemos sempre colocar no máximo 4 peixes de um só vez no aquário, e só depois de 1 ou 2 semanas, adicionar mais 4 peixes, e depois mais, e mais. Isso dará tempo para que as colonias de bactérias cresçam e consigam executar seu papel com eficiência.

O que não fazer em aquário

 Não compre um aquário antes de estudar um pouco sobre o assunto;

Acontece que a maior parte dos erros cometidos por aquaristas iniciantes, são facilmente evitados com um pouco de leitura, é o caso da nossa dica anterior, e de quase todas as dicas que serão apresentadas nessa série de posts. E são justamente esses erros primários, que fazem com que a maioria dos aquaristas iniciantes desistam do hobby, e acabem espalhando a falsa verdade de que o aquarismo da muito trabalho e é complicado de entender. Garanto que com um pouco de estudo antes de comprar seu aquário, sua trajetória nesse hobby será muito mais prazerosa e longa.

O que não fazerem seu aquário

Deixe aqui seu email para receber novidades.

One thought on “O que não fazer em seu aquário – parte 1”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *