Aprendendo sobre a Filtragem do Aquário

Para ter peixes e plantas mais saudáveis e felizes, é preciso ter uma filtragem do aquário eficiente e bem dosada, e uma boa iluminação para que as plantas consigam efetuar a fotossíntese. Nos próximos dois postes iremos falar sobre filtros e iluminação para aquários plantados.

Para que possamos ter um aquário saudável como um todo é indispensável a presença e o uso correto de um bom filtro. Tendo como um ponto de partida na dosagem, podemos adotar como parâmetro uma vazão de cinco vezes o próprio volume do aquário. Lembrando que isso é apensa um parâmetro, e não uma regra que deva ser seguida sempre. Esse parâmetro pode variar dependendo do caso.

A melhor opção que encontramos no mercado para aquários plantados são os filtros externos do tipo canister. A filtragem do aquário fica bem completa, podendo ter os três tipos, mecânica, biológica e química (o que será melhor explicado em outro post), e de uma facilidade de manutenção grande. Mas são filtros com um valor mais elevado no mercado.

Como opção mais barata temos os filtros externos do tipo Hang-on, que são filtros que ficam pendurado na parte de trás do aquário. A desvantagem desses filtros é que o seu recipiente que irá receber a mídia biológica, material onde as bactérias irão se fixar para fazer a filtragem biológica, é bem reduzido, o que pode deixar esse tipo de filtragem do aquário mais desfavorecida, reduzindo o volume do aquário que esses filtros do tipo Hang-on atendem.
Temos como opção de mercado os filtros internos. Alguns modelos podem ser tão eficientes quanto os canisters, mas a desvantagem desse tipo de filtro é que ele fica dentro do aquário, disputando espaço com o layout do mesmo, e muitas vezes fazendo com que o layout perca seu poder de atração ao observador. Mas é uma excelente opção para que não tem condições de comprar um filtro canister ou não tem espaço para “esconder” o mesmo.

A opção de filtro Dry-Wet, que é de uma ótima filtragem do aquário, tem uma pequena desvantagem que se da pelo fato de oxigenar muito a água do aquário plantado, o que vai demandar um gasto maior do sistema da CO2 para suprir essa oxigenação.

Já os filtro biológicos de fundo (FBF), não são recomendados para aquários plantados, e dever ser descartados desse tipo de montagem.

Equipamentos para se fazer uma filtragem do aquário

Agora que já temos um conhecimento maior sobre os tipos de filtro e quais os mais indicados, basta procurar um que se enquadre melhor ao seu caso.

Um abraço e até o próximo post.

Deixe aqui seu email para receber novidades.

23 ideias sobre “Aprendendo sobre a Filtragem do Aquário”

  1. Tenho um aquário de 50 litros, e estou querendo comprar esse filtro: Boyu SP-1000/1 Bomba Submersa 300 l/h acompanha 3 Módulos com Espuma (Foam) Filtrante. Vc acha que vale apena?

    1. Olá Saulo,

      A cor da água esta ficando verde? Isso é acumulo de algas. Realmente pode ser que seu filtro não esteja conseguindo suprir toda a demanda.

      Sugestão, compre um novo filtro, pode ser desses hangon mesmo, para o volume de seu aquário eles são muito bons. E deixe o aquário no escuro por 3 dias. Isso deve fazer as algas diminuírem.

      Abraços

  2. Ola eu tenho aquario a pouco tempo tem muita coisas que estou descobrindo agora. A limpesa do meu aquario eu mesmo faço tirando os peixes para outro recepiente e jogo a agua fora e troco por outra nova e recoloco os peixes se estou fazendo errado agradesceri se vçs que tem mais esperiencia me encinascem. Obrigado

  3. Tenho um aquário de 300 litros que vem apresentando um problema. Uso pedras de vários tamanhos e filtro biológico no fundo. Estão aparecendo “filamentos” claros, tanto nas pedras como nas madeiras. Já efetuei troca da água e voltaram a aparecer os “filamentos”. Uso ração em flocos Alcon e diminui a quantidade oferecida. Qual meu êrro? Obrigado pela ajuda.

    1. Olá Ronaldo,

      Normalmente o aparecimento de algas está relacionado a quantidade de matéria orgânica encontrada na água de seu aquário. Em algumas vezes, especialmente em aquários plantados, esse aparecimento é considerado normal. Mas em seu caso, vendo o que me relatou, acredito que seu filtro não seja o adequado para o tamanho de seu aquário, muito provavelmente ele não esta conseguindo cumprir o papel esperado. Sugestão, troque o filtro de fundo por um canister, ou até mesmo um hang-on maior.

      Abraços

  4. Ola, tudo bem?
    Entao, estou querendo montar um aquario de 300l.
    Nunca montei aquario, mas tenho alguma experiencia, trabalho em petshop que tem 13 aquarios e quem cuida sou eu.
    Pois bem, vou fazer um filtro onde nao fique nada aparecendo (compartimento dentro do movel).
    Pretendo colocar especies de cardumes e mais um betta macho, algumas plantas e se possivel camarao…
    As especies sao:
    TETRA IMPERADOR 1 macho 5 femeas
    TETRA FANTASMA VERMELHO 6 indiferente o sexo
    CORYDORA JULII 6 ou mais
    LIMPA VIDRO 3 ou 4
    BETTA 1 macho
    LEBISTE SELVAGEM OU GUARÚ 7 ou 8 femeas
    TETRA PRISTELA ¨6 ou mais femeas e machos
    PAULISTINHA PINK 10 femeas ou machos
    E talvez TELESCOPIO RED PP 3 ou 4
    Poderia ajudar se possu fazer a mistura destas especies e indicar especias de coloraçao chamativa que o ph varia de 6.0 a 7.4?
    Aquario tenho preferencia por fazer quadrado, tem problema?
    Possu colocar areia fina de rio?
    O que e DH?
    Desculpa pelo texto grande e pelo numero de perguntas e duvidas!

    Att Vitor, obrigado pela atençao…

    1. Olá Vitor,

      Ótima escolha, só não colocaria o telescópio, pois como vai ter um Betta macho (que pode ser um pouco territorialista), ele pode acabar conseguindo atacar o telescópio por ser mais lento. O restante está ótimo, peixes rápidos e bonitos. Sobre areia fina de Rio, pode colocar sim, mas dependendo das plantas que você queira no aquário, irá precisar de um substrato fértil.

      De inicio eu sugiro colocar esses peixes nessas quantidades, depois de um tempo você avalia se tem como colocar mais peixes, pois o Betta precisa de espaço.

      Abraços Vitor

  5. BOM DIA
    EU TENHO UM AQUÁRIO DE 80 DE COMPRIMENTO POR 60 DE ALTURA POR 40 DE COMPRIMENTO TOTALIZANDO UNS 192 LT MAIS CHEIO NÃO DA TUDO ISSO(180/185lt), MAIS BEM GOSTARIA DE SABER QUE FILTRO (BOMBA) POSSO TAR USANDO DE MELHOR NELE PRA TOCAR TRANQUILO SEM EU PRECISAR ME PREOCUPAR, EU TENHO UM Boyu Filtro Int. Sp-1000 I 300 L/h 110v COM DOIS FILTROS E MAIS UM COMPRESSOR DE AR , TODA SEMANA EU LIMPO ELA,GOSTARIA QUE ME AJUDASSE COM ESSA DUVIDA, SE TA BOM
    OBRIGADO AQUADOR RUA RESPOSTA
    ATT WUESLEY

    1. Olá Wuesley,

      Não entendi muito bem se você tem um ou dois filtros Boyu com vazão de 300 L/h. Caso seja dois filtros está ok. Não precisa se preocupar.

      Abraços

  6. Boa noite. Tenho um aquario de 100L plantado. Estou tendo problemas com algas filamentosas. Atualmente estou usando filtro hang-on. Estou pensando em colocar um Canister de 1000L/h com UV. Quais midias devo usar nele? Apenas ceramica e aquele tipo esponja? Obrigado

  7. Olá, boa noite, gostei muito do post e do site mas o post não informou a filtragem em aquários plantados, que é a minha dúvida. Montarei um aquário de 130L com 66,5cm de altura e queria usar um filtro canister de 1100L/H, porém vi dizer que a vazão será muito forte e prejudicará as plantas, e “sugará” os peixes pequenos (Neons), é verdade isso?? Terei de comprar um filtro com menor vazão? E se possivel queria pedir a vcs mais uma ajuda, neste mesmo aquário poderiam abrigar-se 2 Acaras Disco, 12 Neons, 12 Camarões e 2 Ampulárias? Obg e um grande abç 🙂

  8. Ola, possuo um aquario com cerca de 160 litros com terrario para tartaruga. Porem estou em duvida de qual filtro utilizar. Ja adiquiri alguns modelos (interno, externo e ate um canister pequeno – nao lembro o modelo), mas tenho a sensação que todos são fracos e acabo tendo que utilizar mais de 1 para não ficar muito suja. (Atualmente estou tendo que trocar a agua do aquario inteiro em menos de 1 semana). Existe algum filtro mais potente para aquarios de tartarugas (ocorre muita sujeira pois tenho 3 tigres dagua).
    Obrigada, Simone

  9. Tenho um aquário médio e comprei a bomba boyu 1000IImas a agua continua turta cono faço pra deixar ele linpinho tenho q tirar as pedras limpar e colocar ele de novo pra começar do zero meu amigo falo q o dele ele demora pra limpar c essa bomba mas o meu agua não ta limpando fixando cristalina

  10. Boa tarde! Tenho um aquário com as seguintes medidas 1.00×0.60×0.15 um bomba de1200H/L com filtro aclopado a bomba e outro filtro externo caseiro feito de cano pvc interligados por mangueira…recentemente adicionei mídias (carvão ativado, cerâmica e perlon) no entanto minha agua permanece turva. O que fazer.
    Minhas espécies são:
    02 colisas
    04 bandeira
    01 beta femea
    01 espada
    01 molinesia
    01 guppy.

    Obrigado deste de já.

    Gustavo Leite

  11. Bom dia,
    Tenho um aquário de 50 litros com 3 kinguios (Sei que o aquário teria que ser maior, mas só descobri isso depois de um tempo que já tinha comprado e agora estou sem condições de ter um outro) e um filtro hang on atman hf600, gostaria de saber se um filtro canister de 800 l/h ou 1200 l/h seria melhor que o hang on, ou se por ser muito além do tamanho do aquário poderia ser de alguma forma prejudicial, muito forte, seila.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *