Tudo o que você precisa saber sobre o Substrato para o seu aquário

Conhecendo o Substrato

O substrato é a parte que vai sustentar as suas plantas, passar nutrientes para elas (comida), e fazer com que elas se desenvolvam sadias e bonitas. Podem ser divididos em duas categorias, férteis e inertes.

A parte fértil é a camada que irá conter os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento das plantas. Hoje em dia no mercado aquarístico  existem diversos tipos de substratos férteis para a compra. Existem os que não precisam de uma camada inerte por cima e existem os que necessitam dessa camada. Também é possível escolher entre variações de cores e granulometrias, o que pode auxiliar ou interferir na montagem do layout. Aqui é recomendado um pesquisa para saber qual será o substrato que melhor se enquadra no seu caso.

Já os substrato inerte, é uma camada que cascalho ou areia, sem nutrientes, ele serve para isolar alguns tipos de substratos férteis da coluda de água e para fixar as plantas. Uma deve ser utilizado por cima do substrato fértil com uma camada de 3 a 5 centímetros na parte da frente do aquário e de 8 a 10 centímetros na parte de trás.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o substrato basta fazer uma pesquisa e escolher o que melhor se enquadra ao seu gosto.

Tudo o que você precisa saber sobre o Substrato para o seu aquário

Um abraço e até o próximo post.

Deixe aqui seu email para receber novidades.

8 thoughts on “Conhecendo o Substrato”

    1. Olá Clenilso,

      Não aconselho a fazer isso. Você terá muitos problemas com algas, e isso vai acabar te desanimando muito. No aquarismo o que eu aprendi é existem alguns materiais,como substrato, filtro, e luminária que não temos como substituir por materiais adaptados, isso pode levar a muita dor de cabeça.

      Abraços

      1. Desculpe discordar.. mas acho q e toleravel algumas adaptacoes no aquarismo sim.. no me aqua a dois anos plantado usei terra vegetal, e uma camada de areia lavada por cima, desde emtao ja plantei diversas especies de plantas e nao tive muitos problemas nao, recomendo modelar o “substrato” precionando com alguma espqtula pra q ele fique bem compacto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *