Filtragem do Aquário – Parte 2

Continuando com nossa série de post sobre a Filtragem do Aquário, iremos falar agora sobre os 3 tipos de filtragem que encontramos para compor o filtro de nosso aquário, que são: a filtragem Biológica, a filtragem química e a filtragem mecânica.

Filtragem Biológica:

É a parte da filtragem que irá conter as famosas bactérias benéficas que irão decompor algumas substâncias que são tóxicas para os peixes e plantas, e consiste simplesmente em oxigenar a água e as bactérias irão se proliferar por todas as partes. Mas os filtro que encontramos no mercado hoje em dias, seja ele um filtro canister, interno ou externo, já vem com um local próprio para a fixação dessas bactérias, que pode ser uma esponja, ou até mesmo mídias cerâmicas. E são justamente esses locais que irão conter a maior parte da colônia de bactérias, que serão nossas amigas daqui em diante.

Um coisa que devemos ter em mente, é que quanto maior o espaço disponibilizado para as bactérias crescerem, maior vai ser o poder de filtragem do seu filtro, portante para aquários com muitos peixes, ou com peixes mais sujões como o caso dos Kinguios, ou então aquário maiores, irão precisar de um filtro com um espaço maior para criação das bactérias.

mídia ceramica

Filtragem Química:

Existem ainda alguns elementos químicos que nossas bactérias amigas não conseguem remover, e é nessa hora que elas contam com a ajuda da filtragem química, que nada mais é do que alguns materiais que acabam por adsorver esses elementos da água, e o mais comum é o carvão ativado. A maioria dos filtros externos já possuem um refil que contem a quantidade certa de carvão ativado, que ajuda a retirar esses elementos nocivos da água, mas esse carvão tem uma vida útil de cerca de 30 dias, então esses refis devem ser trocados a cada mês para evitar de que esse material que o carvão adsorveu volte para nosso aquário.

Temos três vídeos mostrando um pouco mais sobre o filtro externo do tipo Hang on, como fazer a manutenção nesse tipo de filtro, e o outro mostrando como reutilizar o refil desses filtros.

Além disso temos outras resinas que irão remover outros elementos específicos, como removedores de fosfato, silicato e amônia.

carvão ativado

Filtragem Mecânica:

A ultima filtragem que iremos ter é a filtragem mecânica, que nada mais é do que a remoção de sujeiras de um modo físico, como uma peneira. Bem simples assim, e essa filtragem tem o dever de remover todos os materiais em suspensão na água. Mas é claro que ele não faz através de uma peneira e sim através de um material chamado de perlon. que é uma espécie de manta acrílica que irá formar uma barreira física e capturar todos as pequenas partículas que tentarem passar por ela.

É muito importante trocar esse perlon de mês em mês para realmente remover do nosso aquário essa sujeira.

perlon

 

Deixe aqui seu email para receber novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *