O Pearling – Bolhas de oxigênio da Fotossintese

Como no post passado comentamos o porque é importante colocar o Co2 em nosso aquário plantado, iremos falar agora de uma assunto um pouco relacionado, que é o mito de que o “Pearling“, ou as famosas bolhas de oxigênio que nossas plantas soltam ao fazer fotossíntese, é um sinônimo de plantas ou um aquário saudável. Isso pode estar completamente errado.

Na realidade como o subproduto da fotossíntese é sim o oxigênio, ou seja, o que a planta descarta depois de produzir a sua energia “glicose”. E isso é um processo normal e sim saudável, mas devemos ter um mente um importante conceito do aquarismo plantado que deixamos de lado quando afirmamo que quanto mais pearling em nosso aquário melhor é a saúde dele. O conceito do equilíbrio. Já explico.

Nas plantas aquáticas, tanto a absorção como esse descarte de gases, se da de maneiro diferente do que com a plantas que não estão submersas, onde as plantas submersas efetuam essa troca por difusão dos gases com o ambiente, ou seja, o oxigênio quando é descartado já entra totalmente dissolvido na água que cerca a planta. E como esses gases são gases invisíveis nós não iremos ver eles a não ser quando formam bolhas.

Esse é o grande pulo do gato, pois as bolhas só se formam quando o oxigênio não consegue mais ser dissolvido na água, ou seja, a água já esta completamente saturada de O2. Para entendermos mais fácil é o mesmo que acontece quando colocamos açúcar de mais em nosso café, por mais que a gente mexa com a colher, sempre irá ficar açúcar no fundo do copo, e daquele ponto em diante, toda a açúcar que for colocada no copo com o café, irá fica no fundo sem se dissolver.

Mas o que influencia na saturação do oxigênio? O principal fator para isso, quando estamos focados para a questão de nossos aquários plantados, é a temperatura da água, que quanto mais elevada, menos oxigênio consegue ser dissolvido nela, e quanto mais baixa, maior a quantidade do gás que consegue se dissolver na água. Então quando um aquário apresenta pearling, não necessariamente esta saudável ou com as condições ideais para as plantas, pode sim ser um aquário pobre em nutrientes mas com a temperatura da água alta ao pondo de que quando a planta faça pouca fotossíntese, mesmo assim o oxigênio descartado não consiga ser dissolvido na água por ela já estar saturada devido a temperatura elevada.

Portanto, Pearling não é sinônimo de um aquário perfeito, mas também não é um sinônimo de aquário desajustado, devemos verificar outros parâmetros para saber dizer se nosso aquário esta bom ou ruim.

pearling

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *