Tudo o que você precisa saber sobre a doença Íctio

Íctio ou Pontos Brancos

Nesse post iremos falar de uma doença muito conhecida pelos aquaristas com uma certa experiência, o Íctio ou popularmente chada de Pontos Brancos. Podemos dizer que essa é a doença mais comum e que causa mais prejuízos para os aquaristas, mas felizmente é de fácil identificação e tratamento.

É uma doença causada por um protozoário (Ichthyophthirius), ciliado que podem infectar tanto peixes de água doce como de água salgada. E que não consegui viver em águas com Ph menor que 5 ou com baixa quantidade de oxigênio.

Os principais sintomas são: Inicialmente ocorre a aparição de pontos brancos na superfície do peixe, a nadadeiras ficam sempre fechadas ou encolhidas e o peixe começa a apresentar um nado irregular. Nessa fase os peixes tem seu apetite diminuído e começam a se coçar nas pedras ou materiais decorativos. Na faze mais aguda, o peixe é acometido por ulcerar e perde a vitalidade rapidamente, ficando parado no fundo do aquário até morrer.

Para o tratamento é recomendado elevar a temperatura da água do aquário até 30°C ou 32°C, e adicionar um punhado de sal grosso. Trocar um volume de 40% da água do aquário a cada 2 dias e repetir a adição de sal grosso, sempre mantendo a temperatura de 30°C.

Mantenha esse procedimento por 5 a 7 dias e o protozoário irá morrer.

Lembrando que esse é um tratamento simples, você consegue encontrar remédios especializados nas lojas do ramo, que podem substituir o sal grosso para esse tratamento.

Continue companhado para saber mais sobre outras doenças.

Tudo o que você precisa saber sobre a doença Íctio

Deixe aqui seu email para receber novidades.

17 ideias sobre “Íctio ou Pontos Brancos”

    1. Olá Gleison,

      Essa quantidade varia muito de tamanho e tipo de peixe. Mas se você for colocar peixes de tamanho pequeno, você pode colocar de 20 a 30 peixes.

      Abraços

  1. Já tive aquário duas vez a primeira vez meus peixes viveram muitos mas a segunda vez que tive aquários eles morrem sedo de mais e parei de ter aquário porque sera que eles morrem?

    1. Olá Dênio,

      Existem muitos fatores que podem levar a morte dos peixes, desde as condições da água de seu aquário, como pH, temperatura, etc, como a saúde do peixe que foi vendido.

      Sugiro você começar estudando sobre a espécie de peixe que deseja comprar, para saber mais qual é a faixa de pH que ele suporta, qual é a temperatura ideal entre outros, depois disso veja se as condições de sua água esta de acordo com o que o peixe suporta.
      Além disso preste atenção se seu aquário esta recebendo a manutenção corretamente, coloquei aqui dois posts para você dar uma olhada antes de remontar seu aquário.

      http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/dicas/manutencao-de-aquarios/aprendendo-sobre-a-filtragem-do-aquario/
      http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/limpeza-do-aquario/

      Abraços

  2. Oi Henrique comecei a trabalhar no setor de aquario e sou completamente leiga de qualquer assunto aquatico..
    o que devo fazer pra aprender o basico rapidamente?
    tem alguma sugestão?
    bjos

    1. Olá Fernanda,

      Aprender rápido não tem como, pois o aquarismo esta sempre em evolução e sempre teremos o que aprender. Mas sugiro por onde começar o aprendizado, vou colocar alguns links de assuntos importantes para você começar a evolução sobre esse tema, depois de ler eles vocês vai ter algumas outras duvidas e pode buscar o conhecimento através delas.

      http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/dicas/manutencao-de-aquarios/aprendendo-sobre-a-filtragem-do-aquario
      http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/limpeza-do-aquario
      http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/dicas/manutencao-de-aquarios/a-quarentena-para-peixes
      http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/dicas/sobre-a-agua-do-aquario
      http://peixesdeaquario.com.br/aquario-2/testes-primarios-da-agua

      Abraços

  3. Tenho um aquário de 110 litros, tem 20 peixinhos, tinham 24 peixinhos, 4 peixinhos morreram com essa doença. Teve um peixinho que deu tipo bolor, aquele mofo que dá em comida. O meu aquário é novo.
    Liguei o aquecedor em 28 graus. Mas o termômetro só marca 24 graus. FIcou frio de repente e o aquecedor estava desligado, o termômetro mediu 21 graus morrendo 2 peixinhos em seguida. Vou colocar no 32 graus, talvez chegue nos 28 graus. O técnico do aquário disse que remédios especializados para essa doença pode matar as bactérias benéficas. Isso se o meu aquário tem essa tal bactéria benéfica né.

    1. Olá Jurema,

      No meu aquário eu consegui eliminar a doença mantendo a água na temperatura de 30°C, mas sim, você pode colocar um pouco de remédio junto caso seu aquecedor não esteja dando conta de manter a água nessa temperatura. Depois de controlar a doença nos preocupamos em restabelecer a colonia de bactérias.

      Abraços

    1. Olá Charles,

      Pelo pouco que você falou esta tudo correto, verifique a temperatura da água, e alguns outro detalhes estranhos com os peixes. Fique a vontade em compartilhar as novas informações aqui, para poder avaliar junto com você.

      Abraços

  4. ola ….estou tratando meu peixe beta ( macho vermelho ) com banho de sal grosso, e labcon ictio …ele esta sempre no fundo …quase deitado no meu aquario (nao tenho aquario muito grand, ele e d 2 litros ) queria saber se isso e normal..? ..ele esta cm ictio ..
    e tbm queria saber por quanto tempo posso dar esse remedio pra ele.? .. estou cm o tratamento faz uma semana …e n sei cm e q um peixe beta deve reagir ao remedio ..e estou preocupada …ele so fika no fundo …quase deitado :'( …

  5. Bom dia a todos!
    Meus peixinhos estão apresentando nadadeira e o rabinho roídas e também pontinhos brancos por todo o corpo. Já coloquei LABCON BACTER, LABCON AQUALIFE e fiz uma TPA de 40%. O PH está em 7.2 e amônia em 0.02. De vez em quando morre um. O que devo fazez pra corrigir a doença do meu aquário?

  6. Atenção que os objectos decorativos que colocamos nos aquários de baixa qualidade comprada em lojas inadequadas como chinês e não só, contém químicos que se soltam na água e fazem desenvolver o ictio. eu tive 2 peixes de água fria 1 mês numa jarra de vidro, nunca apresentaram nada de doenças, após um mês comprei aquário e uns decorativos, ph certo, temperatura igual á do jarro 21º e a mesma iluminação e a mesma alimentação e após 2 dias no aquário estavam minados de pintas brancas, mais dois dias e morreram. removi tudo incluindo bomba, comprei outra, esterilizei os decorativos com água a ferver numa panela, os decorativos largaram uma substancia que ficou agarrada a panela que parecia cola super 3 que nem com esfregão saiu. depois de tudo esterilizado e com uma bomba nova, comprei mais peixes e deixei fora do aquário em uma jarra, em 2 semanas não apresentaram sintomas de nada, mudei-os para o aquário, em 2 dias infectados de novo e mortos de novo. Dirigi-me a uma loja apenas de animais, e expus o que se estava a passar ao qual obtive a resposta que os decorativos para aquários vendidos nos chinês e não só, não são apropriados porque contem químicos nas suas composições que fazem desenvolver esta e outras doenças. Estava também uma senhora no local que lhe aconteceu exactamente o mesmo e desde que removeu os decorativos , adicionou peixes novos já os tem há 2 anos e nunca mais tiveram doença alguma.

  7. Ola! Tenho um aquario de 300 lts, e gostaria de saber qual a porcão exata de sal grosso devo colocar para esse volume de água no caso do tratamento de ictio, tbm para nao correr o risco de matar os outros peixes devido a quantidade excessiva de sal!?

  8. Olá Henrique,
    Eu tenho dois peixes ornamentais da mesma espécie Poecilia shenops ou popularmente conhecido Molinésia os dois da cor preta, um macho e uma fêmea fui buscar água de um poço que usamos para beber água potável e limpa e assim que troquei a água eu percebi que a fêmea estava nadando anormal e tremendo muito então vi que ela esta com manchas brancas pelo corpo e o macho com o que me parece sintomas de Apodrecimento da nadadeira então resolvi pesquisar o tratamento será que pode me ajudar não sei como cuidar deles pois ambos estão no mesmo aquário e os tratamentos são diferentes e no momento eu não posso comprar um aquário novo. Eu estou realmente preocupada com ambos eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *