Água Verde, e agora?

Muitos aquaristas já enfrentaram esse terrível problema, que é quando a água do nosso aquário fica totalmente verde, não sendo mais possível enxergar nada através dela. E nesse ponto muitos aquaristas iniciantes acabam desistindo do aquário por não saber como evitar ou tratar esse problema. Nesse post iremos detalhar um pouco mais sobre a água verde, e tirar as duvidas que giram em torno desse assunto.

A Água verde é causada por algas em suspensão na água do nosso aquário, geralmente são as Chorophytas, Crysophytas e Euglenophytas, que estão presentes. E o motivo delas serem tantas, chegando ao ponto de mudar a cor da água, é que elas se reproduzem assexuadamente por divisão binária, ou seja, um alga se divide ao meio e viram duas, e assim vai.

Mas o problema não acaba por ai, a água verde é altamente contagiosa, basta você limpar um aquário contaminado e logo após usar esse mesmo equipamento de manutenção em outro aquário que pronto, os dois aquários estão contaminados. Por isso é muito importante tomar cuidado para não deixar essas alguinhas terríveis se espalharem.

As principais causas para o surgimento da água verde são, excesso de iluminação, isso acontece quanto nosso timer esta quebrado ou quando o aquário acaba ficando com a luminária ligada por 24 horas, ou excesso de nutriente na coluna d’água, quando exageramos um pouco no fertilizante.

Mas como combater essa tal água verde? São 3 métodos mais comuns, o primeiro é o uso de um filtro de raios Ultra violetas, o famoso filtro UV. Essa luz acaba por matar as algas que passam perto dela. É um processo inofensivo para o aquário, eficaz e que pode levar alguns dias para clarear completamente a água, tudo irá depender da potência da lâmpada UV. O outro método também consiste em um filtro, o chamado “Help-filter” cujo nome técnico é filtro de diatomáceas. Esse filtro consiste em uma filtragem mecânica que ira remover as algas verdes através de uma rede muito fina. Esse método também é inofensivo para o aquário, e também pode levar alguns dias para surtir efeito. Devemos lembrar sempre de limpar o filtro diariamente e efetuar volumosas trocas parciais de água. Já o terceiro método consistem em usar algicidas, mas esse método pode ocasionar baixar nos fauna e flora de nosso aquário, o que normalmente não é tolerável para grande maioria dos aquaristas, por isso recomendasse muito cuidado com esse método.

agua-verde

Deixe aqui seu email para receber novidades.

4 ideias sobre “Água Verde, e agora?”

  1. Henrique, provavelmente estou comentando no post errado, mas estou preocupado com meu peixe e, vendo suas publicações, voce talvez possa me ajudar.
    Tenho um oscar tigre em um aquario de 72L.
    O ph da agua começou a diminuir fazem umas 2 semanas. Por orientação tentei elevar o ph usando labcon ALCALI mas o ph não sobe. O ph antes era entre 6.8 a 7 e de duas semanas para hoje, está em 6.2.

    Acordei ontem e meu peixe estava com alguns “machucados”, parece ter perdido escamas. Um pouco na cabeca, abaixo e acima do olho esquerdo e em algumas partes na lateral. Hoje quando acordei ele estava com mais um desses “machucados” na cabeça, dessa vez um pouco maior. Por orientação da loja coloquei uma pedra para elevar o ph da água. Porém estou preocupado. Essas perdas de escama podem ser do ph? Ele está comendo normalmente e nadando normalmente por enquanto.
    Obrigado

    1. Olá Raphael,

      Realmente podemos ter alguns motivos diferentes para isso acontecer, que podem ir desde a influencia do pH, fazendo a imunidade do peixe cair e ele adquirir uma doença, a outros fatores. Sempre penso que a pessoa mais indicada para avaliar uma situação e tentar achar a solução com a ajuda de alguém, é o proprietáiro,pelo simples fato de ele esta acompanhando o dia a dia e conseguir ter acesso a pequenos detalhes que fazem a diferença. E no seu caso me parece que o Lojista esta lhe ajudando bem.

      Vou deixar aqui duas sugestões de post para você ler, e depois disso tentar, junto com a observação do peixe, criar uma teoria.

      http://peixesdeaquario.com.br/peixes-2/peixes-de-agua-doce/oscar/

      http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/dicas/spironucleose/

      Me parece que podemos encontrar alguma relação entre essa doença, seu peixe e o pH.

      Também vou deixar o link para outras doenças listadas no site:

      http://peixesdeaquario.com.br/category/aquario-2/dicas/doencas-e-tratamentos/

      Tente conversar um pouco mais com o lojista após ler esses tópicos, e se quiser discutir aqui também, não só eu mas vários leitores estaremos dispostos e felizes em te ajudar.

      Abraços e boa sorte.

      1. Bom dia Henrique!
        Muito obrigado por responder.
        Vou ler esses topicos que você me passou.
        Muito obrigado mesmo, qualquer dúvida deixo outra pergunta aqui ou com o lojista.
        Abração parceiro!
        Sucesso

  2. Tenho um aquário de 140 litros e cada vez q coloco peixe novo nele a água fica verde não não sei como lidar com isso adoro aquário mas tá difícil pra continuar cada dia q passa fica mas verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *