Tudo o que você precisa saber sobre a doença Piolho de Peixe ou Argulose

Piolho de Peixe ou Argulose

Hoje vamos falar sobre uma doença que é frequentemente encontrada em cultivos ornamentais de Carpas e Kinguios, a conhecida Piolho de Peixe, ou como seu nome científico Argulose. Essa doença pode ocorre tanto em aquário como em lagos ornamentais, embora sua ocorrência em maior quantidade aconteça nesse ultimo.

O Piolho de peixe é um ectoparasita que se fixa na pele dos peixes e com uma estrutura parecida com um estilete, rasga a pela do peixe e se alimenta dos fluidos sanguíneos do coitado do peixe. Em casos mais graves o peixe pode ficar com um quadro de anemia, ficando letárgico no fundo do aquário e em casos muitos graves o peixe acometido pode acabar morrendo.

O Piolho de Peixe é facilmente identificável aderido as escamas dos peixes, já que apresentam um tamanho entre 4 a 9 milímetros, onde a fêmea quando adulta se livra do peixe e acaba procurando algum local fixo para colocar os ovos,e logo após volta a procurar o peixe. O ciclo de vida do Argulus sp. é de 3 a 4 semanas, e ele não sobrevivem em água com temperatura menor que 18ºC, embora não seja recomendado abaixar a temperatura da água de nossos aquários ou lagos para esses níveis para evitar de abaixar junto a imunidade dos peixes.

A prevenção é bem simples, analisar o peixe antes de comprar, como o piolho é facilmente visível a olho nu, devemos evitar peixes que apresentem o ectoparasita, embora na forma mais jovem do piolho não é tão simples de visualizar, mas nesse caso basta deixar o peixe em quarentena e observar por um tempo.

A primeira coisa que devemos fazer como forma de tratamento é a remoção do piolho, para isso devemos tirar o peixe do aquário e com o auxilio de uma pinça remover o ectoparasita, se pingar uma solução hipersalina fica muito mais fácil essa remoção. Depois de retirado o pilho devemos passar um anticéptico no local da ferida para evitar novas infecções. Depois disso o peixe deve receber um banho com uma medicação contra a  Argulose que é amplamente vendido em lojas de aquarismo, como o Cyprinopur da Sera.

Com todas essas informações podemos tratar nossos peixe acometidos por essa terrível doença, e o melhor, sabemos também como evitar ela. Para que nunca mais volte a nos preocupar e para quem nunca a enfrentou não venha a ter que enfrentar.

 

Tudo o que você precisa saber sobre a doença Piolho de Peixe ou Argulose

Deixe aqui seu email para receber novidades.

3 ideias sobre “Piolho de Peixe ou Argulose”

  1. Olá não noite,
    Meu peixe estava com wsw parasita grudado em sua calda. Vi,,mais não sabia o que era, quando foi hoje a noite, vi o bicho nadando dentro do aquário. Que coisa horrível! Tirei imediatamente. Meu peixe não tem sinal de ferimento. Devo lavar o aquário?
    Desde já agradeço pela atenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *