Como projetar um aquário plantado

Acho que a primeira duvida que chega a mente de um aquarista iniciante, quando ele decide iniciar um aquário plantado é qual o tamanho da caixa de vidro. E logo nessa hora pode chegar alguém e dizer, “a, acho que quanto maior melhor!”

Realmente essa ideia pode sim estar correta, mas temos que lembrar e nos basear em apenas um ponto, o custo do sistema como um todo, mas eu explico melhor. Em um aquário plantado, devemos levar em conta não apenas o tamanho da caixa de vidro, pois temos outros materiais muito importantes, tais como: filtro, iluminação, substrato, etc, e todos esses equipamentos tem seu tamanho mensurado de acordo com o tamanho da nossa caixa de vidro. Então quanto maior a caixa de vidro, maior será o filtro, maior também será a luminária e assim com os outros equipamentos. E isso significa que quanto maior mais caro fica, e nem todas as pessoas tem condições de gatar muito dinheiro no aquário.

Com isso em mente, devemos agora saber como será a proporção entre o comprimento, a largura e a altura (C L A). E para ter um ponto de partida, um aquário de 200 litros seria um tamanho que atende a todos os requisitos básicos, tanto de valores como de proporções para montagem do nosso layout.

Para chegar nesse volume, podemos e devemos sempre começar com o tamanho do comprimento, onde devemos levar em consideração, um único ponto, o tamanho comercial das lampadas tubulares que iremos encontrar no mercado aquarístico. Ou seja, lampadas de 30, 45, 60, 90 ou 120 centímetros. E cada um desses tamanhos devemos colocar uns 5 centímetro de cada lado que iremo achar o tamanho total da luminária. Então vamos escolher lampadas de 90 centímetros, o que nos leva a ter um tamanho de comprimento da nossa caixa de vidro de 100 centímetros.

Para achar a largura do aquário, vamos considerar o espaço que teremos para trabalhar nosso layout, e para facilitar um pouco nossa vida aqui, vamos adotar uma das larguras mais utilizadas pelos aquaristas experientes que é a de 45 centímetros. É lógico que isso não foi um número inventado, e sim ele se apoia em todo um estudo científico, mas como eu disse, para facilitar nossa vida, vamos confiar nessa dimensão.

Por fim chegamos a altura do aquário, e aqui temo que considerar um outro ponto muito importante, que é a capacidade de penetração da luz dentro da água. Como todos nós já vimos, quanto mais fundo um submarino, ou mergulhador vai, mais escuro fica. Isso porque a água tem um poder de barrar a luz, muito maior do que o ar, e como também sabemos as plantas depende diretamente da luz para poder sobreviver. Então devemos dar as condições ideais para que todas as plantas de nosso aquário possam prosperar bem. Isso significa que não devemos ter uma altura maior do que 50 centímetros para aquários plantados. Se colocar uma altura maior que 50 centímetros, iremos ter que gastar mais na luminária, e não é esse o nosso objetivo final.

Mas qual altura usaremos? Simples, como já temos o nosso volume final (200 litros), e também temos o comprimento e a largura (100 cm, 45 cm respectivamente), devemos adotar uma altura de 45 centímetros para atingir os 200 litros desejados , ficando assim com um aquário de 100 x 45 x 45 centímetros (C L A), como sendo o aquário ideal ou mais indicado para quem deseja começar um aquário plantado.

Como projetar um aquário plantado

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *