Como montar um aquário plantado

Por se tratar de um assunto que causa algumas duvidas, resolvi fazer uma serie de posta falando sobre as dicas, cuidado, e manutenção que você deve ter antes e durante e após a montagem de um aquário plantado.

Serão abordado por temas, alguns assuntos básicos mas de estrema importância para a montagem e manutenção de um aquário plantado. Falaremos sobre os tamanhos de aquários, bem como seus formatos para que você possa escolher um que se enquadre bem ao espaço que você deseja colocá-lo. Tocaremos no tópico de substratos, o que são, pra que servem, seus diferentes tipos e como utilizar. Falaremos sobre a filtragem, um dos principais itens de um aquário plantado, abordando os diferentes tipos de filtros e suas funções. Falaremos também sobre a iluminação de seu aquário, como proceder, sua importância, e os diferentes modelos de lâmpadas encontrados no mercado. Um outro assunto muito importante será o do gás carbônico (CO2), onde explicaremos sua função e falaremos sobre como introduzir ele em um aquário plantado. Falaremos também sobre as plantas e peixes, pois são as estrelas principais de um aquário plantado. E aproveitaremos para falar sobre o material decorativo.

Após abordar todos esse tópicos passaremos a falar sobre a manutenção que seu aquário dever ter, como trocas parciais de água, limpeza dos vidros, poda das plantas, temperatura e outros parâmetros da água e algumas considerações finais.

Espero que no final desse serie de postes o leitor possa ter a maioria das suas duvidas iniciais sanadas.

aquario plantado

Um abraço e até o próximo post.

Deixe aqui seu email para receber novidades.

5 ideias sobre “Como montar um aquário plantado”

    1. Olá Luckas,

      Isso depende muito das plantas que você possui em seu aquário. Algumas espécies de plantas não são muito exigentes quanto ao CO2, e podem sobreviver normalmente sem o CO2. Já outras espécie morrem se não colocarmos o CO2.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *